logomarca da Unesc

Tecnologia em Cerâmica e Vidro

imagem do site

Diferenciais

O curso de Tecnologia em Cerâmica e Vidro é um curso novo da Unesc, específico para as indústrias de  materiais cerâmicos e vítreos, com ênfase nas indústrias de revestimentos cerâmicos, refratários sanitários e louças de mesa, cerâmica vermelha, cerâmica artística e vidros e vidrados cerâmicos, incluindo os pigmentos cerâmicos.

O corpo docente é altamente qualificado, sendo doutores, mestres e especialistas. O curso também enfatiza a formação do acadêmico em princípios básicos de gestão tecnológica. É um curso anual, dividido em sete semestres (fases), sendo que as disciplinas contemplam atividades laboratoriais, desde as primeiras fases. É um curso de tecnologia moderno, dividido em quatro módulos, com as disciplinas agrupadas por formação específica: Básico, Cerâmica Básica, Processamento Cerâmico e Gestão aplicada a tecnologia, além do estágio curricular obrigatório.

Facilidades para a realização do curso

O aluno que se integra nas atividades do curso poderá participar de programas de pesquisa em áreas técnicas relacionadas, com bolsas de Iniciação Científica e, também, em programas vinculados ao Artigo 170.

Além disso, poderá contar com programas de financiamento de estudos, como o Crédito Pravaler, cuja simulação do valor da mensalidade poderá ser feita diretamente no site da Unesc.

O que você vai aprender

O curso de Tecnologia em Cerâmica e Vidro foi concebido de forma a direcionar as atividades científicas para campos de interesse articulados às necessidades tecnológicas regionais e nacionais. A interdisciplinaridade do curso traz, como resultado mais imediato, a formação de um profissional dotado de capacidade de utilização dos recursos de diversas áreas para a resolução de problemas científicos e tecnológicos da área de cerâmica e vidro.

Tal formação traduz-se em uma maior capacidade de diálogo entre profissionais da área de tecnologia em cerâmica e vidro, contrapondo-se a superespecialização típica de um programa de estudos avançados.

Temáticas

O curso de graduação em Tecnologia em Cerâmica e Vidro contempla matérias gerais de formação científica e especifica, como: Materiais Cerâmicos, Técnicas de Caracterização, Operações Unitárias, Termodinâmica, Geologia, Tecnologias Cerâmicas (revestimentos, cerâmica vermelha, refratários, sanitários e louças, cerâmica artística), Tecnologia em Vidrados Cerâmicos, Desenvolvimento de Produtos Cerâmicos, dentre outras. Também são previstas disciplinas de prática laboratorial. O tecnólogo em Cerâmica e Vidro desenvolverá habilidade de planejamento e controle da produção, gestão da qualidade, análise da viabilidade de novos negócios, custos industriais e segurança no trabalho.

Mercado de Trabalho

Os setores de cerâmica vermelha, refratários e vidrados, revestimentos e mesmo os setores de louças e sanitários são extremamente importantes para o mercado nacional, tendo participação no PIB (Produto Interno Bruto) de 1,0%. O total do setor soma US$ 6,29 bilhões por ano.

O desenvolvimento tecnológico tem sido constante, principalmente no setor de revestimentos e a perspectiva de crescimento, tanto no mercado interno, quanto no mercado de exportação, é iminente.

Perfil do Profissional

O curso de Tecnologia em Cerâmica e Vidro pretende formar profissionais especializados nas áreas de materiais cerâmicos e vítreos, voltados aos processos produtivos e à sua gestão, com capacidade para desenvolver estudos, conhecimentos, serviços e técnicas, bem como otimizar processos produtivos, coordenar equipes de trabalho, com visão empreendedora, gestão administrativa e princípios éticos.

Turno - Duração

Noturno e, a partir da 3ª fase, também aos sábados pela manhã. Mínimo de 3 anos e meio.