Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Contato

E-mail:
seai@unesc.net
Telefone:
(48) 3431.2720
Local:
Bloco da Reitoria, 2º Pavimento
Horário:
De segunda a sexta-feira das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 22h00.

Avaliação Institucional

O que é?

É um processo contínuo e permanente de autoconhecimento e de reflexão, visando a aprimorar a qualidade de ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativa.

 

Para que serve a Avaliação Institucional?

A Avaliação serve de diagnóstico para fins de planejamento, revisão e orientação, além de permitir que a Unesc perceba o grau de distanciamento entre os objetivos propostos e a prática estabelecida no cotidiano institucional. É um instrumento que a Universidade pode utilizar em sua trajetória do ser e do fazer-se Universidade comunitária.

 

Quais os princípios e valores da Avaliação Institucional da Unesc?

Na Unesc, a Avaliação Institucional tem os seguintes principios e valores:

  • oferecer e socializar informações precisas, por meio de processos avaliativos e propositivos, considerando a diversidade dos serviços prestados pela Instituição;
  • ter postura ética como princípio norteador das relações pessoais e profissionais, nos processos avaliativos;
  • agir com sigilo, imparcialidade e fidedignidade com os dados e as informações dos resultados obtidos nas avaliações;
  • realizar e promover o processo de avaliação de forma ágil, com seriedade e competência, assegurando a confiança e a credibilidade dos diagnósticos, possibilitando o seu uso no planejamento e na tomada de decisão;
  • comprometer-se com os processos avaliativos, com o Setor de Avaliação Institucional e com a Universidade;
  • acolher os colegas de trabalho, bem como as solicitações de avaliação dos setores, analisando a necessidade dos dados que se quer pesquisar e sua integração com o processo avaliativo Institucional;
  • persistir no aperfeiçoamento contínuo das ações da Avaliação Institucional;
  • favorecer, por meio dos resultados da Avaliação Institucional, processos de autoavaliação nos diversos setores da Instituição.

 

Em que se baseia a Avaliação Institucional da Unesc?

A Avaliação Institucional da Unesc surgiu no contexto do debate nacional sobre Avaliação Institucional que deu origem ao Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB). Neste, defendia-se um processo de avaliação contínua e sistemática que desse maior visibilidade às condições de ensino e ao mesmo tempo fornecesse elementos para o planejamento da gestão e do desenvolvimento da educação superior. Na Unesc, a Avaliação Institucional tem caráter pedagógico e procura subsidiar os gestores com dados qualitativos e quantitativos nas tomadas de decisão, buscando essencialmente a qualidade dos serviços prestados. Atualmente, a Avaliação Institucional da Unesc segue as diretrizes e orientações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído em 2004 por lei federal.

 

Quando foi realizada a primeira avaliação?

Foi 1998 que se realizou a primeira avaliação do ensino de Graduação. A equipe era formada por pessoas convidadas para colaborar na elaboração dos instrumentos, tabulação e entrega dos resultados aos professores. A Unesc, impulsionada pela necessidade de mudanças face ao crescimento da Instituição, passou por uma reforma na estrutura acadêmico-administrativa no ano de 2007, por meio da qual a Comissão de Avaliação Institucional (ComaviI) deixou de ser uma comissão, tornando-se um Setor de Avaliação Institucional (SEAI), que trabalha colaborativamente com a Comissão Própria de Avaliação (CPA).

 

Como realizo a avaliação?

Acesse aqui o sistema e preencha a avaliação.

Universidade do Extremo Sul Catarinense.