Reitoria

Escuta qualificada aos alunos encerra dias de PDI na Unesc

Escuta qualificada aos alunos encerra dias de PDI na Unesc
Ao longo de três dias a Universidade voltou suas atenções ao planejamento para os próximos cinco anos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Compartilhamento de ideias, debate de opiniões, levantamentos de possibilidades e muitas mentes pensando em prol de um grande objetivo: o planejamento para a evolução da Unesc. Assim foram os últimos dias, segunda, terça e quarta-feira (18 a 20/11), no campus da Universidade, que pulsa a palavra planejamento. Os três dias foram estipulados pela gestão da Unesc para que o foco das atenções se voltasse completamente para o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional). Finalizando as dezenas de atividades realizadas no período, na noite desta quarta-feira centenas de alunos participaram dos debates nos diferentes eixos e deixaram suas valiosas contribuições para a definição dos caminhos a trilhar no futuro próximo.

Inicialmente recepcionados no Auditório Ruy Hülse para apresentação de números das participações no projeto e orientações sobre as atividades da noite, os acadêmicos foram direcionados para salas de aula e dividiram-se em 12 eixos estratégicos elencados ao longo do ano: políticas para o ensino de graduação e para pesquisa e pós-graduação, internacionalização, meio ambiente e valores humanos, extensão, avaliação institucional, inovação, responsabilidade social, gestão, infraestrutura, sustentabilidade financeira e captação de recursos, políticas de atenção ao estudante e educação inclusiva.

Assim como nas atividades da tarde, em cada uma das salas, distribuídas de forma aleatória para que alunos de diferentes áreas do conhecimento pudessem dialogar e opinar sobre as mais variadas temáticas, as discussões foram orientadas por um professor e registradas por um relator escolhido entre os participantes.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, ao finalizar o processo de construção coletiva de planejamento estratégico e observar a incrível participação da comunidade acadêmica, o sentimento é de certeza de que a Universidade terá um ciclo de próximos cinco e dez anos muito intensos em realizações. “As ações estratégicas apontadas qualificarão ainda mais os aspectos acadêmicos, as políticas de gestão e os resultados institucionais em todas as esferas. Ver estudantes ao lado de professores e funcionários, construindo estratégias para a excelência, confere legitimidade a todo o processo colaborativo e inovador”, aponta.

Pós-graduação

Na manhã desta quarta-feira, professores e coordenadores dos PPGs (Programas de Pós-Graduação) da Unesc também estiveram reunidos para mais uma etapa do planejamento da pós-graduação na Universidade. Após mais um encontro dos grupos de discussão, houve a socialização das ideias e sugestões. Os trabalhos foram coordenados pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de novembro de 2019 às 22:05
Compartilhar Comente

Deixe um comentário