Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


PAMIF - Atenção Materno-infantil e Familiar

O que é Pamif?
Pamif é um projeto interdisciplinar da Unesc, cuja sigla significa Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar. Visa a atender a mulher grávida e a família dela, dentro de uma perspectiva social-comunitária, por meio de atividades em grupo, numa proposta interdisciplinar.
Qual a meta do Pamif?
A meta do programa é descentralizar as obrigações, sejam elas de cunho pessoal, psicológico ou educacional, características do sistema materno-infantil. Assim, pretende-se ampliar a responsabilidade de todos os familiares envolvidos no processo de acolher uma criança, não somente a mãe. Para tanto, as atividades são planejadas para abranger avós, tias, sogras, irmãs, filhos e madrinhas, nos grupos denominados grávidos.
Quando o programa foi criado?
A iniciativa surgiu para possibilitar uma atenção primária às famílias, por meio de ações educativas, grupos de apoio, atividades físicas e visitas domiciliares, durante o puerpério e em momentos de dificuldades. O diferencial do Pamif encontra-se no trabalho interdisciplinar, o qual garante a efetivação da promoção da qualidade do ambiente de vida familiar.
Quais as ações que o programa pretende desenvolver?
Pretende-se reforçar ou desenvolver as seguintes ações: oferecer grupos de apoio e temáticos para grávidas; realizar visitas domiciliares às famílias no puerpério; prestar atendimento individual aos participantes que apresentem dificuldades durante este processo de formação de uma família; oferecer espaços de construção dos vínculos de amizade entre os participantes transcendendo os espaços físicos da Unesc; atuar na prevenção de problemas biopsicossociais advindos com a gravidez; realizar campanhas educativas ou atividades especiais em datas específicas; articular as atividades integradas de fisioterapia aquática e yoga (a partir das 12 semanas de gestação e com atestado médico); articular o programa a outras Instituições que visem ao bem-estar das famílias com mulheres grávidas ou com recém-nascidos.
Qual a principal missão do Pamif?
Promover um espaço de troca de experiências e de atividades biopsicosociais que proporcione qualidade de vida às gestantes e aos seus familiares.
Como são realizadas as atividades?
Os serviços do Pamif são prestados conforme os critérios de inclusão afirmados pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que assegura atendimento a famílias de baixa renda, garantindo o caráter filantrópico da Unesc. As atividades ocorrem a grupos de até 20 gestantes, com entradas semestrais. No segundo semestre de 2009, o Pamif altera sua rotina de inscrições, abrangendo as comunidades do CRAS Teresa Cristina.
Como fazer para receber atendimento do Pamif?
Quando for divulgado o período de inscrições, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (48) 3431.2654, ou pessoalmente, no próprio Serviço de Fisioterapia das Clínicas Integradas da Unesc. Outras informações pertinentes à permanência no programa são repassadas quando os participantes iniciarem no Pamif, como apresentação de atestado médico; assinatura do termo de compromisso; entrevista de anamnese; tipo de vestuário para as atividades de físicas, entre outras.
Como é a agenda de atividades do programa?
Todas as sextas-feiras, há atividades das 14 às 18 horas, englobando as seguintes ações:
  • das 14 horas às 14h45, é realizada prática de yoga para gestantes, na sala de humanização;
  • das 15 às 16 horas, é realizada uma prática de fisioterapia aquática para gestantes, na piscina da Clínica de Fisioterapia da Unesc;
  • das 16 horas às 16h30, é oferecido lanche para possibilitar o prosseguimento saudável das integrantes nas atividades;
  • das 16h30 às 18 horas, na sala de dinâmica de grupo da Clínica de Psicologia, um grupo temático possibilita a troca de experiências entre as participantes.
Quem conduz as atividades do programa?
São profissionais, professores e acadêmicos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia da Unesc. Esporadicamente, conforme a necessidade dos grupos, são convidados médicos pediatras ou obstetras e acadêmicos de outros cursos de graduação da universidade, como Direito e Farmácia.
Como são abordadas as temáticas trabalhadas?
Nos encontros entre os pacientes, há sempre a presença de estagiários de diversos cursos de graduação da Unesc. Assim, além de os acadêmicos treinarem suas habilidades profissionais, variados temas podem ser discutidos, sob orientação de pessoas capacitadas para a atividade. São abordados aspectos multidimensionais da gravidez, como parto, puerpério, amamentação e outros assuntos escolhidos pelas gestantes. Esta atividade fica ainda mais interessante e proveitosa quando os familiares da grávida também participam.
Como se dão as visitas domiciliares?
As visitas puerperais são agendadas pela psicóloga da equipe após o parto. O objetivo é avaliar as atividades desenvolvidas pelo projeto, oferecer informações acerca da nova rotina com o bebê, ajudar as novas mães e seus familiares com aconselhamentos específicos. As famílias que solicitam os integrantes do Pamif durante a gravidez também são atendidas, quando necessário.
Após o nascimento dos bebês, como transcorrem as atividades?
Após os bebês completarem seis meses de vida, as mães são convidadas a participarem da fisioterapia aquática para bebês e, esporadicamente, a reintegrarem-se ao grupo temático com as outras mães de seu grupo.
O programa serve de base para estudantes dos cursos envolvidos?
