Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Editais

Os projetos de fomento externo devem ser encaminhados à ADITT– Agência de Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia, Setor de Captação de Recursos, obrigatoriamente, COM 10 DIAS DE ANTECEDÊNCIA para análise de sua viabilidade, conhecimento e autorização, conforme orientações da Norma Administrativa n° 003/2011 - art. 2° - a prévia avaliação dos projetos de pesquisa e extensão será feita pela Assessoria Técnica de Apoio a Captação de Recursos, Propex/Aditt, que fará o encaminhamento institucional referente à viabilidade da contrapartida da proposta; e Resolução n° 10/2011 (dispõe sobre a propriedade intelectual e a gestão dos diretos a ela relativos, no âmbito da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC).

Editais Abertos 2016

 

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC/CNPq Nº 06/2016 - APOIO A INFRAESTRUTURA DE CTI PARA JOVENS PESQUISADORES
OBJETIVO: Apoiar a instalação, modernização, ampliação ou recuperação de equipamentos e materiais permanentes, visando dar suporte à fixação de jovens pesquisadores e nucleação de novos grupos em qualquer área do conhecimento vinculados às Instituições de Ensino ou pesquisa, com sede em Santa Catarina.

Inscrições: até 16 de novembro de 2016
Acesse o edital

FEIRAS DE CIÊNCIAS E MOSTRAS CIENTÍFICAS
Objetivo: Apoiar a realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas de âmbito municipal, estadual/distrital e nacional, como um instrumento para a melhoria dos ensinos fundamental, médio e técnico, bem como para despertar vocações científicas e/ou tecnológicas e identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguirem carreiras científico-tecnológicas. Além disso, possibilitar a seleção dos melhores trabalhos para participação em Feiras/Mostras Internacionais.

Inscrição: até 13 de outubro de 2016
Acesse o edital

CHAMADA MCTIC/CNPQ Nº 19/2016 - APOIO ÀS ATIVIDADES DA REDE NACIONAL DE MÉTODOS ALTERNATIVOS - RENAMA
Esta Chamada objetiva apoiar a Rede Nacional de Métodos Alternativos (RENAMA) por meio do fomento a projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, na área de Métodos Alternativos ao Uso de Animais em Experimentação, particularmente os descritos na Resolução Normativa n° 18, de 24 de setembro de 2014, do CONCEA; induzindo a formação de Consórcios Temáticos de Pesquisa entre os Laboratórios Centrais e os Laboratórios Associados integrantes da RENAMA, como disposto na Portaria MCTIC n° 491, de 03 de julho de 2012.

Inscrição: até 19 de outubro de 2016
Acesse o elital

PROGRAMA EDITORIAL
Objetivo: selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na parte II - Regulamento, anexo a esta chamada pública, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo para execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.

Inscrição: até 13 de outubro de 2016
Acesse o edital

OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS
Apoiar a realização de Olimpíadas Científicas de âmbito nacional como instrumento de melhoria dos ensinos fundamental e médio, para identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguir carreiras técnico-científicas. Poderá ser apoiada também a realização de olimpíadas internacionais no Brasil, em sua fase final, de acordo com as condições estabelecidas nesta Chamada
a) Olimpíada Nacional
b) Olimpíada Internacional realizada no Brasil

Inscrição: até 13 de outubro de 2016
Acesse o regulamento

APOIO À PESQUISA E À INOVAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SOCIAIS APLICADAS - CNPq nº 22/2016
Objetivo: apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

Inscrição: até 23 de janeiro de 2017
Acesse o edital

FARMACOPEIA HOMEOPATICA BRASILEIRA
Objetivo: selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na parte II - Regulamento, anexo a esta chamada pública, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo para execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.

Inscrição: até 13 de outubro de 2016
Acesse o regulamento

Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)
As bolsas são destinadas aos alunos regularmente matriculados em curso de doutorado no Brasil e que comprovem qualificação para usufruir, no exterior, da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta, tratamento de dados e desenvolvimento parcial da parte experimental da tese a ser defendida no Brasil. Todas as áreas do conhecimento estão contempladas. Os benefícios previstos são: mensalidade, seguro-saúde, auxílio deslocamento, auxílio instalação e adicional localidade, quando for o caso (Portaria Capes nº 60/2015.)

Inscrição: até 31 de outubro de 2016
Acesse o edital

Programa de doações - Fundação Interamericana (IAF)
A Fundação Interamericana (IAF) recebe inscrições, em fluxo contínuo, de propostas para o seu programa de doações, elaboradas por grupos de base e organizações não governamentais, na América Latina e no Caribe, que visem o desenvolvimento econômico, a melhoria das condições de vida e o incentivo à participação de pessoas na vida de sua respectiva comunidade. Os projetos devem abordar soluções inovadoras para problemas de desenvolvimento; uso criativo dos recursos comunitários; uma gama diversa de vozes da comunidade no desenvolvimento e execução do projeto; parcerias com o governo local, comunidade empresarial e outras organizações da sociedade civil; potencial para fortalecer todas as organizações participantes e suas parcerias; viabilidade; indicação de sustentabilidade; contribuições de contrapartida do proponente, dos beneficiários e de outras fontes; potencial para gerar aprendizagem; resultados mensuráveis; comprovação da capacidade melhorada de autogovernança. As propostas podem ser enviadas por correio diretamente a Inter-American Foundation, Program Office ou via e-mail, para proposals@iaf.gov.

