Projeto Rondon

Últimas atividades ( e homenagens) em Itapororoca e na Paraíba.

 Os últimos dias em Itapororoca/PB foi de intenso trabalho e grandes emoções. No dia 06/02 (sexta-feira) foi realizada a última oficina na Associação Nossa Senhora da Paz, a qual foi abordado temas como exploração sexual e trabalho infantil. Logo após, os membros da associação prestaram uma última homenagem com o teatro sobre o projeto rondon e os rondonistas, gerando um clima de descontração e nos fazendo lembrar que estava se aproximando o momento da despedida.

 No final dessa noite, a prefeitura de Itapororoca ofereceu uma confraternização para os rondonistas na Escola Municipal Henrique de Almeida, contando com a presença do prefeito, vereadores, servidores públicos e da banda de forró "New Brother". A festa terminou cedo, pois, logo pela manhã de sábado partiríamos para João Pessoa e não poderíamos deixar de levar conosco os doces preparados pelas queridas Socorro, Severina e Lila, nossas queridas mães, que em todos os momentos nos trataram como filhos.

Assim que o dia amanheceu, entregamos ao sargento Rodrigo, nosso anjo, uma lembrança para simbolizar nossa gratidão e carinho por todo apoio na nossa caminhada durante o projeto. Em seguida, partimos para João Pessoa, e, mais uma vez, nos despedimos de pessoas queridas que foram até o alojamento para nos dar o último abraço.

Chegando em João Pessoa, nos dirigimos para o evento de encerramento, onde estavam presentes todos os rondonistas. Apresentamos de forma resumida o que aprendemos com o projeto, demonstrando nossa admiração pelo povo paraibano e pelo 15 Batalhão de Infantaria Motorizado, que proporcionou a todos os rondonistas a base para que o projeto se realizasse.

No dia seguinte, domingo, chegava a hora da despedida. Nossos companheiros de jornada, a equipe de Minas Gerais – IF de Rio Pomba, se preparavam para partir, deixando um vazio imenso durante todo o dia e em nossos corações. Após algumas horas, era nossa vez de partir e mais uma vez encarar a despedida do nosso querido anjo, que fez jus ao cargo e ensinou mais uma lição a todos: de que ainda há pessoas bondosas nesse mundo.

Já no avião, era possível perceber que nossa equipe estava ansiosa para reencontrar os familiares. Mas ainda mais perceptível, era a certeza de que por onde passamos, levamos um pouco de cada pessoa que conhecemos e certamente deixamos um pouco de nós também. Longe de nossas famílias, construímos laços de irmandade, respeito e lealdade com as pessoas que nos cercavam. Laços dignos de quem vê o próximo como semelhante e a família rondon, nossa família, era exatamente assim.

 

Uma vez rondonista, sempre serão!

 

Juslaine Machado de Quadros – Direito Unesc.

Postado por: Michel Belmiro Ilibio 11 de fevereiro de 2015 às 15:00
Compartilhar Comente

Coração Apertado...

 Hoje dia 05 de Fevereiro, os Rondonistas já acordaram com os corações apertados. A operação estava mais perto do fim do que nunca, as despedidas pelo caminho eram inevitáveis. Os sentimentos se misturavam entre a saudade de casa e a vontade de ficar.

Pela manhã realizamos a atividade de Leitura e Contação de Contos com as crianças do Bairro do Tambô. No final da tarde, participamos de um bloco de carnaval entitulado: Ação Folia. Carnaval consciente com a campanha contra exploração sexual e gravidez precoce em crianças.  A população se mostrou feliz com nossa presença e a alegria tomou conta da cidade.  O dia também foi corrido, com os últimos preparativos e ensaios para a apresentação no encerramento da operação, mas a animação de todo o grupo deixou tudo muito melhor.

A noite, fomos recebidos com muito carinho na Assossiação Nossa Senhora da Paz para nos despedirmos. Foi uma noite de muita emoção, carinho e alegria por termos encontrado bons e eternos amigos em nossa jornada. Essa quinta-feira, jamais será esquecida, ficará pra sempre guardada em nossas memórias e corações. 

Agora vamos descansar, ainda emocionados e cheios de alegria por estarmos aqui.

