Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Contato

E-mail:
centac@unesc.net
Telefone:
(48) 3431.2545
Local:
Bloco do Estudante, ao lado da Biblioteca
Horário:
das 9h30 às 21 horas sem fechar ao meio-dia

Graduação e Disciplinas

1) Aproveitamento de disciplinas

O que é?
Consiste em utilizar disciplinas já cursadas em outras universidades ou cursos da própria Instituição, para aproveitar na grade curricular do curso no qual o aluno está matriculado.

Procedimento
O atendente preenche o requerimento via sistema, que é encaminhado para o Setor de Registro e Controle Acadêmico (Serca). Todas as solicitações são analisadas por cada equipe dos cursos da Universidade. Para isso, o acadêmico pagará uma taxa administrativa para a realização deste serviço.
Caso tenha realizado curso em outra Instituição, são necessários histórico escolar e ementas originais e carimbadas pela Instituição de ensino.

2) Certidão de disciplina isolada

Procedimento
Após a conclusão da disciplina, o acadêmico faz a solicitação da certidão ao atendente da Centac. Este preenche o requerimento e encaminha para o setor de Registro e Controle Acadêmico. O documento é assinado pela Secretaria Acadêmica. A certidão deve ser solicitada sempre que se concluir alguma disciplina isolada. Prazo de entrega: 2 dias úteis

3) Desistência de curso

O que é?
É a desistência do aluno do curso e da Instituição, protocolada pelo aluno. O pedido é feito pelo estudante da primeira fase do curso.

Procedimento
Todos os alunos de primeira fase de qualquer Graduação da Unesc podem pedir desistência de curso. O aluno deve ir ao curso e retirar a autorização com o coordenador. Em seguida deve se dirigir à Centac e realizar a solicitação ao atendente, com a informação e o motivo da desistência. Assim, o financeiro do acadêmico é encerrado.

Documento
Documento de identificação pessoal.

4) Ingresso com curso superior

O que é?
É o ingresso de uma pessoa que já possui formação acadêmica superior e deseja realizar outro curso de Graduação

Procedimento
O atendente preenche o requerimento de solicitação de ingresso com curso superior. São anexados os documentos necessários e enviados para a Serca, que encaminha para a Secretaria Acadêmica, que encaminha para o curso fazer a análise do deferimento. O atendente informa o dia do resultado desse processo.

Documentos
 Cópia da certidão de nascimento, identidade, CPF, atestado de vacina contra rubéola (Para mulheres até 40 anos), histórico original, programa original das disciplinas já cursadas, cópia do diploma autenticado e cópia do título de eleitor.

5) Matrícula em disciplinas isoladas

O que é?
É qualquer disciplina que integre a grade curricular de cursos superiores de Graduação, que pode ser cursada na busca de novos conhecimentos e aprendizado de pessoas que já possuam formação em nível superior ou ensino médio. Não poderão ser cursadas na modalidade isolada disciplinas de Estágio, TCC e pré-requisitos.

Procedimento
A matrícula da disciplina isolada é realizada pelo curso. Após esse procedimento, o acadêmico vai até a Central de Atendimento do Acadêmico (Centac) e retira seus boletos de matrícula e mensalidades da disciplina isolada.

Documento
Histórico escolar do ensino médio ou histórico de Graduação e documentos pessoais.

6) Matrícula do Processo Seletivo Unificado - SIM (Sistema de Ingresso por Mérito)

O que é esse processo seletivo?
O SIM é uma forma de ingressar na Universidade e realizar o curso de Graduação que o aluno almeja, por meio da avaliação e aprovação do histórico escolar do estudante.

Procedimento
 Após a etapa de averiguação do histórico escolar, a matrícula é realizada pelo Setor de Registro e Controle Acadêmico (Serca) na CENTAC. O novo acadêmico retira o contrato de matrícula e efetua o pagamento da 1ª parcela, confirmando assim, seu ingresso na Universidade.

