Nutrição

imagem do site

Diferenciais

O Curso de Nutrição apresenta excelente estrutura física, com laboratórios de técnica dietética e tecnologia dos alimentos, avaliação nutricional, bromatologia, anatomia, fisiologia, microbiologia e parasitologia, além do Ambulatório de Nutrição, na Clínica Integrada da Unesc.

O curso desenvolve aulas práticas desde as primeiras fases. Convênios com as prefeituras dos municípios da região, hospitais, empresas de alimentos e outras instituições.
Os acadêmicos são estimulados à produção e apresentação de trabalhos científicos, bem como participação em eventos nacionais e internacionais.
Realização de semanas acadêmicas, cursos, jornadas de nutrição e palestras.
Corpo docente altamente qualificado, com doutores, mestres e especialistas.

Facilidades para realização do curso

O aluno que se integra às atividades do curso pode participar de programas de pesquisa em áreas técnicas relacionadas, nos quais estão previstas bolsas de Iniciação Científica ao PIBIC, e também ao artigo 170.
Além disso, poderá contar com programas de financiamento de estudos, como o Crédito Pravaler, cuja simulação do valor da mensalidade poderá ser feita diretamente no site da Unesc.

O que você vai aprender

Terá ferramentas para prestar assistência nutricional, planejando, analisando, prescrevendo, supervisionando e monitorando a terapia nutricional de enfermos. Saberá avaliar, diagnosticar, intervir e acompanhar situações de risco nutricional. Terá conhecimento técnico para planejar e implementar ações de nutrição para os diferentes grupos de comunidade. Aprenderá a atuar como formulador de políticas públicas de saúde, em todos os níveis. Saberá planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar unidades de alimentação.

Temáticas

O curso de Nutrição da Unesc acompanha os princípios educacionais da Universidade, com a construção do conhecimento teórico articulado à prática e contextualizado na sociedade. Contempla, além das disciplinas básicas e profissionais, o estímulo ao estudo independente, com o objetivo de qualificar a atuação do futuro profissional. A proposta curricular visa formar um profissional nutricionista capaz de atender a saúde, tomar decisões, comunicar-se, exercer lideranças, administrar, gerenciar e estar permanentemente em aprendizagem nos setores relativos a sua área de abrangência.

Mercado de Trabalho

Hospitais, clínicas, instituições psiquiátricas, SPAs, ambulatórios, consultórios, bancos de leite humano, alimentação coletiva (restaurantes institucionais e comerciais, refeições transportadas), programas de alimentação e nutrição (federais, estaduais e municipais), gastronomia, hotelaria e turismo, indústrias alimentícias, ensino e pesquisa. O mercado de trabalho para o nutricionista é promissor e vem se apresentando em franca expansão, especialmente em função do reconhecimento de sua importância e ainda das múltiplas novas frentes de atuação que estão se abrindo. 

Perfil do Profissional

O nutricionista deve ser um profissional apto a atender a alimentação e a nutrição humana em todas as dimensões, na promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como de doenças de indivíduos ou grupos populacionais.

Turno - Duração

Noturno, com estágios matutinos ou vespertinos - Mínimo de 4 anos

  • imagem do selo
  • imagem do selo
  • imagem do selo
  • imagem do selo