Inscrição: fluxo contínuo
Mais informações

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 08/2015 APOIO A PROJETOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA INOVAÇÃO ENTRE EMPRESAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA E DO ESTADO DE BERLIM, ALEMANHA
Fomentar, na forma de subvenção econômica, Empresas Catarinenses na concepção e viabilização de projetos de inovação tecnológica, em cooperação técnico-científica-Empresarial com Empresas do Estado de Berlim e, respectivamente, com participações de Instituições de Ciência Tecnologia e Inovação, ICTIs, as quais busquem estabelecer desenvolvimento de produtos, processos ou sistemas inovadores envolvendo Fotônica, ou seja, tecnologias ópticas avançadas, componentes como lasers, fotosensores, fibras ópticas, emissores de luz, bem como seus processos de análises, fabricação, produção, qualificação e aplicação.

Inscrição: A partir do primeiro ao último dia de cada mês de 2016

Acesse o edital

01/2015 - PROGRAMA BRASIL-FRANÇA DE COOPERAÇÃO EM PD&I INDUSTRIAL PRIMEIRA CHAMADA
Estimular o desenvolvimento conjunto de projetos de PD&I industrial entre as empresas brasileiras e francesas por meio de um serviço de busca de parceiros e de financiamento, sujeito às condições expostas nesta chamada, utilizando recursos do Bpifrance, do lado francês, e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e demais instituições de fomento do lado brasileiro.

Inscrições: 22/06/2015 a 30/10/2016

Acesse o edital

 

Editais Encerrados 2016

 

Chamada CNPq/Capes/FAPs/BC-Fundo Newton/PELD nº 15/2016 - Pesquisa Ecológica de Longa Duração - PELD
Objeto: Apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que visem contribuir significativamente para o desenvo lvimento e o aperfeiçoamento do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração - PELD, regulamentado pela Resolução Normativa 23/2011.

Inscrição: até 15 de setembro de 2016
Acesse o edital

Prêmio Bartolomé de Las Casas 2016
O Governo da Espanha divulga o Prêmio Bartolomé de Las Casas 2016, no valor de €50.020, destinado a pessoas, instituições ou organizações que tenham se destacado ao longo do tempo na defesa do entendimento e concordância com os povos indígenas da América, na proteção de seus direitos e no respeito a seus valores.

Inscrição: até 25 de agosto de 2016
Acesse o regulamento

CNPq e British Council lançam chamada do programa Institutional Links para apoio a Sítios PELD
O programa é destinado a estabelecer conexões além do nível individual do pesquisador e do agente de inovação, expandindo oportunidades para colaborações mais sustentáveis e orientadas à solução de problemas entre grupos acadêmicos, setor privado e terceiro setor (ONGs, pequenas e médias empresas, centros de transferência de tecnologia e outras organizações sem fins lucrativos). A chamada visa incentivar parcerias entre instituições brasileiras e britânicas de ensino superior e/ou pesquisa dentro do tema de ecologia de ecossistemas e a geração de capacidades e metodologias para gestão ambiental, conservação e uso sustentável da biodiversidade, educação ambiental e divulgação científica.

Inscrição: até 19 de setembro de 2016
Acesse o regulamento

Sebrae abre inscrições para projetos inovadores
A plataforma InovAtiva Brasil está com inscrições abertas para projetos em tecnologias inovadoras ou capital intelectual, contemplando as cinco regiões brasileiras. Serão R$ 20 milhões destinados a projetos de 24 unidades da federação (não aderiram a este edital: Amapá, Pará e São Paulo). Os projetos serão divididos em duas modalidades: Desenvolvimento Tecnológico e Encadeamento Tecnológico.

Inscrição: até 23 de setembro de 2016
Acesse o edital

Chamada CNPq Nº 12/2016 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ
Tem por finalidade a valorização de pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento e o incentivo ao aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade.

Inscrição: até 12 de agosto de 2016
Acesse o regulamento

Chamada CNPq 11/2016-Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora-DT
Tem por finalidade valorizar pesquisadores, cujos perfis e projetos de pesquisa sejam voltados para o desenvolvimento tecnológico e a indução de inovações, incentivando a disseminação da cultura da inovação e do empreendedorismo de base tecnológica.

Inscrição: até 12 de agosto de 2016
Acesse o regulamento I
Acesse o regulamento II

Programa de Bolsas na Alemanha para Jovens Talentos
O programa dá oportunidade para jovens do Brasil, da China, da Índia, da Rússia e dos EUA desenvolverem sua liderança em projetos em diversos campos do conhecimento como cultura, sociedade, política e mídia, de passar um ano na Alemanha. Para mais informações acesse o site www.humboldt-foundation.de/youngleaders ou ainda faça o download do kit de ferramentas de marketing em https://www.humboldt-foundation.de/web/gcf-marketing.html
Os interessados dispõe, ainda, de um video explicativo em https://youtu.be/6O7ZRyJfHSo

Inscrição: até 15 de setembro de 2016

5º Prêmio Fenabrave-SC de Educação para o Trânsito
O prêmio tem como finalidade avaliar e reconhecer os trabalhos que tratem de iniciativas que venham a reduzir ou evitar acidentes de trânsito. O principal critério de avaliação utilizado pelos julgadores será a função social de gerar mudança de atitude por parte da população. A Fenabrave-SC acredita que se cada um fizer sua parte, teremos menos acidentes e com isso, salvaremos mais vidas.

Inscrição: até 20 de agosto de 2016
Acesse o regulamento

Chamada Pública MCTI/CNPQ/FINEP 03/2016
Tem como objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a eventos Nacionais ou Mundiais tais como congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, realizados no Brasil e relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação, em conformidade com as linhas de financiamento definidas e cronograma de submissão definido no Regulamento.