Documentos
 Documento de identificação pessoal, certificado de ensino médio e histórico escolar de ensino médio. Histórico e certificado de conclusão do ensino médio (2º grau) – cópia autenticada. O candidato que concluiu o curso técnico deverá apresentar o diploma registrado, conforme Resolução n. 24/88 do CEE/SC. O diploma do ensino médio (2º grau) deverá satisfazer as exigências da Portaria Ministerial 726/67 e Parecer 3702/74/CFE. Candidatos que concluíram o ensino médio (2º grau) no exterior deverão apresentar documentos de equivalência de estudos expedidos pelo órgão competente. Diploma de conclusão do ensino médio (2º grau) – cópia autenticada.Certidão de casamento ou nascimento – legível e atualizada.Carteira de Identidade – legível e atualizada. CPF próprio.Título de eleitor. Atestado de vacina contra rubéola (ou tríplice) para o sexo feminino, conforme exigência da Lei Estadual n. 10.196/96 de 24/07/96 – artigo 2º § único.Certificado de reservista para o sexo masculino.Atestado médico com CID, para alunos com deficiência.  

7) Reingresso por abandono ou trancamento

O que é?
 Retorno do acadêmico que está em situação de abandono ou trancamento para o curso. O retorno é para o mesmo curso e para a grade curricular vigente. O prazo para Solicitação do reingresso é divulgado no edital de veterano.

Procedimento
O acadêmico interessado em voltar para a Universidade deverá efetuar seu pedido na Centac.

Documentos
Identidade, CPF e comprovante de residência.


8) Trancamento de matrícula

O que é?
É a solicitação formal do trancamento da matrícula do acadêmico na continuidade dos seus estudos. O aluno que faz esse procedimento pode ficar trancado por tempo indeterminado. Quando retornar, apenas terá que se enquadrar à grade curricular vigente.

Como fazer?
O aluno deve o curso e retirar a autorização com o coordenador e assim procurar a Centac para realizar o procedimento de trancamento da matrícula. Para que isso seja possível, sem questões burocráticas, é necessário que o acadêmico esteja em dia com as suas responsabilidades financeiras com a Instituição.

Documento
Documento de identificação pessoal e comprovante de residência.

9) Transferência externa

O que é?
Solicitação de um acadêmico de outra Instituição que deseja ingressar na Unesc.

Procedimento
atendente da Centac solicita a documentação necessária, preenche o requerimento com o pedido de transferência. São anexados os documentos ao requerimento e encaminhados para a Secretaria Acadêmica. A Secretaria envia ao curso para análise do pedido. Em caso de deferimento, será efetivada a matrícula conforme data definida em calendário Institucional.

Documentos
Documentos Pessoais (cópias): certidão de nascimento ou casamento (atualizada); carteira de identidade; CPF e atestado de vacina contra Rubéola (para mulheres até 40 anos). Histórico escolar, com a respectiva nota, carga horária e dados do vestibular, original; Histórico Escolar do 2º Grau (cópia autenticada); programas das disciplinas cursadas com aprovação, originais (carimbadas e assinadas); fotocópia do ato oficial de reconhecimento ou autorização do curso; Declaração da Situação Acadêmica do aluno (atestado de matrícula ou trancamento de matrícula) atualizada, original; Declaração de regularidade junto ao Enade; preenchimento do requerimento na CENTAC, anexando toda a documentação; cópia do termo de concessão de bolsa, no caso, de o aluno possuir Prouni, retirada na Instituição de origem e cópia do título de eleitor.

 

10) Troca de curso

O que é?
É quando o acadêmico deseja trocar o curso que está estudando.

Procedimento
O acadêmico faz a solicitação ao atendente da Centac, que preenche o requerimento online e envia para o curso.

Documento
Documento de identificação pessoal.

Obs.: poderá ocorrer reingresso com troca de curso.

Universidade do Extremo Sul Catarinense.