Reitoria

Retrospectiva Unesc - Segundo Semestre

Retrospectiva Unesc - Segundo Semestre
As atividades na Universidade tomaram ritmo mais ainda mais acelerado nos últimos seis meses, o que trouxe resultados excelentes Mais imagens

2019/2: Segundo semestre ainda mais intenso e cheio de realizações

Repaginação da Sala dos Municípios – 17 de julho

Iniciando a segunda metade de 2019 a Universidade inaugurou o novo espaço da Sala dos Municípios. Repaginado e ressignificado, o setor ganhou nova sede, inaugurada oficialmente no dia 17 de julho. Além da emoção de receber convidados e a comunidade interna para celebrar a inauguração, o dia contou ainda com a emoção de homenagear a fundadora do setor, a economista Maria Julita Volpato Gomes, ex-colaboradora da Universidade, que empresta o nome à Sala, que tem o propósito de ser a porta de entrada das demandas de todos os municípios das regiões da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e da Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna) na Universidade.

Rota SC na Unesc – 25 de julho

Lideranças das três regiões, Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e Amurel (Associação Municípios Região de Laguna), assim como a comunidade acadêmica da Unesc e a comunidade externa, estiveram reunidos no Auditório Ruy Hülse para a primeira edição do projeto “Rota SC - Inovação é o nosso combustível”. A ação foi realizada em parceria entre a Universidade, por meio da Sala dos Municípios, o governo do Estado e as Associações em prol da aproximação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e seus setores das demandas da comunidade.

Início das atividades do Bike Unesc – 12 de agosto

Desde o dia 12 de agosto estudantes, professores, funcionários e visitantes que estiverem na Unesc têm a oportunidade de utilizar bicicletas para transitar pelo campus. Trata-se do projeto Unesc Bike, ação promovida pela reitoria da Instituição como forma de melhorar a experiência daqueles que vivem a Universidade. Em cerimônia com descerramento de uma placa de inauguração, a Unesc deu início nesta noite ao projeto, que conta com 50 bicicletas disponibilizadas para empréstimo em quatro pontos do campus. Para que a ação fosse colocada em prática uma ciclovia foi sinalizada em todo o espaço da Universidade.

Lançamento do Curso de Gastronomia – 21 de agosto

O Curso Superior de Gastronomia da Unesc não poderia ter tido início mais especial. Isso porque o seu lançamento oficial contou com evento prestigiado por convidados da Universidade, que puderam ouvir de perto o chef Henrique Fogaça, conhecido por sua participação no programa Master Chef. Na noite festiva, em 21 de agosto, os convidados conheceram mais detalhes sobre o curso, que terá formato diferenciado, sendo na modalidade híbrida, com aulas online e presenciais.

Lançamento Polo EAD Balneário Rincão – 5 de setembro

Um evento voltado ao compartilhamento de conhecimento oficializou a abertura do Polo EaD (Educação a Distância) da Unesc no Balneário Rincão, no dia 5 de setembro. A solenidade foi realizada na sede da Sociedade Recreativa Mampituba do Balneário com a presença de convidados da comunidade, lideranças da região, além dos gestores da Universidade e colaboradores envolvidos no projeto, contando com a palestra “Estratégias para alavancar o turismo”, ministrada pelo secretário de Turismo de Canela (RS), Ângelo Sanches.

Viagem Vale do Silício – 9 a 13 de setembro 

A Unesc participou da comitiva da Missão Vale do Silício do Senac/SC, que realizou visitas técnicas e reuniões entre 9 e 13 de setembro, dialogando com executivos e especialistas das áreas de tecnologia e inovação, além de lideranças de empresas, órgãos públicos e instituições de ensino sediados no Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos. Após o retorno o grupo se reuniu na Unesc para debater ações de inovação para o Sul do Estado. 

Recursos são liberados para o Centro de Inovação – 13 de setembro

Após meses de articulações e trabalhos internos com protagonismo da Universidade, foi oficializada a liberação de recursos no montante de R$ 8 milhões para a finalização da obra do sonhado Centro de Inovação de Criciúma. A partir da liberação do valor por parte do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, o prazo para finalização da obra é para agosto de 2020.

