Laboratório de Psiquiatria Translacional

Unesc promove debate sobre Transtorno Bipolar no 17º Simpósio de Psiquiatria na Interface Cérebro e Mente

Unesc promove debate sobre Transtorno Bipolar no 17º Simpósio de Psiquiatria na Interface Cérebro e Mente
Evento contou com palestras de referências nacionais no assunto ao longo da sexta-feira e sábado (27 e 28/9) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Com foco no aperfeiçoamento do conhecimento acerca dos avanços no diagnóstico e no tratamento do Transtorno Bipolar foi realizado na Unesc, nesta sexta-feira e neste sábado (27 e 28/9), a 17ª edição do Simpósio de Psiquiatria na Interface Cérebro e Mente. O evento é promovido pelo Laboratório de Psiquiatria Translacional, ligado ao PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) e reuniu acadêmicos, professores, profissionais da área, visitantes e comunidade em geral para a construção do conhecimento através de dados epidemiológicos e neurológicos que envolvem o Transtorno.

Na manhã deste sábado, as atividades foram iniciadas com a palestra da doutora Silzá Tramontina, profissional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Hospital de Clínicas Porto Alegre. Silzá trouxe à Unesc informações sobre os diagnósticos diferenciais do Transtorno Bipolar na infância e adolescência. Conforme a médica, o diagnóstico e o tratamento são ainda mais desafiadores quando se trata de pacientes nestas fases da vida. Entre as necessidades especiais nesses casos, de acordo com Silzá, está a relação de proximidade criada com a família do paciente. “O que cura é o vínculo. Se eles não têm vínculo conosco não tomam nem o remédio e não realizam o tratamento”, destacou.

Ainda durante a manhã os participantes aprenderam com a experiência da professora Dayane Diomario da Rosa. A psiquiatra tratou sobre a temática “Dependência química no Transtorno Bipolar: diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento”, apresentando dados sobre a frequência e os reflexos do uso de variados tipos de droga.

De acordo com Dayane, são muitas as consequências da combinação da medicação e dos entorpecentes. “Evidentemente o uso das drogas atrapalha e muito o tratamento do bipolar. Os pacientes que fazem o uso das substâncias apresentam mais episódios de alterações de humor, desestabilização do quadro clínico, em casos de internação encontram dificuldade de remissão, além as interações medicamentosas associadas aumentaram o risco de suicídio”, pontuou.

Demais abordagens do dia

O sábado de Simpósio seguiu até o fim da tarde com a abordagem de muitos outros assunto. Entre as temáticas tratadas entre o Tratamento do Transtorno Bipolar centrado no paciente: atualização das diretrizes do CANMAT 2018 e os 71 anos de pesquisa de lítio: do acaso ao “gold-standard” no Transtorno Bipolar, ainda pela manhã.

Ao longo da tarde os palestrantes compartilharam conhecimento sobre metas e indicações para psicoterapia no Transtorno Bipolar: do paciente ao cuidador; Intervenções não medicamentosas para Prevenção de Agudizações no Transtorno Bipolar; ferramentas tecnológicas no Transtorno Bipolar: Telemedicina, Machine Learning, Aplicativos; Urgências e Emergências no Transtorno Bipolar e Níveis de Atenção Primária, Secundária e Terciária em Saúde Mental Disponíveis no Brasil e em SC.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de setembro de 2019 às 17:25
Compartilhar Comente

Deixe um comentário