Inscrição: até 20/05/2016 ou 15/09/2016; ATENTAR PARA AS LINHAS, conforme o regulamento
Acesse o edital

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC nº 06/2015 - PROEVENTOS 2016
O objetivo é apoiar, mediante a concessão de recursos financeiros, a realização de eventos de difusão de ciência, tecnologia e inovações no Estado de Santa Catarina, com abrangência estadual, nacional ou internacional, compreendendo a comunicação de resultados de novas pesquisas científicas, desenvolvimento tecnológico e soluções inovadoras, para o avanço do conhecimento científico e tecnológico.

Inscrição:
Faixa 1: 03/11/2015 a 31/01/2016
Faixa 2: 01/03/2016 a 27/05/2016
Faixa 3: 01/07/2016 a 15/08/2016

Acesse o edital

Chamada MCTIC-CNPq/ MEC-CAPES/ MS-Decit/ FNDCT Nº 14/2016 - Prevenção e Combate ao vírus Zika
Apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, com foco especial na prevenção, diagnóstico e tratamento da infecção do vírus Zika e doenças correlacionadas, e no combate ao mosquito Aedes Aegypti, contribuindo assim de modo efetivo para o avanço do conhecimento, formação de recursos humanos, geraão de produtos, formulação, implementação e avaliação de ações públicas voltadas para a melhoria das condições de saúde da população brasileira.

Inscrição: até 22 de julho de 2016
Acesse o edital

11ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Em sua 11ª edição, o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero contribui para a construção de novas mentalidades entre jovens do ensino médio, universitárias e universitários, professoras e professores, instituições de ensino e secretarias de educação. Nas dez edições realizadas, o Prêmio já recebeu quase 30 mil inscrições entre redações, artigos científicos e projetos pedagógicos. Com o objetivo de estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero, mulheres e feminismo, o prêmio é resultado da parceria da SPM com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Educação e a ONU Mulheres.

Inscrição: até 29 de julho de 2016, às 18h.
Acesse o regulamento

Brasil de Todas as Telas abre editais de coprodução com Portugal, Argentina e Uruguai
A Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), agente financeiro do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), abriram inscrições para três editais binacionais de coprodução do Programa Brasil de Todas as Telas, lançados em parceria com as instituições cinematográficas de Portugal, da Argentina e do Uruguai. No total, as três chamadas públicas preveem investimentos equivalentes a 1,9 milhão de dólares em dez projetos de longas-metragens de ficção, documentário ou animação.
Os três novos editais se juntam à Chamada Pública Prodecine 06/2015, em operação na modalidade fluxo contínuo desde maio do ano passado, que apoia projetos minoritários brasileiros em parceria com produtoras de 19 países latino-americanos.
"A realização de parcerias entre produtoras brasileiras e de outros países contribui para o aprimoramento profissional dos nossos talentos e aumenta as possibilidades de distribuição de filmes brasileiros no exterior", destaca o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel.

Chamada Pública Prodecine 07/2016 - Coprodução Argentina-Brasil
Período de Inscrições: 28 de abril a 14 de junho
Seleção de dois projetos de longa-metragem de ficção, documentário ou animação apresentados à Ancine por empresas produtoras brasileiras que participem dos projetos na qualidade de coprodutoras minoritárias, visando a contratação de operações financeiras pelo FSA, exclusivamente, na forma de investimento, no valor de US$ 250 mil cada.

Chamada Pública Prodecine 08/2016 – Coprodução Portugal-Brasil
Período de Inscrições: 28 de abril a 21 de junho
Seleção de dois projetos de longa-metragem de ficção, documentário ou animação apresentados à Ancine por empresas produtoras brasileiras que participem dos projetos na qualidade de coprodutoras minoritárias, visando a contratação de operações financeiras pelo FSA, exclusivamente, na forma de investimento, no valor de US$ 150 mil cada.

Chamada Pública Prodecine 09/2016 – Coprodução Uruguai-Brasil
Período de Inscrições: 28/04 a 28/06
Seleção de um projeto de longa-metragem de ficção, documentário ou animação apresentado à Ancine por empresa produtora brasileira que participe do projeto na qualidade de coprodutora minoritária, visando a contratação de operações financeiras pelo FSA, exclusivamente, na forma de investimento, no valor de US$ 150 mil.
Inscrição: http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp

Prêmio Literário de Logosofia
Os objetivos do Concurso Literário são: (a) promover a divulgação do conhecimento logosófico, por intermédio do livro "O Mecanismo da Vida Consciente" de autoria de Carlos Bernardo González Pecotche, pensador, humanista e criador da Logosofia; (b) estimular a reflexão sobre aspectos importantes da vida dos professores e de seus alunos; (c) incentivar a produção de resenhas sobre literatura de interesse dos professores.

Inscrição: até 31 de julho de 2016
Acesse o regulamento

Programa de Bolsa Especial para Doutorado em Pesquisa Médica
Tem como objetivo fomentar o desenvolvimento para a formação em pesquisa médica, com a finalidade de estimular a produção acadêmica e a formação de pesquisadores, em nível de doutorado, por meio de financiamento específico, consolidando e ampliando o pensamento crítico estratégico para o desenvolvimento científico do país. Serão concedidas bolsas de Doutorado Pleno no país, por prazo máximo de 48 meses, a candidatos indicados pelo Programa de Pós-Graduação, de acordo com cota aprovada pela Capes, após realização de processo seletivo para o ingresso do aluno no referido Programa de Doutorado.