Unesc Profissões amplia olhares de estudantes da região – 18 e 19 de setembro

Em mais uma edição de sucesso, o Unesc Profissões recebeu mais de seis mil estudantes que vieram das mais diversas cidades do Sul de Santa Catarina e do Norte do Rio Grande do Sul. A Universidade recebeu os milhares de estudantes de braços abertos para conhecer de perto a estrutura do campus e as possibilidades oferecidas pelos mais de 40 cursos de graduação, além das ofertas em pós-graduação e extensão nos modelos presencial e a distância. Neste ano o evento contou com uma temática futurística.

Lançamento projeto Cidade Universitária em Araranguá – 24 de setembro

Lideranças dos municípios da Amesc estiveram reunidas, no dia 24 de setembro de 2019, no Clube Grêmio Fronteira para o lançamento do projeto Unesc Araranguá. A ação, realizada pela Universidade em parceria com a Weber Empreendimentos, significou uma evolução do projeto inicial, recebido pela região ainda no início de 2019. No novo formato, com uma projeção inovadora, a Unesc passou a contar com uma unidade na cidade e prepara sua estrutura que fará parte da Cidade Universitária para inauguração em 2020.

Semana de Ciência e Tecnologia – 21 a 25 de outubro

O maior evento institucional da Unesc, a Semana de Ciência e Tecnologia, teve a sua 10ª edição de 21 a 25 de outubro, em diversos locais do campus. As atividades foram desenvolvidas dentro do tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, alinhado à temática da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O evento ainda contou workshops, minicursos e apresentações de trabalhos, com a 6ª Feira de Inovação, o 19º Seminário de Iniciação Científica; o 11º Salão de Extensão; o 9º Salão de Ensino; o 5º Salão de Pós-graduação; o 6º Talento Musical; a 5ª Feira de Ciências; o 4º Bootcamp; o 4º Workshop de Arqueologia; o 2º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia; o 1º Seminário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana e a Jornada Empreendedora.

20º Unesc em Dança -  e 30 de novembro e 1º de dezembro

A edição que celebrou as duas décadas de história do festival Unesc em Dança marcou em grande estilo o aniversário. Com três dias de programação com oficinas, rodas de conversa e palestra com profissionais renomados e apresentação de 60 coreografias nas Mostras Sênior e Infanto-juvenil, o evento, considerado o maior do gênero no Sul de Santa Catarina, levou ao palco do Teatro Elias Angeloni, mais de 880 bailarinos de dez municípios das regiões de Tubarão, Criciúma e Araranguá.

Nova Centac – Dezembro

A partir de dezembro a Unesc passou a contar com espaço repaginado na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico). Com cenário moderno, funcional e confortável para quem procura o atendimento, a Central, que esteve em reforma ao longo de alguns meses, já atende no local tradicional, no Bloco do Estudante, dividindo espaço com o Setor de Estágios e Empregabilidade e com a Secretaria Acadêmica.

Novos doutorados

O ano de 2019 foi de novos ciclos iniciados também no que diz respeito à pesquisa na Unesc. Após a aprovação pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em 2018, tiveram início as atividades de doutorado no PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), no PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) e no PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais). 

Agendas em Brasília

Em diferentes oportunidades ao logo de 2019 a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, esteve em Brasília para importantes encontros em prol da Universidade. Entre as reuniões realizadas na Capital Federal a principal bandeira levantada foi a da defesa das Universidades Comunitárias.

Reformas no campus

A estrutura da Universidade passou por intensas modificações e melhoramentos ao longo de todo o ano. Novas passarelas entre os blocos da Instituição foram construídas, os auditórios P, Ruy Hulse e O foram reformados, assim como os refeitórios do Bloco S e Administrativo, todos os banheiros, estacionamentos, telhados e academia. Os Blocos Administrativo, do Estudante e outros diversos prédios receberam novas pinturas. A Centac (Central de Atendimento ao Estudante) foi ampliada, a iluminação renovada, o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) recebeu melhorias e a construção de uma nova fachada para o Colégio Unesc e um novo Auditório para 300 pessoas já estão em andamento. Outra novidade esperada pela comunidade acadêmica são os totens de geolocalização, que mostram os acontecimentos do dia a dia da Instituição.

