Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Contato

E-mail:
centac@unesc.net
Telefone:
(48) 3431.2545
Local:
Bloco do Estudante, ao lado da Biblioteca
Horário:
das 9h30 às 21 horas sem fechar ao meio-dia

Taxas e Financiamentos

1) Negociação de débitos

O que é?
Caso o acadêmico não consiga efetuar o pagamento de suas mensalidades, pode fazer o parcelamento dos débitos. As datas e os critérios de negociação são divulgadas em cada semestre.

Procedimento
O atendente recebe o acadêmico para negociar seus débitos financeiros com a Instituição de Ensino Superior. É realizado o cálculo do parcelamento do débito, gerando um contrato de confissão de dívida, notas promissórias e boletos para pagamento. A negociação é baseada em critérios pré-determinados pela Unesc. O acadêmico também pode preencher uma carta proposta que será analisada por uma comissão que adotará critérios específicos para todas as exceções e seguir as normas estabelecidas.

Documentos
 No ato da negociação, o aluno deve estar munido de sua identidade, CPF e comprovante de residência do local onde mora. Caso seja menor de idade, o estudante deve estar acompanhado por responsável. Em casos de avalista o mesmo precisa ter uma renda igual ou maior que as parcelas e apresentar sua identidade, CPF, comprovante de residência do local onde mora e comprovante de renda.

2) Emissão de boletos para taxas

O que é?
Existem alguns serviços oferecidos ao acadêmico para os quais é necessária cobrança de uma taxa administrativa.

Procedimento
Os boletos são emitidos pelos atendentes e o acadêmico é encaminhado à agência bancária para quitação da taxa.

Documento
Algum documento de identificação.

3) Segunda via de boleto da mensalidade

O que é?
Os boletos devem ser no Minha Unesc, ou na Centac, solicitando a impressão do mesmo.

Documento
Documento de identificação.

4) Bolsa Família

O que é?
A Bolsa Família da Unesc é uma modalidade especial de auxílio financeiro, concedida para famílias que tenham acadêmicos (cônjuge, pais, filhos ou irmão) que dependam da mesma renda familiar. Para isso, uma porcentagem é descontada de cada familiar para que, assim, os valores das mensalidades fiquem mais acessíveis ao grupo.

Procedimento
O acadêmico preenche o formulário na Centac, para a requisição de Bolsa Família, com os documentos necessários anexados.
O estudante interessado no benefício deve entregar a solicitação até o dia 15 de cada mês na Centac, para que possa vir o desconto no mês subsequente e todo o semestre. Não é necessário renovação do pedido a cada semestre.

Documento
Xerox da carteira de identidade ou de qualquer outro documento que comprove a existência do grau de parentesco.

5) Autorizações de débito automático ou desconto em folha de pagamento

O que é?
O débito automático é uma das formas de pagamento da mensalidade disponibilizada ao acadêmico. Em todos os meses, é debitado na conta bancária do estudante o valor da mensalidade, sem que ele tenha a preocupação de se dirigir a uma agência bancária para a quitação.

Procedimento
O acadêmico solicita o débito automático da mensalidade em conta bancária ou, se for funcionário da Instituição, o desconto em folha de pagamento. É preenchido um formulário para realizar tais procedimentos. Após o recebimento pelo atendente, o documento é lançado no sistema e encaminhado para o banco efetivar o débito e o desconto em folha para o departamento pessoal.

Documento
Preencher e assinar formulário específico na Centac.

Universidade do Extremo Sul Catarinense.