Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Festival Noite de Luz

O Natal é a maior festa do cristianismo e tem sido, ao longo da história, motivo das mais variadas manifestações pelos povos cristãos. Nos dias atuais o sentido verdadeiro do Natal tem dividido seu espaço e contemplando diversos outros setores como: comércio, bancos, imprensa, turismo, companhias aéreas e diversas outras, sendo que, de todos, a figura do Papai Noel é o centro de atenções.

No entanto, a música erudita e a encenação da Natividade são características e têm uma conotação que as diferenciam de todas as outras manifestações artístico-culturais. Não importa o idioma ou o ritmo, ao ouvi-la e vê-la, sabemos que é de Natal. Neste sentido, o FESTIVAL NOITE DE LUZ é a materialização destes sentimentos, destas manifestações.

No dia 04 de dezembro de 2011, aconteceu o Festival Noite de Luz no Parque das Nações, evento em parceria com o CDL e Prefeitura Municipal de Criciúma. O evento de artes integradas contou com a participação de grupos de canto coral, músicos e grupos de dança da região, que fizeram breves apresentações individuais e finalizarão se reunindo num grande espetáculo natalino. A culminância do evento foi a encenação da Natividade (nascimento de Cristo).
 
 
O Festival Noite de Luz é um projeto aprovado na Lei Rouanet – Ministério da Cultura. 
A entrada ao evento é gratuita a todos e de classificação livre. 
 

Objetivos

 
Viabilizar o intercâmbio entre artistas da música/canto coral, erudita e instrumental, possibilitando um espaço para maior visibilidade de suas ações, contribuindo assim para o compartilhamento de experiências entre os grupos culturais participantes.
Consolidar o Festival “Noite de Luz”, tornando-o um evento que marca o início das comemorações natalinas e tornando-o uma atração turística e cultural para a região do extremo sul catarinense, por meio de um grande concerto natalino envolvendo música erudita, dança e teatro.
Promover um espetáculo cultural para a comunidade regional, fazendo uso de tecnologias de produção sonora, visual e cênica e de efeitos que visam sensibilizar e formar o público apreciador do canto coral, da dança e do teatro.
Promover a campanha “Natal Solidário”, onde os espectadores são convidados a doar alimentos não perecíveis para doação a grupos em situação de risco social na cidade de Criciúma.
Estabelecer vínculos com a comunidade regional em prol da cultura, contribuindo para formação de plateia para os trabalhos culturais da região.
 

 

Universidade do Extremo Sul Catarinense.