Diálogos Unesc proporciona encontros para pensar a Universidade

O Diálogos Unesc, reuniu acadêmicos, funcionários e professores em encontros com Reitoria nos dias 23, 24 e 29 de abril, 14 de maio e 10 de outubro. A iniciativa da gestão universitária busca aproximar cada vez mais a comunidade acadêmica e abrir um espaço para o diálogo, para ouvir reivindicações, sugestões, elogios e debater ideias em prol do desenvolvimento de cursos, setores e da Universidade. Os pontos levantados durante os Diálogos Unesc são levados em consideração pela Reitoria no planejamento das atividades e vários deles já foram executados ao longo de 2019.

Um ano de reconhecimento – outubro, novembro e dezembro

Em 2019, o trabalho e o investimento feito pela Universidade em suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação foram reconhecidos em premiações nacionais e estaduais, assim como a própria Instituição. No dia 7 de outubro, o RUF (Ranking Universitário Folha), divulgado pela Folha de São Paulo, apontou a Unesc em primeiro lugar em pesquisa e em internacionalização em Santa Catarina entre as instituições não estatais e é a segunda em inovação. Em 11 de novembro, a Unesc recebeu o prêmio nacional “150 Melhores Empresas Para Trabalhar”, do Guia Você S/A. A seleção é feita pela FIA (Fundação Instituto de Administração), que ao longo de todo o ano faz análises e visitas a fim de, através dos dados coletados, identificar as instituições que se destacam em cada segmento.

No dia 2 de dezembro, a Universidade foi agraciada com o Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC 2019, honraria dada pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina para apenas seis empresas privadas e a apenas duas organizações sem fins lucrativos (Unesc está incluída nesta categoria), por apresentarem o melhor nível de desempenho em termos de Responsabilidade Social entre os 90 premiados pela “Certificação de Responsabilidade Social -  Uma Atitude de Valor Catarinense”. Já em 4 de dezembro, a Universidade recebeu o GPTW (Great Place To Work). O prêmio é resultado de uma pesquisa realizada pelo Grupo Hel e a NSC Comunicação junto aos colaboradores das empresas, onde são avaliados o ambiente de trabalho e estratégias de gestão de pessoas implantadas. A Unesc ficou em 11ª na categoria empresas de médio porte de Santa Catarina.

Cursos novos: Inovação e Tecnologia e Hospitalidade

O ano marcou a consolidação do projeto Unesc Virtual e a Instituição passou a oferecer sua qualidade para a EaD (Educação a Distância) além do campus, em Criciúma, chegando em Araranguá (em sua unidade, que também irá oferecer cursos presenciais) e em Balneário Rincão (com um polo). Baseada nas demandas atuais do mercado e pensando também no futuro, a Instituição lançou novos cursos na área de Inovação e Tecnologia na modalidade EaD: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Data Sciense e Big Data; Design de Aplicações e Interfaces Digitais; Gestão da Transformação Digital; Gestão de Cloud Computing e Redes de Computadores. Já na área de Hospitalidade, os novos cursos de 2019 foram o de Gastronomia, na modalidade híbrida (EaD e presencial), de Gestão de Turismo (EaD), de Hotelaria e de Eventos. 

PDI construído com a participação da comunidade interna e externa – ao longo de 2019

O PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), promoveu diálogos e reflexões sobre o futuro da Unesc, com a participação de estudantes, professores e funcionários da Instituição e da comunidade em geral. Iniciado em 2018, as atividades do PDI ocorreram ao longo de 2019 com o debate em torno de 26 eixos temáticos, que no final, agruparam-se em 12 eixos, cujos objetivos e metas foram traçados para que sejam definidos as ações e os prazos. Foram mais de 34 mil contribuições, entre fortalezas e possibilidades de qualificação. O PDI é uma iniciativa da Reitoria, executada pelo Seplan (Setor de Planejamento Institucional) para a construção de um planejamento da Unesc até 2023.

MEC avalia Unesc com nota máxima

Fechando um ano cheio de desafios e, principalmente, grandes realizações, a Unesc recebe nesta terça-feira (17/12) a principal notícia do ano: a avaliação com conceito máximo pelo MEC (Ministério da Educação). O resultado chega após a visita de avaliadores do Ministério, que estiveram na Universidade na última semana e, a partir de análises, reuniões e relatórios, chegaram à Nota 5, conceito máximo que reafirma a excelência da Unesc.

AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de dezembro de 2019 às 15:03
Compartilhar Comente

Deixe um comentário