Reitoria

Atividade especial integra a Formação Continuada dos professores da Unesc

Atividade especial integra a Formação Continuada dos professores da Unesc
Noite desta segunda-feira (29/7) foi de reflexão e aprendizado (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os professores da Unesc iniciaram oficialmente, na noite desta segunda-feira (29/7), o segundo semestre letivo de 2019. Eles foram recepcionados nos períodos vespertino e noturno no Auditório Ruy Hülse para atividades especiais do projeto de Formação Continuada da Universidade. No início da noite o aprendizado ficou por conta da peça “Para guardar estrelas”, apresentada pelo grupo Cirandela. Em meio a um enredo engraçado e que envolveu a plateia, a peça chamou a atenção para a forma como a vida das pessoas gira em torno do tempo e como o tempo livre, a saída do modo automático, pode ser a porta de entrada para recordações únicas.

Na sequência, os professores que lotaram o auditório ouviram da Pró-reitora Acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toreti, algumas das orientações com relação ao Inova Unesc, programa lançado oficialmente nesta segunda-feira e que norteará o projeto de inovação curricular e pedagógica da Instituição. Os trabalhos, conforme Indianara, já estão sendo realizados em prol desse objetivo desde o início do ano, quando um grupo gestor foi formado para liderar o processo e, através de estudos e discussões, montar a estrutura do projeto. “Esse trabalho nos exige o sair da caixa, usar a criatividade e a pró atividade. É momento de olhar para fora e olhar para dentro. O cenário atual nos coloca muitos desafios e precisamos, mais do que nunca, definir ações e estratégias de como iremos encará-lo”, salientou.

Conforme a pró-reitora, a Universidade precisará do engajamento total de todos os professores e, é claro, dos alunos para chegar ao objetivo comum. “Estamos fazendo essa estruturação para formar o profissional que esse cenário necessidade. Nosso foco é buscar soluções para nos adequar para o futuro. Vamos encontrar respostas que nos coloquem ainda mais no patamar que o momento exige”, completou.

A proposta, de acordo com a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, traz consigo o desconforto de encarar o novo, o desconhecido. “Toda mudança gera desconforto, mas qual o melhor lugar para isso se não a Universidade?”, questionou.

Entre os segredos do sucesso nessa caminhada, para a reitora, estará o desprendimento de antigos pensamentos e a abertura de todos para novas ideias, além de, principalmente, a clareza de que todos precisam caminhar juntos e podem, sim, pensar de forma diferente.  “Temos a inovação como uma decisão institucional necessária a partir de uma intensa análise de cenários que temos feito. Nosso 2019 já iniciou com esse objetivo e acredito que terminaremos o ano muito mais próximos daquilo que buscamos. Tudo isso, é claro, se caminharmos juntos, na mesma direção”, destacou Luciane.

Ainda nesta noite o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, apresentou o formato inicial do processo e os principais conceitos que irão nortear o trabalho. Na oportunidade, de forma online, os professores presentes já puderam participar opinando sobre as suas concepções sobre o que define o ensino de qualidade. “Estamos repensando o papel da Universidade e destacando o Saber, o Saber Ser e o Saber Agir, tudo isso de forma interligada à Missão e a Visão da Universidade e ao papel que ela passa a assumir neste novo cenário e no futuro”, explicou.

A noite contou ainda com a performance comandada pelo Setor de Arte e Cultura, que levou personagens para interagirem e recepcionarem os convidados do evento.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de julho de 2019 às 23:33
Compartilhar Comente

Deixe um comentário