Sim. No curso de Psicologia, atua como local de estágios básicos de observação nas disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Social e Dinâmica de Grupo; no curso de Fisioterapia, articula-se às disciplinas de Prática fisioterápica II, Fisioterapia Ginecológica e Obstetrícia, Aulas de Hidroginástica com Bebês e Gestantes; na Nutrição são realizadas atividades na disciplina de Seminário Integrador e, em Educação Física e Enfermagem, como espaço de conhecimento em estágios voluntários de acadêmicos.
Quais atividades de extensão são realizadas sobre o Pamif?
As ações de extensão referentes ao Pamif incluem mostras, no campus da Unesc, com imagens e textos relacionados às datas específicas das pacientes do programa, como: Dia da Mulher, Dia das Mães, Semana Nacional de Redução da Morte Materna, Dia dos Pais, Semana Nacional de Amamentação, Dia da Criança e Dia de Prevenção à Gravidez na Adolescência, entre outras oportunidades. No segundo semestre de 2009, também foi realizado cadastro de famílias de renda mínima ou de catadores que moram no entorno do CRAS Teresa Cristina, numa parceria com a Instituição.
Quais projetos de pesquisa são realizados sobre o programa?
As ações de pesquisa envolvem Trabalhos de Conclusão dos Cursos referentes ao Pamif, respeitando-se sempre o direito de livre escolha das gestantes e seus familiares, conforme os padrões éticos da Unesc. Também incluem comunicações e resumos publicados em anais de eventos científicos, e publicação de artigos em revistas científicas nacionais.
O que é a psicologia pré-natal?
Esta atividade busca compreender os aspectos psicológicos do ciclo pré-puerperal, situando a maternidade dentro de um contexto geral de desenvolvimento da personalidade da mulher e do homem. São examinadas as vivências mais comuns deste ciclo e seu impacto no ambiente familiar, identificando fenômenos da gravidez. Também, são revisados os métodos tradicionais de preparação para o parto e apresentada uma abordagem que favoreça o crescimento emocional por meio da experiência de ser mãe e pai.
O que é Grupo Grávido?
O Grupo Grávido é um espaço de socialização de conhecimentos e experiências sobre o ciclo grávido puerperal, visando a fortalecer os potenciais da gestante e dos familiares, para que estes possam ter uma participação mais ativa no processo de nascimento e uma vivência mais plena dessa fase de suas vidas.
Quais os benefícios para os integrantes dos Grupos Grávidos?
O trabalho de grupo é preventivo em vários aspectos. São realizadas atividades como acompanhamento do pai e da mãe nessa transição do ciclo vital, que envolve modificações de identidade; acompanhamento da evolução relacionada ao vínculo entre pais e filhos; atenção às questões relacionadas à educação das crianças; amplitude dos recursos das famílias, frente ao aumento dos membros constituintes da família; auxílio ao casal em relação às necessidades individuais.
O que é fisioterapia aquática para gestantes?
A fisioterapia aquática para gestantes consiste em uma série de exercícios de fortalecimento, alongamento e relaxamento em piscina aquecida. É um programa seguro e efetivo para gestantes com pouco risco de queda e lesões.
Quais as vantagens dessa atividade?
Por meio da fisioterapia aquática, a grávida percebe uma série de benefícios, como o condicionamento aquático, a redução da pressão arterial, o alívio da rigidez dos joelhos e pulsos, o alívio das dores nas pernas, a redução do surgimento de varizes, o bem-estar físico e psicológico. Ainda, a atividade prepara a mulher para o parto e prevê sua plena recuperação posterior.
O que é yoga para gestantes?
Yoga é a união do corpo e da mente, e da mente com a alma. Em concordância com esse conceito se compreende a Yoga como uma prática bastante propícia ao período gestacional.
Qual o foco da yoga para gestantes?
A atividade engloba a concentração e a postura corporal, mantendo o equilíbrio físico e psíquico da gestante. Também ajuda a construir a base do envolvimento emocional e espiritual da mãe para com o filho. Em termos físicos, fortalece a coluna vertebral e o assoalho pélvico, fundamental no momento do parto. Ainda, a yoga para gestantes enfoca o desenvolvimento da flexibilidade, do relaxamento e da estabilidade emocional. É necessário salientar que os exercícios de respiração da yoga são ótimos para auxiliar na concentração durante o trabalho de parto.
Que outras atividades trabalham a autoestima das grávidas?
Semestralmente, o Pamif realiza o Dia do Piquenique. Na oportunidade, as gestantes são fotografadas e é criado, posteriormente, um álbum de fotografias, entregue para cada uma. Ainda, são efetuadas mostras com as fotos dos grupos, mediante autorização das participantes. Também são realizadas oficinas de artesanato, de acordo com a demanda dos grupos, e visitas à maternidade do Hospital São José.
Quais os resultados gerais esperados pelos integrantes do Pamif?
A equipe que atua no programa preocupa-se com a saúde das mulheres e espera que, por meio da participação no Pamif, elas apresentem algumas atitudes positivas em relação à maternidade, como:
  • gravidez saudável - indicativos de saúde biopsicossocial ou uma capacidade positiva de reação a situações adversas;
  • escolha do parto - preferência ao parto normal diante das situações que o propiciem, com acompanhamento do pai na sala de parto;
  • puerpério - tranquilidade no período, para haver sintonia com o bebê; solicitação de ajuda quando necessário, sobre os cuidados com o filho; prevenção em relação à depressão pós-parto;
  • amamentação - adesão à prática do aleitamento materno;
  • vínculos - promoção de vínculos afetivos entre as pessoas do grupo e desenvolvimento dos vínculos saudáveis entre os membros das famílias e seus bebês;
  • cidadania - promoção da cidadania, reafirmando os direitos das famílias grávidas durante o parto, o puerpério e com crianças pequenas.

Universidade do Extremo Sul Catarinense.