Inscrição 3ª chamada: até 05 de agosto de 2016
Acesse o regulamento

Capes lança novos editais para pós-doutorado no exterior
Os benefícios previstos para ambos os programas são mensalidade, seguro-saúde, auxílio deslocamento, auxílio instalação e adicional localidade, quando for o caso. A duração da bolsa para realização do projeto será definida na concessão com base na duração aprovada pelas instituições de origem e de destino e o cronograma de execução proposto, podendo variar de um a 18 meses. A bolsa de Estágio Sênior promove o aprimoramento profissional e acadêmico por meio do desenvolvimento de atividades de pesquisa no exterior, por pesquisadores doutores que tenham vínculo empregatício com instituições de ensino superior brasileira, com titulação obtida há mais de oito anos e que demonstre produção científica relevante. O Programa de Pós-Doutorado no Exterior destina-se a realização de estudos avançados que sejam posteriores à obtenção do título de doutor. O programa concede bolsas de estudos para pesquisadores que possuem o título de doutor há menos de oito anos. O objetivo é atuar como forma opcional para a carreira de docentes e pesquisadores, para complementar a formação com desenvolvimento de projetos conjuntos e em parceria com instituições de excelência no exterior.

Inscrições: até 15 de julho de 2016
Editais: Estágio Sênior e Pós-Doutorado no Exterior

Prêmio de Pesquisa Econômica dos BRICS
O Exim Bank é o banco de desenvolvimento da Índia que atua na cooperação interbancária dos BRICS, juntamente com outros bancos de desenvolvimento dos outros países membros tais como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Brasil.
O Prêmio é um incentivo a pesquisadores dos países membros para realizar estudos de investigação focado em temas de relevância para o grupo econômico.

Inscrição: até 15 de junho de 2016
Saiba mais acessando aqui o documento (em inglês) e aqui para obter o formulário de inscrição.

Capes lança novo edital para apoiar publicação de periódicos científicos
Serão apoiadas revistas em todas as áreas de conhecimento, sendo considerado prioritário o apoio àquelas divulgadas por meio eletrônico, na Internet, em modo de acesso aberto, ou de forma impressa e eletrônica simultaneamente.
Benefícios: Os projetos aprovados serão financiados com recursos no valor global estimado de R$ 3 milhões, sendo os recursos oriundos do Tesouro Nacional. O valor máximo de financiamento de cada proposta será de R$ 30 mil reais a ser liberado em uma parcela, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira da agência. Entre os itens financiáveis previstos no edital estão: aquisição de material de consumo, serviços de terceiros, contratação de serviços gráficos e prestação de serviços para página hospedeira da publicação eletrônica.

Inscrição: até 17 de julho de 2016 (por e-mail)
Acesse o edital.

Chamada de Propostas Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento (CAF)
O Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) está com Chamada de Propostas aberta para a realização de pesquisas sobre Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento - Call for research proposals Energy, Environment, Development. O objetivo é analisar o papel da energia como fator de desenvolvimento sustentável a partir dos seguintes eixos temáticos: padrões de consumo de energia na América Latina e os desafios da auto-suficiência energética; uso de fontes renováveis e limpas de energia. Serão selecionadas até quatro propostas, as quais receberão o prêmio de US$ 15.000 cada, aproximadamente R$ 58.000,00, destinado ao financiamento das pesquisas.

Inscrição: (por e-mail) até 30 de junho de 2016
Mais informações 

Prêmio Ser Humano – SC
O Prêmio Ser Humano – SC reconhece estudantes, profissionais e empresas públicas e privadas, sejam elas micro, pequena, média ou grande, que tenham contribuído de forma relevante para a evolução da prática de Gestão de Pessoas, visando promover o desenvolvimento humano e das organizações.
CATEGORIAS: 1) Cases em Gestão de Pessoas; 2) Cases Socioambientais; 3) Trabalhos Acadêmicos

Inscrição: até 27 de junho de 2016
Mais informações 

Prêmio ARede Educa
Tem como proposta de reconhecer, divulgar e estimular a transformação da educação com o apoio das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). O Prêmio será dividido em duas modalidades: Setor Público e Sociedade Civil e os projetos só podem ser inscritos em uma modalidade sendo que as categorias são: Mídias Sociais; Aplicativos; Games; Programação; Formação de Professores; Plataformas Educacionais; Infraestrutura; Gestão e EAD. Além disso, é concedido um Prêmio especial para iniciativas que envolvam a produção e/ou a utilização de Recursos Educacionais Abertos (REA) e também um Prêmio Destaque de Inovação para uma startup que desenvolva produto ou serviço de tecnologia digital para aplicação em educação. Serão premiados os três primeiros colocados em cada categoria: setor público e sociedade civil. Os projetos vencedores receberão troféus e certificados em cerimônia a ser realizada no mês de novembro.

Inscrição: até 10 de junho
Acesse o regulamento

Prêmio Mais Movimento
A ação visa identificar, chancelar e divulgar iniciativas inovadoras que gerem experiências positivas para crianças desde cedo e/ou integrem a atividade física no dia a dia das pessoas em todas as faixas etárias. Serão premiadas três iniciativas, mais uma reportagem na categoria especial para jornalistas. Todos os vencedores receberão certificados e troféus do PNUD, atestando a relevância das iniciativas, e um kit de divulgação com press-release, book de fotos profissionais, vídeo editado e parecer de avaliação externa sobre a iniciativa. Além disso, o PNUD fará a divulgação das iniciativas em seus canais de comunicação. Poderão participar pessoas ou organizações de todos os setores (como poder público, sociedade civil, empresas e universidades). Obrigatoriamente, as iniciativas já devem ter sido implementadas há pelo menos seis meses completos.

