Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Programa de Orientação ao Pequeno Empreendimento (POPE)

Este programa de extensão comunitária tem o propósito de levar assistência técnica e capacitação a um segmento formado por microempreendedores que buscam no crédito uma alternativa de trabalho e renda.
Iniciado em setembro de 2008, o projeto é resultado de um convênio estabelecido entre a Unesc (departamento de Economia) e Credisol (Instituição Creditícia). O fornecimento de orientação aos microempreendedores tomadores de crédito voltado à produção supre uma lacuna ex-post à concessão do crédito, para uma parcela da população que não tem acesso aos recursos disponibilizados pelo sistema financeiro tradicional, sobretudo para um segmento da população vulnerável socialmente.
A assistência e a orientação democratizam o acesso ao crédito e ajudam o microempreendedor a resistir às vicissitudes do mercado, criando, para ele, maiores perspectivas de crescimento e prosperidade. Assim, o objetivo principal desta iniciativa é apoiar, por meio de orientação e assistência dirigida, os tomadores de financiamento junto à instituição creditícia, visando à longevidade de seus empreendimentos como geradores de renda.
Baseada nos mesmos moldes dos programas de saúde familiar, cujas equipes promovem visitação sistemática nas residências para aferir e monitorar o bem-estar da população, este programa realiza de maneira similar visitas orientadas aos microempreendedores em áreas dirigidas, tais como as da: Economia, Contábil e Psicologia. Ressalta-se que tais empreendedores são oriundos de famílias de baixa renda que buscam a concessão de crédito para a aquisição de bens de consumo duráveis novos ou usados, formação profissional, melhorias do meio de transporte e habitação, visando ao aumento da renda familiar e da sua capacidade empreendedora. Após um ano de atividade, o programa atendeu 64 estabelecimentos, sendo que estes individualmente receberam em média 5 visitas orientadas. Em sua totalidade, foram efetuadas cerca de 320 visitas aos microempreendimentos participantes desta iniciativa.

Universidade do Extremo Sul Catarinense.