Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Contato

E-mail:
cpae@unesc.net
Telefone:
(48) 3431.2686
Local:
Bloco do Estudante, sala 04
Horário:
De segunda a sexta-feira
Das 8h às 21h sem fechar ao meio dia

A Coordenadoria

Missão

“Acolher e servir para promover o acesso e a permanência do estudante no ensino superior, proporcionando bem estar e desenvolvendo potencialidades.”

 

Histórico CPAE (uma vocação democrática)

A vocação democrática e participativa da Unesc tem suas origens e raízes desde seus primórdios quando ainda Fucri, denominação guardada ainda por sua mantenedora.
Na década de 80, os anseios democráticos e pluralistas e a crescente organização do movimento estudantil fizeram desencadear um processo que resultou na Instituição, em 1984, do voto direto e universal para presidente da Fundação.
Logo em seguida foi instituída, também, a eleição direta para Coordenador de Curso. Em 1997, a Fucri é reconhecida como universidade passando a ser denominada Unesc, ficando o nome Fucri restrito à entidade mantenedora da Universidade.
Na primeira gestão como Universidade (1997/2001), foi instituído o Fórum dos Estudantes, um espaço de contato direto entre estudantes e Reitoria. Foi mais um passo para a efetivação, o fortalecimento e aperfeiçoamento dos mecanismos democráticos da Unesc.
Nesse mesmo período, especificamente no ano de 2000, foi criada e implantada a Diretoria do Estudante. Era mais um avanço democrático; uma forma de institucionalizar e dar foro oficial a essa relação aberta e participativa envolvendo Reitoria e Corpo Discente. Mais do que um canal de comunicação, a Diretoria era o porto seguro dos acadêmicos na luta por seus direitos e conquistas. Paralelo ao aspecto político, a Diretoria passou a gerir programas e projetos de interesse direto dos acadêmicos.
Em 2007, dentro de uma ampla reforma administrativa desenvolvida na Universidade, obedecendo ao novo Organograma Institucional, a Diretoria do Estudante passou a ser denominada Coordenadoria, cujo nome completo é Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante (CPAE). Junto com o novo nome, vieram maior espaço físico e aumento significativo da equipe, bem como novos programas.

 

Memorial Descritivo

Coordenadoria - porque coordena a viabilidade e a realização de iniciativas próprias da Instituição, de outros setores e dos acadêmicos com princípios e objetivos afins.

Políticas - porque lida com estratégias institucionais filosoficamente orientadas, geradas no âmbito da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) ou em seu próprio, no sentido de implementar programas, projetos e ações coerentes e harmônicos.

Atenção - porque transcende o mero atendimento. Está atenta aos movimentos da comunidade onde atua, seus princípios e fins, no sentido de facilitá-los, motivá-los, criar ou proporcionar condições para que se realizem.

A Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante existe para ser uma ponte. Transpor obstáculos, encurtar distâncias, facilitar caminhos e acessos: esta é a nossa razão de ser. Nesse sentido, a palavra-chave a orientar nossas atitudes e ações é: servir.
Em primeira instância, a CPAE representa os interesses dos estudantes frente à Reitoria.
Mas isso é uma via de mão dupla. Pois no mesmo sentido, mas em direção oposta, representa uma extensão da Reitoria no cumprimento de sua vontade política em favor dos estudantes.
A CPAE existe como meio. E assim deve direcionar suas energias. Nesse aspecto não pode se apegar a uma estrutura de forma permanente. Mas exercitar a flexibilidade e a criatividade na busca da harmonia com a dinâmica da realidade onde se insere. Por outro lado, alguns de seus programas, projetos e ações exigem uma sólida estrutura material e uma rede de pessoas especializadas e competentes que extrapolam os seus limites geográficos, agindo de forma interdependente e articulada com outros setores e departamentos da Instituição.
Em consonância, coerência e harmonia com a missão institucional da Unesc, a CPAE procura se organizar, se instrumentalizar e agir de forma multidimensional com foco na integralidade e totalidade de seu campo de atuação. Dessa forma, direciona seus trabalhos com vistas a contemplar as três dimensões implícitas no conceito de meio ambiente do texto institucional: ser individual - ser social - ser planetário, num TODO-INTEGRADO.

 

Atribuições

  • Propor, coordenar e executar programas de acesso e permanência ao ensino superior;
  • Regulamentar, resguardadas as disposições legais, os processos seletivos de bolsas de estudos e financiamentos ao ensino superior;
  • Atuar na promoção de parcerias com setores internos da Unesc e, ainda, setores públicos e privados, para o desenvolvimento de ações que venham a beneficiar todo o corpo discente;
  • Promover atividades de recepção e integração para os novos acadêmicos da universidade;
  • Proporcionar aos estudantes programas de acolhimento e bem-estar que possibilitem, aos mesmos, melhores condições de enfrentarem problemas e dificuldades no decorrer de sua vida estudantil;
  • Fomentar, estimular e estabelecer atividades de integração entre os acadêmicos;
  • Desenvolver programas que visem à saúde integral (física e psíquica) do estudante;
  • Promover programas de desenvolvimento de potencialidades junto aos acadêmicos, por meio de encontros, eventos, seminários, palestras, cursos e outros;
  • Atuar na mediação de conflitos entre o corpo discente e a Instituição;
  • Promover e apoiar iniciativas de organização dos estudantes, bem como sua articulação com a Instituição;
  • Avaliar e apoiar iniciativas do Movimento Estudantil seja em seu caráter institucional ou não;
  • Acolher iniciativas e atividades de interesses dos estudantes;
  • Elaborar relatórios de suas atividades.

Universidade do Extremo Sul Catarinense.