Inscrição: até 29 de maio de 2016
Acesse o regulamento

Bolsas de Pós-doutorado em Ciências Sociais no Centro de Estudos da Metrópole
O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) com apoio da FAPESP. Trata-se de uma instituição de pesquisa avançada em ciências sociais, que investiga temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. É constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos e antropólogos, cuja agenda de pesquisa está voltada basicamente ao estudo de dimensões relacionadas ao acesso dos cidadãos ao bem-estar. Os pesquisadores do Centro atuam em diversos campos do conhecimento e aplicam distintas metodologias em suas investigações. Os bolsistas de pós-doutorado (PD) deverão conduzir pesquisa teórica e/ou empírica no programa, além de outras atividades regulares, como a apresentação de seminários, elaboração de papers e a disseminação dos resultados da pesquisa. Como resultado de sua pesquisa de pós-doutorado, deverão ainda produzir pelo menos um artigo a ser submetido em revista de alto impacto acadêmico bem como apresentá-lo em um seminário de trabalho.

As bolsas de PD são para desenvolver projetos específicos, em um dos seguintes temas:
- Entender os efeitos independentes das políticas públicas nas condições sociais e/ou na redução da desigualdade.
- Entender o papel das instituições políticas nas decisões sobre políticas redistributivas, particularmente o comportamento eleitoral e o processo de elaboração das leis.
- Mapear formas alternativas de governança em áreas urbanas e em suas conexões com o Estado de forma a entender ¿quem faz o quê

Inscrição: até 13 de junho de 2016
Acesse o regulamento

Prêmio CISER de Inovação Tecnológica - Inscreva sua ideia
O Prêmio Ciser de Inovação Tecnológica foi lançado em 2008 com o objetivo de identificar e reconhecer jovens talentos e aproximar o meio acadêmico do mercado. Essa iniciativa, pioneira no Brasil, alia a troca de experiências ao incentivo à pesquisa, inovação e criatividade, e já recebeu inscrições de acadêmicos de todo o país. O concurso é voltado a estudantes de cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado (categoria Ensino Superior) ou de cursos técnicos (categoria Ensino Técnico). Nesta 5ª edição. Serão distribuídos R$ 36.000,00 mil reais entre os ganhadores. Uma das novidades é que o Prêmio passa a ser bianual, garantindo mais tempo para os participantes elaborarem seus projetos.

Inscrição: até 31 de maio de 2016
Acesse o regulamento

Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga o edital do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP) com o objetivo de selecionar propostas para apoio financeiro à realização de eventos científicos, tecnológicos e culturais de curta duração no país, com envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação e dos cursos de graduação em licenciaturas, bem como do ensino fundamental e médio. A chamada pública receberá as propostas dos eventos que acontecerão entre 01/07/2016 e 31/01/2017.

Inscrição: até 17 de maio de 2016
Acesse o regulamento

Researcher Connect - Chamada para aperfeiçoamento de habilidades em comunicação científica
Ao todo, 15 estados aderiram ao programa por meio de suas FAPs (Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), para apoiar a realização de cursos para desenvolvimento de habilidades em comunicação científica para pesquisadores. Entre as FAPs que aderiram à chamada está a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do estado de Santa Catarina). O objetivo do programa é capacitar pesquisadores brasileiros a publicar artigos em língua inglesa, para melhorar a internacionalização da pesquisa brasileira, aumentando a capacidade de pesquisadores projetarem suas pesquisas locais em escala global. Ao identificar grupos científicos em diferentes Estados, o Researcher Connect também contribuirá para aumentar a capacidade de comunidades acadêmicas com poucas oportunidades a desenvolver pesquisadores e de se internacionalizar.

Inscrição: até 27 de junho
Acesse o regulamento

Prêmio Laureate Brasil 2016
Um reconhecimento público, em âmbito nacional, de jovens lideranças que têm feito a diferença no contexto social. Para participar, basta ter entre 18 e 29 anos, ser autor ou coautor de projeto social que esteja em desenvolvimento há, pelo menos, seis meses que demonstre resultados positivos em favor das comunidades onde atua. Serão selecionados 4 jovens empreendedores sociais da região Sul e Sudeste, que terão a oportunidade de: Participar de uma cerimônia de premiação nacional, com jovens lideranças de outras regiões; Integrar uma rede global de jovens empreendedores sociais de diversos países; Obter prêmio em dinheiro, como incentivo ao desenvolvimento de seus respectivos projetos; Fazer um curso híbrido (presencial e on-line) de Empreendedorismo Social, com encontros presenciais; Receber acompanhamento e visibilidade aos projetos sociais, bem como oportunidades de articulação e de parcerias em suas ações.

Inscrição: até 31 de maio de 2016
Acesse o regulamento

Prêmio L'Oréal-UNESCO-ABC Para Mulheres na Ciência
O prêmio tem como objetivo promover, valorizar e reconhecer a participação das mulheres no mercado científico e é realizado pela L'Oréal Brasil, em parceria com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e com a Academia Brasileira de Ciências (ABC). Sete trabalhos serão selecionados e as responsáveis serão premiadas com uma bolsa-auxílio de R$ 50 mil, cada uma. As vencedoras da 11ª edição serão anunciadas em agosto e a cerimônia de premiação será em outubro.
Realizado desde 2006, o Prêmio L'Oréal-UNESCO-ABC Para Mulheres na Ciência contemplou diversas linhas de pesquisa, nas categorias de ciências biomédicas, biológicas e da saúde; ciências físicas; ciências matemáticas; e ciências químicas. Ao todo, já beneficiou 68 cientistas brasileiras, com o reconhecimento da relevância dos seus trabalhos e a distribuição de aproximadamente R$ 3,5 milhões em bolsas-auxílio. Em 2015, mais de 400 pesquisas de todo o País foram inscritas.

