Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Programa de Residência Multiprofissional

Programa de Residência Multiprofissional

Quando foram criados os Programas de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/ Saúde da Família e Saúde Coletiva?
O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família iniciou as atividades no ano de 2010 homologado pela Portaria Conjunta nº 1 de 24 de fevereiro de 2010, em referência ao edital nº 24, de 02 de dezembro de 2009. E o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva iniciou as atividades no ano de 2012 homologado pela Portaria Conjunta nº 1 de 13 de janeiro de 2012, em referência ao edital nº 17, de 04 de novembro de 2011. A idealizadora e a responsável pela submissão do projeto dos programas foi a profa. Dra Luciane Bisognin Ceretta.
O que é a Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Saúde Coletiva?
É um programa que se efetiva por meio do ensino em serviço, viabilizado pela Unesc [proponente do projeto] em parceria com a Secretária Municipal de Saúde de Criciúma que concede os locais para as atividades práticas, e beneficia residentes com bolsas de R$ 3.330,43 por 24 [vinte e quatro] meses. As bolsas são financiadas pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação aos diplomados nas áreas de educação física [bacharelado], enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, odontologia e psicologia.
Quantas bolsas são ofertadas?
Os dois programas totalizam 21 bolsas anuais. Para o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família são 9 bolsas, sendo 2 enfermagem, 1 farmácia, 1 fisioterapia, 1 nutrição, 2 odontologia, 1 psicologia e 1 educação física [bacharelado]. Por seguinte, para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva são 12 bolsas sendo 2 enfermagem, 2 farmácia, 2 fisioterapia, 2 nutrição, 2 psicologia e 2 educação física [bacharelado].
Quais os objetivos do Programa?
Qualificar profissionais enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, cirurgiões-dentistas, fisioterapeutas, psicólogos e Profissionais de Educação Física para desenvolverem práticas de promoção, prevenção e recuperação da saúde no âmbito da Atenção Primária à Saúde com ênfase na Estratégia Saúde da Família. As práticas acontecerão por meio de ações de abordagem coletiva e ou individual, fundamentadas nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades sócio epidemiológicas locais e regionais da população adscrita.
Qual é a carga horária dos residentes?
A carga horária total do Programa de Residência é de 5.760 horas [80% prática e 20% teórica e teórico prática], duração de 24 meses em regime de trabalho integral de dedicação exclusiva totalizando com 60 horas semanais e direito a 1 mês de férias.
É fornecido certificado?
Ao concluir o Programa de Residência Multiprofissional, o residente receberá certificado de Pós-Graduação denominado Especialista em Atenção Básica/Saúde da Família ou Especialista em Saúde Coletiva. 

Processo Seletivo: Programa de Residência Multiprofissional

Encerrado

Conheça mais dos prazos, editais e documentos necessários para este Processo Seletivo.
veja todos os documentos e prazos »

Universidade do Extremo Sul Catarinense.