Laboratório de Psiquiatria Translacional

Transtorno depressivo maior

Transtorno depressivo maior
Mais imagens

A associação entre o Transtorno Depressivo Maior e fatores inflamatórios tem sido extensamente estudada. Um artigo publicado recentemente traz a relação entre a PCR (Proteína C reativa), a qual é produzida no fígado e é um dos principais marcadores de fase aguda de processos inflamatórios) e o TDM.

No estudo foram incluídos 231 indivíduos com quadro de Transtorno Depressivo moderado a severo, conforme escalas escolhidas. E foi encontrada uma relação com níveis elevados de PCR e gravidade dos sintomas depressivos. Porém, essa associação foi significativa apenas entre as mulheres. Nesse grupo, os sintomas que apresentaram maior relação foram humor, perda de interesse e apatia, sintomas cognitivos e ideação suicida.

As questões hormonais possivelmente estão relacionadas com a resposta no PCR, mas novas investigações são necessárias para elucidar esses questionamentos.

Esses estudos demonstram a necessidade de ampliar a busca pela compreensão da fisiopatologia dos transtornos psiquiátricos, uma vez que revelam a associação de vários fatores, além da conhecida alteração dos neurotransmissores.

16 de março de 2017 às 17:55
Compartilhar Comente

Deixe um comentário