Inscrição: até 15 de maio (link das inscrições)
Acesse o edital

CHAMADA MCTI/MAPA/CNPQ Nº02/2016 - Implementação e ou Manutenção de Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica em Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Tem como objetivo apoiar projetos que integrem atividades de extensão tecnológica, pesquisa científica e educação profissional para construção e socialização de conhecimentos e técnicas relacionados a Agroecologia e aos Sistemas Orgânicos de Produção, bem como sua promoção, por meio da implantação ou manutenção de Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica - NEA¿s em instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, conforme definido pelo artigo 1.º da Lei 11.892/08.

Inscrição: até 12 de maio de 2016
Acesse o edital

9º Concurso Estadual de Planos de Negócio para Universitários do SEBRAE/SC
Este concurso é uma competição entre estudantes de Instituições de Ensino Superior (Graduação e Tecnólogo) de Santa Catarina. Na primeira etapa, os alunos enviam suas ideias de negócio. Na segunda etapa, serão selecionados até 100 alunos que receberão auxílio do SEBRAE para desenvolverem seus Planos de Negócio. Serão escolhidos até 25 finalistas e 5 deles ganharão uma Viagem ao Vale do Silício, junto com 2 professores orientadores.

Inscrição: até 15 de maio de 2016 (link das inscrições)
Acesso o regulamento

Bolsa de Pós-doutorado - Parceria CNPq/VALE/MITACS
Esta Chamada visa estabelecer e reforçar redes de P&D&I internacionais, por meio da concessão de bolsas de pós-doutorado no Canadá aos pesquisadores brasileiros que atuam em Engenharia de Minas e nas áreas correlatas identificadas no item I - Parceria CNPq - Vale - Mitacs. Esta oportunidade possibilitará ao candidato selecionado o desenvolvimento de suas competências em P&D&I, fluência cultural e o estabelecimento de redes profissionais.

Inscrição: até 24 de maio de 2016
Acesse o edital

Concurso Pesquisar e Conhecer para Combater o Aedes Aegypti - Modalidade Vídeo - Edital Nº - 1/2016
“Sua escola está participando da Semana Nacional de Mobilização da Família e da Comunidade Escolar pelo Combate ao Aedes aegypti? Se estiver, reúna três amigos e um professor para, juntos, produzirem um vídeo que mostre como vocês estão prevenindo e combatendo os focos do mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.” Essa é a proposta do concurso de vídeo Pesquisar e Conhecer para Combater o Aedes aegypti, lançado nesta quarta-feira, 6, pelo Ministério da Educação. De acordo com o ministro Aloizio Mercadante, não basta um dia de mobilização para as ações contra o mosquito serem efetivas. “O trabalho deve ser sistemático e contínuo.”

Inscrição: de 23 a 31 de maio de 2016
Acesse o edital

Patrocínio a Eventos Culturais BNDES 2016
O BNDES abriu inscrições para propostas de Patrocínio a Eventos Culturais durante o 2º período de 2016 (de setembro de 2016 a fevereiro de 2017). Serão considerados eventos culturais, os projetos com duração e local pré-estabelecidos que contribuam para a difusão e fomento da cultura brasileira, tais como os seguintes seguimentos: - Música: Festivais, feiras e espetáculos com ênfase em música instrumental e clássica, que reúnam artistas e grupos diversos, prioritariamente brasileiros. - Literatura: Festivais, festas e feiras literárias que contribuam para o estímulo à leitura e para a divulgação da obra e da produção de diferentes autores, prioritariamente brasileiros.

Inscrição: até 27 de maio de 2016
Acesse o regulamento

1ª Chamada Pública de Apoio a Eventos Técnico-Científicos em Saúde de 2016
Será efetuado o apoio financeiro de projetos de eventos em duas categorias: até quinze mil reais ou até cem mil reais. O investimento total é de um milhão de reais. Podem participar instituições nacionais, sem fins lucrativos (órgãos da administração pública federal, estadual e municipal, instituições, fundações, associações ou sociedades científicas brasileiras e conselhos da área da saúde) que atendam aos critérios do edital e queiram realizar eventos de caráter técnico-científico na área da saúde entre 22/08/2016 e 16/12/2016. Os eventos devem contemplar um dos vinte temas de pesquisa em saúde descritos no item 7 do edital. As propostas serão avaliadas de acordo com os seus potenciais de contribuição para o aprimoramento e qualificação da gestão do SUS, de inovação e desenvolvimento tecnológico, de disseminação de conhecimento científico, consonância com a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, entre outros critérios. A divulgação dos resultados está prevista para 19/05/2016.

Inscrição: até 06/05/2016 http://eventos.saude.gov.br/
Acesse o regulamento

4ª edição do Prêmio Todos@Web
O “Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web - Todos@web” tem como objetivo promover nacionalmente a acessibilidade na web, de forma a conscientizar desenvolvedores e homenagear pessoas que se destacaram em atividades que visam promover o acesso a web e ações em prol do acesso de pessoas com deficiências na web. O prêmio não atesta ou afirma que o projeto apresentado esteja totalmente acessível. O objetivo é premiar a iniciativa e o esforço da implementação da acessibilidade nos projetos web. O “Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – Todos@web” terá as seguintes categorias:
Pessoas / Instituições
Projetos Web
Aplicativos e Tecnologias assistivas
Além de promover, o prêmio busca reunir bons exemplos em um repositório de acessibilidade na web e em publicações, em qualquer veículo de imprensa, mídia ou naInternet, para a divulgação do Prêmio e dos premiados.

