Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Nenhum tipo de setor encontrado

Programa Universidade para Todos (ProUni)

Como devem proceder os candidatos pré-selecionados no ProUni?
Após a divulgação dos candidatos pré-selecionados no ProUni (Portal ProUni), os candidatos pré-aprovados devem entrar em contato com a Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante da Unesc (CPAE) e agendar sua entrevista, para comprovação das informações declaradas. As entrevistas acontecem de 23/01 a 31/01 na CPAE. Os candidatos deverão apresentar, no ato da entrevista. A entrevista deve ser agendada pelo telefone (48) 3431.2686.
A quem o ProUni pode beneficiar?
O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um projeto do Governo Federal, criado pela Medida Provisória nº 213/2004, e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Tem como finalidade conceder bolsas de estudo integrais para interessados em ingressar num curso superior. A Unesc faz parte desta rede.
Quais os requisitos para concorrer à bolsa?
Para concorrer às bolsas, os candidatos, também devem atender pelo menos um dos seguintes requisitos:
  • ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública;
  • ter cursado o Ensino Médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva Instituição;
  • ter cursado todo o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;
  • ser portador de deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e que estejam concorrendo a bolsas nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é considerado o critério de renda.
  • Quem pode se inscrever no processo seletivo?
    Podem se inscrever no processo seletivo do Prouni candidatos não portadores de diploma de curso superior que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias e redação).
    Quais são os documentos necessários no ato da inscrição?
    O candidato deverá apresentar o original dos documentos abaixo relacionados e fotocópia desses documentos para entrevista. Estes ficarão arquivados na Instituição.

    • Carteira de Identidade própria e dos demais membros do grupo familiar ou Carteira de Habilitação (novo modelo), Identidade Militar ou Passaporte ou Carteira do Trabalho, podendo ser apresentado certidão de nascimento no caso dos menores de 18 anos.
    • Comprovante de residência dos membros do grupo familiar; conta de água ou luz ou telefone ou boleto bancário, extrato de FGTS ou contrato de aluguel.
    • Comprovante de recebimento de bolsa de estudos integral durante o período cursado em instituição privada, quando for o caso, emitido pela respectiva Instituição.
    • Comprovante de conclusão do Ensino Médio em Escola Pública; Histórico Escolar ou Diploma.
    • Comprovante de separação ou divórcio dos pais ou certidão de óbito, no caso de um deles não constar do grupo familiar do candidato por essas razões.
    • Declaração Anual de Isento - DAI ou Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física - DIRPF - do candidato e de todo seu grupo familiar, com idade superior a 18 anos.
    • Os candidatos que tenham cursado o ensino médio em outro país deverão apresentar as vias originais dos documentos com a respectiva tradução para o português, por tradutor juramentado.
    • No caso do candidato ser professor efetivo, apresentar o comprovante como integrante do quadro pessoal permanente de instituição pública.
    • Laudo médico atestando a espécie e o grau de deficiência com referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença-CID, quando for o caso.
    • Lista de deficiências:

    Deficiência visual após a utilização da melhor correção óptica, o campo visual permanecer inferior a 20º ou igual ou menor que 20/200(tabela de Snellen). Cegueira na qual a deficiência é igual ou menor que 0,05 no melhor olho.

    Deficiência física alteração completa ou parcial de um ou mais seguimentos do corpo humano, acarretando comprometimento da função física, ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.

    Deficiência auditiva perda bilateral, parcial ou total, de 41 decibéis ou mais.

    Deficiência mental funcionamento intelectual significativamente inferior à media.

    Deficiência múltipla associação de duas ou mais deficiências e pessoa com mobilidade reduzida, mesmo aquela que não se enquadra no conceito portadora de deficiência, tenha por qualquer motivo, dificuldade de movimentar-se, permanente ou temporariamente, gerando redução efetiva da mobilidade, flexibilidade, coordenação motora e percepção.

