Departamento de Desenvolvimento Humano

Prevenção de acidentes por animais peçonhentos

Colaboradores da Unesc estiveram reunidos nesta quarta-feira (13/6) para participarem da capacitação “Prevenção de acidentes por animais peçonhentos”, ministrado pelo biólogo Rodrigo Ribeiro de Freitas. O encontro faz parte das atividades do Proadh (Programa de Aprendizagem e Desenvolvimento Humano), realizado pelo DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano da Unesc). O curso teve a parceria da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

O objetivo da capacitação foi levar orientações de como prevenir os acidentes com os animais peçonhentos e caso ocorra, saber como agir e quais atitudes tomar em cada situação, por meio de palestras e reconhecimento visual das espécies de interesse médico. Além de levar maior informação para profissionais que atuam também fora do campus e despertar a consciência ecológica de cada funcionário, desmentir certos mitos e lendas a respeito dos animais, como evitar encontros desastrosos com os mesmos e a maneira correta de proceder no caso de um acidente.

Segundo Freitas, são de fundamental importância tais orientações, visto que há uma exposição do público em geral a ambientes amplamente povoados por animais, incluindo espécies peçonhentas. “É notável a falta de informação e conhecimento sobre os animais em questão. O crescimento populacional desenfreado, ocupação de áreas periféricas das cidades e o acúmulo de resíduos são os principais fatores que levam aos acidentes, pois alguns animais peçonhentos como aranhas, escorpiões e serpentes, alimentam-se respectivamente de baratas e roedores, presas que vivem em meio ao lixo”.

14 de junho de 2018 às 13:23
Compartilhar Comente

Deixe um comentário