Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Tecnologias de Planejamento Participativo em Saúde

O que é?
O projeto Tecnologias para o Planejamento Participativo em Saúde é uma ação que tem por objetivos:
  • a) capacitar trabalhadores, usuários e gestores do SUS para a prática do planejamento participativo na atenção básica em saúde e para o trabalho interdisciplinar competente crítico, reflexivo e criativo, por meio do aprimoramento técnico, do controle social e da gestão dos serviços.
  • b) ampliar a participação da universidade e dos cursos técnicos no desenvolvimento dos programas político-sociais em saúde, que possam refletir-se na formação dos sujeitos que poderão vir a ser trabalhadores do SUS.
Quem participa do programa?
Em 2008, foram desenvolvidas 24 capacitações com 12 horas cada uma, envolvendo trabalhadores que atuam na educação básica em saúde, na Região Carbonífera. Professores e alunos do curso de Enfermagem da Unesc também participam como mediadores. Ao todo, 11 educadores e 20 estudantes estão envolvidos no projeto. Ainda em 2008, fizeram parte do programa 10 trabalhadores de cada um dos municípios da Amrec, totalizando 112, uma vez que Criciúma e Içara levaram 16 profissionais da área de saúde. Os municípios envolvidos custeiam transporte, alimentação e as reprográficas para os envolvidos na ação.
Como atuam os professores e alunos do curso?
A organização se dá da seguinte forma: um professor e dois acadêmicos ficam responsáveis por ministrar cada um dos módulos do projeto, monitorando as atividades desenvolvidas à distância; as presenciais são realizadas na Unesc, às terças-feiras, no período vespertino.
Qual o grau de aceitação do programa?
Os gestores demonstram significativa satisfação com a ação. Existe, inclusive, uma fila de espera dos municípios, de aproximadamente 200 profissionais. Eles aguardam pelas capacitações uma vez que, por se tratar de um projeto permanente, as atividades são desenvolvidas em grupos menores, num processo que dura em torno de 12 meses.
Dentre os resultados, estão a organização do procedimento de trabalho, a competência para o planejamento na prática dos serviços e a otimização de recursos públicos, com ampliação do acesso aos serviços oferecidos para os usuários.

Universidade do Extremo Sul Catarinense.