Reitoria

Acolhimento, informação e linguagens urbanas marcam Recepção aos Calouros

Acolhimento, informação e linguagens urbanas marcam Recepção aos Calouros
Evento de boas-vindas envolve novos estudantes dos cursos presenciais e EAD da Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

As boas-vindas aos estudantes da Universidade estão sendo bem ao estilo Unesc: com muita alegria, acolhimento, informação e valorização da arte e de artistas locais. Nesta segunda e terça-feira (17 e 18/2), a Reitoria e gestores da Instituição recebem os novos acadêmicos em um evento que marca o início da caminhada de tantas pessoas pelo universo do ensino superior. Uma delas é Carol Alves, 18 anos, que na manhã desta terça-feira participou da Recepção aos Calouros e reforçou o desejo de ser psicóloga. “Estive no Unesc Profissões ano passado e gostei muito do que vi da Universidade. Psicologia sempre foi um desejo, pois quero muito ajudar as pessoas com o meu trabalho”, conta.

Durante o evento, Carol pode prestigiar apresentações de dança do Coletivo Soul e de Luiz Fernando Coutinho de Aguiar, o Fernandinho, além de participar de uma dinâmica com o professor de Educação Física e egresso da Unesc, Tiago Duarte, além de receber as boas-vindas da reitora, Luciane Bisognin Ceretta, do vice, Daniel Preve e da equipe de gestão universitária. Participou ainda do tour pelo campus e viu artistas da região e professores e alunos da Universidade mostrando o seu talento com trabalhos de grafite, dança, música e pintura dentro das “linguagens urbanas”, tema da Recepção neste semestre.

A blogueira Pâmela Leal Quintian Ramos (@pamcontatudo) também escolheu a Unesc para iniciar os estudos no curso de Psicologia no primeiro semestre de 2020. Ela afirma que para a sua segunda graduação, optou por poder vivenciar as oportunidades que uma Universidade oferece – o que inclui além do ensino, pesquisa e extensão. “Eu já me graduei em uma faculdade e hoje vejo a importância para o currículo e para o conhecimento estar em uma Universidade. Acredito que como influenciadora digital, é sempre importante ter conteúdo”. 

Thiago Mathias, calouro de Fisioterapia, conheceu a Universidade por meio da Unesc Profissões de 2019. “Me interessei pelo curso e escolhi estudar aqui porque tenho parentes formados pela Universidade e que elogiaram muito ela”.

O evento também foi um momento de acolhida aos pais. Claudionir Euzébio, veio acompanhar a filha Monique, caloura de Odontologia. Ele, que é aluno da pós-graduação da Universidade, afirma que a expectativa é a Universidade colabore, além da formação profissional, com o crescimento humano da filha.



A Recepção aos Calouros, encerrará na noite desta terça-feira e nesta quarta-feira (19/2), os acadêmicos irão participar das aulas inaugurais de seus cursos.

Programa Acolher

Durante o evento, o coordenador do Programa Acolher, Zolnei Vargas, apresentou a iniciativa pensada para o cuidado com os acadêmicos e alunos do Colégio Unesc. “Falar do Programa Acolher é falar em saúde mental. A nossa equipe, formada por psicólogos e em breve, um profissional de Enfermagem, está preparada para receber cada um de vocês pelo tempo em que estiverem estudando na Universidade”, comenta.

O Acolher oferece atendimentos gratuitos com acolhimento, orientação e aconselhamento, prevenção e promoção à saúde mental, psicoterapia breve e estendida, grupos operativos, terapêuticos e psicoterápicos. “Os casos que necessitam desse acolhimento serão identificados por professores, coordenadores, colaboradores de diversos setores ou pela demanda espontânea do aluno que venha a procura do serviço”, salientou.

O programa funciona no espaço da Centac (Central do Estudante) e o contato pode ser feito pessoalmente, pelo e-mail acolher@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-4534.

Trote Solidário

Vargas também apresentou o Trote Solidário aos estudantes e os convidou a participar. Neste semestre, as instituições que receberão as doações arrecadadas de 26 de fevereiro a 20 de março (período do Trote Solidário) serão: Asilo São Vicente de Paula, Asilo Rede Viva, Lar de Auxílio aos Idosos Feistauer, Casa da Infância, Associação Beneficente Nossa Casa, Associação de Amigos do Autista (AMA-Rec), Associação Beneficente Abadeus e Legião da Boa Vontade.

Os donativos poderão ser entregues terças e quintas-feiras, das 10 às 12 horas e das 16h30 às 22 horas, no Ginásio de Esportes José Antônio Carilho.

No dia 26 de fevereiro, com o apoio do DCE (Diretório Central dos Estudantes) e dos CAs (Centros Acadêmicos), haverá o cadastro e inscrição das equipes para o Trote Solidário.  

Boas-vindas da Reitoria e representação estudantil


A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, explicou o funcionamento de uma Universidade Comunitária como a Unesc, que é da comunidade e tudo que arrecada, reinveste em projetos, na estrutura, nos atendimentos para a comunidade em áreas como a saúde e direito. “Somos uma universidade internacionalizada, uma universidade de referência. Vocês estão aqui hoje porque fizeram a escolha por uma instituição que é conceito máximo do Ministério da Educação. A Unesc é um cabedal de oportunidades mas cada qual constrói a sua trajetória. Vocês terão aqui, não tenho dúvida, os melhores anos de suas vidas e as melhores experiências formativas”.

O vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, afirmou que é uma grande satisfação receber os calouros. “Vocês escolheram por uma das melhores universidades do país, do Estado e a melhor do Sul de Santa Catarina. Nesse período que vocês estarão na Unesc, vocês serão orientados pelos professores e poderão participar de vários projetos e programas que irão agregar a sua formação. Aproveitem tudo que a Unesc oferece. Este espaço é de vocês. Utilizem ele. Que vocês façam os melhores anos de suas vidas nesta instituição”.

Os calouros da Unesc também foram acolhidos pelo vice-presidente do DCE, Guilherme Strelow e os representantes da UCE (União Catarinense do e das Estudantes) Suzel Ramos e José Felipe Comper.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de fevereiro de 2020 às 16:56
Compartilhar Comente

Deixe um comentário