Inscrição: até 11 de maio de 2016
Acesse o regulamento

17ª Edição Grand Challenges Explorations (GCE)
O GCE oferece 100 mil dólares a inovações tecnológicas e científicas em saúde, agricultura e desenvolvimento capazes de solucionar graves problemas mundiais. Qualquer pessoa pode enviar projetos. Para participar, você só precisa descrever a sua ideia em duas páginas. Nelas você deve explicar, em inglês, por que sua proposta apresenta uma solução inovadora para gerar impacto em um dos desafios propostos pelo GCE. As soluções mais inovadoras e de maior impacto em cada rodada recebem 100 mil dólares para serem implementadas em 18 meses. Se a proposta for bem-sucedida, é possível aplicar para um financiamento adicional de 1 milhão de dólares.

Inscrição: até 11 de maio de 2016
Acesse o regulamento

Prêmio ENGIE Brasil de Inovação 2016
A ENGIE acredita que a inovação é essencial para enfrentar os desafios de um mundo constante mudança e para contribuir para o desenvolvimento dos países, das empresas e das pessoas. Por isso, o Grupo lançou um ambicioso programa mundial de inovação para fomentar a criatividade empreendedora. Como parte dessa iniciativa, a ENGIE Brasil está organizando a 2ª edição do Prêmio ENGIE Brasil de Inovação.
As soluções inovadoras buscadas estão ligadas aos cinco temas: Energia Descentralizada; Green Mobility e Smart City; Armazenamento de Energia; Smart Grids; Inclusão Social através da eficiência energética ou acesso à energia.

Inscrição: até 08 de maio de 2016
Acesse o regulamento

Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT 01/2016 - Zika
Tem como objetivo selecionar propostas para apoio financeiro não reembolsável a projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico aplicados ao combate do vírus da Zika. Em caso de dúvida, envie um email para cp_zika@finep.gov.br.

Inscrição: até 28 de abril de 2016
Acesse o edital

Instituto Canadense para Pesquisas Avançadas oferece Bolsas
O Instituto Canadense para Pesquisas Avançadas (CIFAR) convida pesquisadores em início de carreira para participar de um dos programas de pesquisas que abordam alguns dos mais complexos desafios que o mundo enfrenta hoje tais como arquitetura molecular, aprendizagem em máquinas e cérebros, ciência quântica da informação, material quântico entre outros. O programa CIFAR Azrieli Global Scholars fornece 100 mil dólares canadenses para financiamento e apoio para construir redes de investigação e desenvolver habilidades essenciais.
Os candidatos podem ser de qualquer lugar do mundo, mas você deve possuir um diploma de doutor ou equivalente e estar dentro de seus primeiros cinco anos de pesquisa e ensino acadêmico nomeação a tempo inteiro. Sua pesquisa deve alinhar com os temas de um programa de pesquisa CIFAR.

Inscrição: até 02 de maio de 2016
Acesse o regulamento

Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT 02/2016 – Centros Nacionais Multiusuários
Fomentar e fortalecer os Centros já estabelecidos de infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica, de caráter multiusuário, e induzir a organização de novos centros nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, por meio de melhoria da infraestrutura necessária ao seu desenvolvimento para que possam atuar como centros nacionais multiusuários em seus campos correlatos.

Inscrição: até 10 de maio de 2016
Acesse o edital

12° Prêmio Empreendedor Social
O Prêmio visa selecionar, premiar e fomentar os líderes socioambientais mais empreendedores do Brasil, que desenvolvam há mais de três anos iniciativas inovadoras nas áreas de educação, saúde, mudanças climáticas, inclusão, economia colaborativa, mobilização social, entre outras. Será oferecido aos vencedores e finalistas um pacote de benefícios que inclui assessoria jurídica e de gestão, bolsas de estudo para instituições respeitadas internacionalmente e nacionalmente, além da participação em congressos e seminários no Brasil e no exterior.

Inscrição: até 01 de maio de 2016
Acesse o regulamento

Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério
O Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério será concedido anualmente e poderão participar as instituições de ensino superior particulares e públicas, associadas ou não à ABMES, que apresentarem propostas inovadoras, com resultados comprovados, em uma ou mais das seguintes áreas: a) ensino, pesquisa e extensão; b) inovações curriculares na graduação e pós-graduação; c) avaliação institucional; d) modelos de gestão e e) iniciativas promotoras de inclusão social e de proteção do meio ambiente.

Inscrição: até 20 de abril de 2016
Acesse o edital

Concurso do Cartaz do 30º Prêmio Design MCB
O Concurso do Cartaz desafia profissionais e alunos de diversas formações como design gráfico, desenho industrial, arquitetura, fotografia, artes plásticas, publicidade e os demais interessados a criar a principal peça de divulgação da premiação, que será o ponto de partida para o desenvolvimento da identidade visual da edição. O cartaz não tem tema definido e deve considerar critérios como impacto visual e criatividade. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora independente, formada por acadêmicos e profissionais da área. O cartaz eleito será impresso pelo MCB e distribuído para divulgar as inscrições da premiação. Seu autor receberá o valor bruto de R$3 mil (três mil reais) e terá, posteriormente, um contrato no valor bruto de R$5 mil (cinco mil reais) para a criação de outras peças gráficas desta edição.

