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Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Cultura africana na música

Ano: 9º ano


Tema

Cultura africana na música brasileira

Problematização

Como o afro-descendente e sua cultura participam da música brasileira?

Conhecimentos envolvidos

Artes - História

Professores/disciplinas diretamente envolvidos

Julmara (Artes)

Objetivo Geral

Reconhecer a presença da cultura africana e do afro-descendente dentro da música e determinadas manifestações culturais brasileiras.

Justificativa

Desde o ano de 2003 foi promulgada a lei 10.639, que instituiu a obrigatoriedade da inclusão da história e cultura africana e afro-brasileira dentro dos currículos escolares. Esta lei veio como tentativa de dar visão a um outro lado da história do afro-descendente, que geralmente é contada de forma distorcida, na perspectiva de grupos hegemônicos.

Sendo que mais de 50% da população brasileira é afro-descendente (dados do senso do IBGE do ano 2000), negligenciar suas contribuições culturais é ignorar a identidade brasileira. Estas contribuições estão presentes na culinária, na música, nas festas, na religiosidade e até mesmo em nosso vocabulário.

Com o intuito de valorizar a imagem do afro-descendente e de sua cultura, desenvolveu-se o presente projeto, partindo do estudo de nomes afro-descendentes importantes dentro do samba brasileiro. Dessa forma, pretende-se mostrar uma imagem positiva do negro e de sua cultura, levando os alunos a conhecerem as raízes de nossa música, para que possam desta maneira valorizar o afro-descendente.

Avaliação

A avaliação acontecerá de maneira processual, usando a metodologia de registros e observação durante as aulas. Serão analisadas as produções artísticas dos alunos, textos produzidos, participação nos trabalhos individuais e em equipe.

Culminância

1. O trabalho culminou na apresentação das duas escolas de samba para as turmas das séries iniciais da escola. As crianças receberam as letras dos sambas enredos e cantam junto com os alunos do ensino fundamental. Este projeto terá continuidade com as turmas das séries iniciais. Já iniciamos fazendo um estudo das letras dos sambas-enredo.

2. Ao final do projeto, os alunos elaboraram textos destacando os pontos principais e ressaltando o aprendizado. Os destaques foram:

  • Compreendemos a real importância do negro na formação social brasileira, nas cidades, na arte,no nosso dialeto,na música, e mesmo assim nossa sociedade é muito racista;
  • Aprendemos a importância dos negros na nossa cultura, culinária,vocabulário;
  • Aprendemos sobre os negros,sua cultura, sua influência no nosso meio,sobre as escolas de samba;
  • Pudemos ver a importância do negro em nossa sociedade;
  • Vimos que a cultura afro não está apenas na cor da pele ou na dança, mas também na culinária e na forma de falar (as palavras) e que influenciou muito a música popular brasileira;
  • A cultura afro não está somente na cor ou na dança, mas também na linguagem (palavras),gastronomia, entre outras;
  • Aprendemos sobre cantores ou compositores que fizeram o samba se desenvolver em nosso país;
  • Muitos alunos podiam pensar que África só lembrava escravos, macumba, trabalho pesado,mas não, afro é cultura, é arte, é dança, festa,cores;
  • Percebi que muitas vezes não levamos nossa cultura tão a sério, mas na verdade isto é muito importante porque nossa cultura se originou da mistura de várias outras, e o preconceito é uma coisa sem sentido porque foram os negros que nos ajudaram a ser o que somos hoje;
  • Descobrimos que o negro tem bastante influência na cultura brasileira e que o preconceito racial tem que acabar, pois todos somos humanos e temos os mesmos direitos e deveres;
  • O preconceito racial existe até hoje e a cultura afro-descendente está muito presente em nosso dia-a-dia, através das comidas, roupas, músicas, capoeiras;
  • Entendemos a influência da cultura afro no Brasil pois usamos algumas palavras de origem africana,escutamos estilos de músicas herdadas dos africanos.
  • Com os trabalhos desenvolvidos, os alunos dos 9ºs anos conheceram personalidades afro-descendentes importantes para a música brasileira, reconheceram o samba enquanto produção cultural, reconheceram a África como berço da humanidade, estudaram que “raça” é um conceito construído historicamente e que a imagem do negro escravo e submisso é fantasiosa. Além disso, discutiu-se a elitização do carnaval, reconhecendo que inicialmente as escolas de samba eram espaços de socialização.

Universidade do Extremo Sul Catarinense.