Reitoria

Personagem Vitorino encanta crianças no lançamento de livro do Museu de Zoologia da Unesc

Personagem Vitorino encanta crianças no lançamento de livro do Museu de Zoologia da Unesc
Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski foi a responsável por narrar a história educativa para as crianças presentes (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A dedicação da professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski ao Museu de Zoologia da Unesc que leva seu nome deu novos frutos. O mais novo resultado de tamanho empenho ao projeto é o livro “Vitorino, a Tartaruga Vitoriosa”, lançado oficialmente na tarde desta segunda-feira (25/11). Em um evento que recebeu crianças do Colégio Unesc e do Bairro da Juventude oferecendo-lhes a sensação de estar dentro do mar, Morgana apresentou a história do novo personagem que faz parte do universo que ajuda o Museu a ensinar sobre educação ambiental.

A obra, que foi escrita por Morgana Cirimbelli Gaidzinski e ilustrada por Vamber Cabral sob edição da Ediunesc, tem o importante apoio da Polícia Militar Ambiental e foi distribuída gratuitamente para as crianças que lotavam o auditório Ruy Hülse.

A aluna do terceiro ano do Bairro da Juventude, Alice Mundes Fernandes, de nove anos, foi uma das crianças que se encantou com o que viu na visita à Unesc. Conforme ela, entre tantas coisas que gostou na tarde diferente que viveu na Universidade, uma lhe chamou mais a atenção. “Gostei muito do cinema”, destacou, referindo-se ao ambiente montado no Auditório para a contação da história e para o lançamento. Alice não conteve a alegria ao receber seu exemplar do livro do personagem Vitorino, compartilhando com as amigas a felicidade de ver as ilustrações e os diferenciais do livro.

Momentos gratificantes

Para a autora da obra e criadora do Museu, a tarde desta segunda-feira foi simplesmente gratificante. “Não dá para explicar a alegria de ver as crianças participando da contação da história, dedicando atenção ao momento”, apontou Morgana.

A ideia, conforme a professora, foi oferecer um ambiente alegre e lúdico, que envolvesse os pequenos no universo do meio ambiente e da cultura. “Queríamos, e acredito que conseguimos, atingir os sentimentos deles, as emoções, coisas que se alcança também com o universo da leitura e queremos passar por meio da educação ambiental”, completou.

O lançamento oficial do livro contou com a participação de representantes da Polícia Militar Ambiental, da Fundação Catarinense de Cultura, da Secretaria de Educação de Criciúma, da direção do Colégio Unesc, da diretora da Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, da assessora do gabinete da reitoria, Tatiane Macarini e do editor-chefe da EdiUnesc, Dimas de Oliveira Estevam, entre outras autoridades e visitantes.

A história

O livro narra a história de Vitorino, uma tartaruga marinha que enfrentou inúmeros desafios ao longo de sua vida nos oceanos, mas que conseguiu vence-los e, por isso é uma tartaruga vitoriosa.

Conforme Morgana, durante a narrativa Vitorino apresenta ao leitor as belezas do fundo do mar e também a fragilidade com que o ambiente marinho se encontra, devido aos diferentes impactos ambientais responsáveis pela perda da biodiversidade nos oceanos, como as redes de pesca, o derramamento de óleo e de esgoto doméstico, além do lixo jogado no mar. “A história de Vitorino apresenta também o ciclo de vida das tartarugas marinhas e curiosidades sobre a algumas espécies da fauna marinha como: a foca Vick, o lobo-marinho Teco, o polvo Octus e a baleia Frida”, acrescenta.

O livro aborda ainda a relação de Vitorino com o Museu de Zoologia da Unesc, desde a sua chegada, seu convívio com a equipe do Museu e suas descobertas sobre a importância do projeto na preservação da natureza por meio de suas práticas e ações educativas.

Vitorino acaba se tornando um personagem do Museu, e até é o porta-voz dos animais marinhos estabelecendo uma relação de interação com os visitantes levando de forma lúdica e divertida a mensagem do Museu de preservação e respeito à vida. 

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de novembro de 2019 às 17:47
Compartilhar Comente

Deixe um comentário