 

Dandara Santana Medeiros - Acadêmica de Odontologia

Postado por: Dandara Santana Medeiros 05 de fevereiro de 2015 às 23:56
Compartilhar Comente

Passeio pelo município marcou o dia de hoje

Passeio pelo município marcou o dia de hoje
Mais imagens

Hoje, dia 04 de fevereiro de 2015, na oficina de “Aspectos históricos e culturais do munícipio de Itapororoca”, ministrado pelos rondonistas Michel Belmiro e Andriw Loch, foi realizado um passeio pelo município para conhecer os pontos turísticos e o patrimônio natural da cidade. As demais oficinas foram “Capacitação de Agentes de Saúde em Saúde bucal, ministrado por Patricia Rafaely e Dandara Santana; “Políticas públicas e suas implicações em cidadania” ministrada pelos professores Wagner Blauth e Evelin Vicente e a rondonista Juslaine Quadros abordando assuntos de interesse da comunidade; “Primeiros Socorros: A prevenção é a salvação” ministrada pelas rondonistas Sabrina Germano e Alexandra Stephanie; na parte da noite as oficinas “Diga não as Drogas e ao álcool” ministrada pelos rondonistas Andriw Loch e Michel Belmiro e “A saúde está em Nossas Mãos” ministrada pelas rondonistas Patricia Rafaely e Sabrina Germano, a qual se tratou de questões de higiene e principalmente, tirando as dúvidas pertinentes. O dia foi cheio, mas amanhã as energias estarão renovadas para um novo dia.

Alexandra S. Almeida Heylmann, acadêmica do curso de Nutrição.

Postado por: Michel Belmiro Ilibio 05 de fevereiro de 2015 às 12:31
Compartilhar Comente

Atividades ministradas nesta terça-feira e caminhada ao pôr-do-sol

Atividades ministradas nesta terça-feira e caminhada ao pôr-do-sol
0 Mais imagens

Nesta terça-feira,03/02, a equipe de Itapororoca realizou diversas oficinas, além da popular caminhada ao pôr-do-sol. Na parte da manhã os rondonistas ministraram as seguintes oficinas: Vencendo os distúrbios de aprendizagem, ministrada pelos rondonistas Patricia Rafaely e Andriw Loch, na escola Minicipal Henrique de Almeida(a oficina contava com a parte 1-manhã- e parte 2 -tarde-).Aprendendo e elendo com alegria, ministrada pelos rondonistas Alexandra Almeida, Dandara Santana e Juslaine Quadros, na Escola Santa Helena (a oficina contava com a parte 1-manhã- e 2-tarde) aspectos históricos e culturais do município de Itapororoca, ministrada pelos rondonistas Michel Ilibio e Juslaine Quadros no período da manhã (09:00-12:00). No intervalo das atividades da tarde e noite (17:30-18:30) ocorreu a caminhada ao pôr-do-sol com a participação de todos os rondonistas e comunidade. Já no período da noite (19:30-22:30) todos os rondonistas colaboraranm para o "Cine Rondon" que apresentou a comunidade o filme 'Narradores de Javé"  que se trata de um filme brasileiro, que aborda histórias de uma cidadezinha do sertão e problemas sociais. Continuem acompanhando a jorda nde nossa operação. Obrigada!

Postado por: Sabrina Germano 03 de fevereiro de 2015 às 23:47
Compartilhar Comente

E as atividades continuam...

E as atividades continuam...
Mais imagens
Nesta segunda feira (02/02), as atividades, palestras e oficinas retornaram com todo vapor. Pela manhã, das 9:00h às 12:00h, aconteceu a Palestra "Educação, Direito e Cidadania com os conselheiros tutelares e líderes da comunidade". Também foi realizado o mini curso "Humanização do Atendimento Público", realizado das 9:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:30hs. Na Associação Nossa Senhora da Paz, das 13:30h às 17:30h, ocorreu a palestra sobre HIV/AIDS; Já no Colégio Municipal Manoel Fernandes de Lima, das 14:00h às 17:00h, ocorreu a oficina de Alimentação Saudável. No período noturno, ainda ocorreram três oficinas, duas na Associação Nossa Senhora da Paz ( "Leitura e Contação de Contos" e "Sexualidade e Juventude") e na Associação do Bairro Tambor, a oficina "Brinquedoteca". A semana será de intensas atividades nos três períodos, acompanhe pelo blogger todas as novidades da operação Porta do Sol. Postado por: Michel Belmiro Ilibio 02 de fevereiro de 2015 às 23:06
Compartilhar Comente