Inscrição: até 10 de abril de 2016 (link das inscrições)
Acesse o edital

Bolsas CNPq
O CNPq concede bolsas para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa científica e tecnológica, em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação de profissional. Várias modalidades de bolsas são oferecidas aos jovens de ensino médio e superior, em nível de pós-graduação, interessados em atuar na pesquisa cientifica, e especialistas para atuarem em pesquisa e desenvolvimento nas empresas e centros tecnológicos. As bolsas no país estão abertas nas seguintes modalidades:
Pesquisador Visitante (PV)
Pós-Doutorado Júnior (PDJ)
Pós-Doutorado Sênior (PDS)
Pós-Doutorado Empresarial (PDI)
Doutorado-Sanduíche no País (SWP)
Doutorado-Sanduíche Empresarial (SWI)

Inscrição: até 22 de abril de 2016
Acesse o edital

8° Visionaris - Prêmio UBS ao Empreendedor Social
Tem como objetivo apoiar o trabalho de empreendedores sociais de destaque. Serão premiadas as melhores ideias de empreendedorismo social ligadas ao tema “Diversificando a captação, inovando na geração de receita”. Nesse cenário, apenas as organizações sociais que projetaram sistemas de financiamento criativo e diversificado poderão assegurar um modelo sustentável de intervenção.
O primeiro selecionado receberá um certificado e a quantia de US$ 25.000,00 - ou o equivalente em moeda nacional -, para investir em sua organização. Além disso, cada um dos outros 3 finalistas receberá um certificado e a quantia de US$ 5.000,00 para uso relacionado a seu projeto.
As inscrições podem ser efetuadas por meio do envio da ficha de inscrição preenchida, via e-mail, para fabiola.shalders@ubs.com e ricardo.caetano@ubs.com

Inscrição: até 15 de abril de 2016
Acesse o edital

Programa de Investimento em Projetos Ambientais - Fundos Itaú Eco mudança
O Programa visa estimular e fomentar projetos de redução de emissão de gases de efeito estufa e projetos de redução de pegada hídrica e produção de água. Poderão se inscrever entidades sem fins lucrativos (Organizações sociais, Fundações, Cooperativas e Associações, inclusive as que atuam como Movimentos Sociais).
Serão contemplados projetos nas seguintes modalidades:
- Redução da Pegada Hídrica e Produção de água;
- Projetos de redução de gases efeito estufa (atuando em eficiência energética, energia renovável, manejo de resíduos, florestas, agricultura sustentável e mobilidade);
- Projetos que ampliem os impactos ambientais positivos, incluindo outros benefícios socioambientais;
- Projetos com potencial de gerar renda para se manterem financeiramente a longo prazo;
- Projetos com alto potencial de replicabilidade.
O valor do apoio financeiro concedido a cada projeto selecionado será de até R$ 100.000,00. As inscrições podem ser efetuadas por meio do envio da ficha de inscrição preenchida, via e-mail, para ecomudanca.itau@ekosbrasil.org

Inscrição: até 15 de abril de 2016
Acesse o edital

Programa de Patrocínio das Empresas Eletrobras a Eventos do Setor Elétrico 2016
Podem participar da seleção pública proponentes pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no país, com objeto social compatível com a atividade a ser efetuada no projeto inscrito. Os projetos de eventos devem ser ligados aos negócios de geração, transmissão, distribuição ou comercialização de energia elétrica; às áreas de gestão – como finanças, gestão de pessoas, tributação, contabilidade e regulação – com foco no setor elétrico; e à pesquisa, desenvolvimento e inovação, relacionados direta ou indiretamente ao setor elétrico. Serão beneficiados somente eventos realizados no Brasil entre 7 de junho de 2016 e 28 de fevereiro de 2017.

Inscrição: até 25 de abril de 2016
Acesse o regulamento

CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq Nº 01/2016
A presente Chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País, em qualquer área do conhecimento

Inscrições: 12/01/2016 a 26/02/2016

Acesse o edital

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 09/2015
Fomentar projetos de grupos de pesquisa consolidados e em consolidação auxiliando no fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica em Instituições do Sistema ACAFE.

Inscrição: 09/12/2015 a 26/02/2016

Acesse o edital

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC/MS-DECIT/CNPq/SES-SC Nº 10/2015 APOIO A PROGRAMA DE PESQUISA PARA O SUS (PPSUS) - Gestão Compartilhada em Saúde
Apoiar projetos de pesquisa que promovam a formação e a melhoria da qualidade de atenção à saúde no Estado de Santa Catarina no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), representando significativa contribuição para o desenvolvimento da CTI catarinense.

Inscrição: 16/12/2015 a 26/02/2016

Acesse o edital

O Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia
O Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia tem como objetivos, reconhecer e premiar os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa, que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao MERCOSUL; incentivar a realização de pesquisa científica e tecnológica e a inovação no MERCOSUL; e contribuir para o processo de integração regional entre os países membros e associados, mediante incremento na difusão das realizações e dos avanços no campo do desenvolvimento científico e tecnológico no MERCOSUL. A edição 2015 do Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia é lançada simultaneamente nos países membros e associados ao MERCOSUL: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Inscrição: 22/01/2016 a 07/03/2016

Acesse o edital

Chamada Pública Conjunta entre Financiadora de Estudos e Projetos

Esta seleção tem como objetivo apoiar projetos elaborados em cooperação entre empresas brasileiras e norueguesas, através dos instrumentos de financiamento existentes no âmbito das linhas temáticas apresentadas no item "3" desta Chamada Pública Conjunta.

Inscrição: 23/11/2015 a 23/03/2016

Acesse o edital

Universidade do Extremo Sul Catarinense.