Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Pesquisadores

Pesquisadores
Cláudio Teodoro de Souza

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Clínica Médica, Area de Ciências Básicas, pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é Pesquisador colaborador pela Unicamp e orientador de mestrado e doutorado e professor titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Tem experiência na área de fisiologia e bioquímica, com ênfase em Fisiologia endócrina e cardiovascular e Fisiologia do exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, saúde, problemas crônicos, exercício físico e insulina. Experiência em fisiologia molecular aplicada ao exercício, com ênfase em modulações da via de ação da insulina após sessão aguda de exercício e/ou exercício crônico. E tem atuado fortemente na avaliação de suplementos nutricionais no âmbito da prevenção e reabilitação de obesidade, diabetes e infarto agudo do miocárdio.
Lattes Email
Fábio Santos de Lira

Bacharel em Educação Física pela Faculdade de Educação Física - Mackenzie, Mestre em Ciências pelo Departamento de Biologia Celular e Tecidual do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, Doutor em Ciências pelo Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente realizo pos-doutorado no Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE), Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Exercício como terapia em doenças.
Lattes Email
Ricardo Aurino Pinho

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), mestrado em Educação Física (Atividade física e Saúde) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquimica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é Titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense, Pró-Reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, avaliador do INEP/MEC e membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia e da European College of Sport Science. Atua no ensino de graduação nas disciplinas de Fisiologia do Exercício (Educação Física e Fisioterapia) e Bioquímica (Educação Física). Na Pós-graduação atua como docente e orientador no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (mestrado e doutorado). É revisor de diversos periódicos científicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Bioquímica e Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: estresse oxidativo, exercício físico e fisiopatologia de doenças crônico-degenerativas.
Lattes Email

Universidade do Extremo Sul Catarinense.