    Como vou comprovar o meu rendimento e o dos meus familiares?
  • Os assalariados: devem apresentar os três últimos contracheques, no caso de renda fixa, e os seis últimos contracheques, quando houver pagamento de comissão. Ainda, devem apresentar os seis últimos contracheques, no caso de pagamento de hora extra. Declaração de IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física - acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil exercício 2011 e ano-calendário 2010.
  • Integrantes de atividade rural: : caso seja integrante de atividade rural, têm que apresentar declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil (exercício 2011 e ano-calendário 2010). Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (DIRPJ) (exercício 2011 e ano-calendário 2010); quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso; extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos, da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas; notas fiscais de vendas dos últimos seis meses. Deverá também apresentar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
  • Aposentados e pensionistas: três últimos comprovantes de recebimento de aposentadoria ou pensão, pelo menos; extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos. Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil (exercício 2011 e ano-calendário 2010); extrato de pagamento dos últimos três meses emitido pela Internet no endereço eletrônico http://www.mpas.gov.br. Deverá também apresentar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
  • Os autônomos: devem apresentar Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil (exercício 2011 e ano-calendário 2010); quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso; guias de recolhimento ao INSS dos três últimos meses, compatíveis com a renda declarada; extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos. Deverá também apresentar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
  • Os profissionais liberais:apresentar a Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil (exercício 2011 e ano-calendário 2010); quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso; guias de recolhimento ao INSS dos três últimos meses, compatíveis com a renda declarada; extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos. Deverá também apresentar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
  • Sócios e Dirigentes de Empresas: devem mostrar os três últimos contracheques de remuneração mensal; a Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil (exercício 2011 e ano-calendário 2010); declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) (exercício 2011 e ano-calendário 2010); quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso; extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos, da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas. Deverá também apresentar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
  • Pessoas que tenham rendimentos de aluguel ou arrendamento de bens móveis e imóveis: devem apresentar Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil (exercício 2011 e ano-calendário 2010); extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos; contrato de locação ou arrendamento devidamente registrado em cartório acompanhado dos três últimos comprovantes de recebimentos. Deverá também apresentar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

  • Ainda:


  • cópia de decisão judicial, determinando o pagamento de pensão alimentícia caso esta tenha sido abatida da renda bruta informada de membro do grupo familiar;
  • quaisquer outros documentos que o coordenador do Prouni eventualmente julgar necessários à comprovação das informações prestadas pelo candidato, referentes a este ou aos membros de seu grupo familiar;
  • comprovante de certificado de registro e licenciamento de veículo (CRVL); carro, caminhão, caminhonete (s), moto(s);
  • comprovante de desemprego, mediante apresentação de um dos seguintes documentos: cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (xerox da página da foto, dos dados de identificação, da saída do trabalho e a página seguinte em branco), ou cópia da Rescisão do Contrato de Trabalho ou cópia do comprovante de recebimento de Seguro Desemprego;
  • comprovante de renda agregada (doação, auxílio regular, concedida por pessoas que não façam parte do grupo familiar). Deverá apresentar comprovante dos três últimos meses recebidos, devendo constar nome, CPF, telefone e assinatura da pessoa que oferece essa renda, ou cópia de cheque, ou comprovante de depósito. Deverá ser apresentada também a DIRPF da pessoa que oferece a renda agregada;
  • comprovante do Pedido de Regularização de CPF para aqueles que são isentos, mas deixaram de realizar a declaração de isento;
  • Declaração de Patrimônio, constando todos os bens (terrenos, apartamentos, casas, veículos automotivos etc), todos com seus respectivos valores atualizados. Aqueles alunos que não possuírem nenhum bem deverão apresentar a Declaração de Patrimônio, informando que nada possuem;
  • comprovante de pagamento de aluguel, sendo aceitos para esse fim o contrato de aluguel ou o recibo de pagamento, que deverá estar assinado pelo proprietário do imóvel ou conter autenticação bancária;
  • comprovantes do último pagamento de condomínio, água, luz e telefone (cópias);
  • comprovante da última parcela paga ou em aberto de todos os financiamentos que possua (cópia).
  • Como se dá a distribuição do financiamento da bolsa?
    Os candidatos devem observar os seguintes requisitos:
  • Bolsa integral: destinada a estudantes que possuem renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio, equivalente aa R$ 933,00 (novecentos e trinta e três reais);
  • Quem faz parte da Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos?
    Composição da Comissão Local nos termos do art. 3º Portaria nº 1.132, 2 de dezembro de 2009:
    I - 1 (um) representante do corpo discente das instituições privadas de ensino superior, que deve ser bolsista do Prouni:
    Titular: Dandara Santana Medeiros - dandara_sm@hotmail.com
    Suplente: Vinicios da Silva Monteiro

    II - 1 (um) representante do corpo docente das instituições privadas de ensino superior, que deve ser professor em regime de dedicação mínima de 20 (vinte) horas semanais:
    Titular: Edson Uggioni - edu@unesc.net
    Suplente: Danielle Torri

    III- 1 (um) representante da direção das instituições privadas de ensino superior, que deve ser o coordenador ou um dos representantes do Prouni na IES:
    Titular: Ana Lúcia Cardoso - anc@unesc.net
    Suplente: Lutiele da Silva Ghelere

    IV- 1 (um) representante da sociedade civil:
    Titular: Cláudio Pacheco -claudiounesc@gmail.com
    Suplente: Rindalta das Graças de Oliveira

    Local de Funcionamento:
    CPAE - Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante
    Bloco do Estudante, sala 4

    Pauta: Processo de atualização dos bolsistas, Processo de adesão ao Prouni e Quadro de bolsas
                  Outras informações podem ser obtidas no Portal ProUni

     

    Veja o passo a passo de como fazer o PROUNI.


    Universidade do Extremo Sul Catarinense.