Reitoria

Calouros e familiares são recepcionados em evento especial na Unesc

Calouros e familiares são recepcionados em evento especial na Unesc
Acolhimento contará com uma Aula Magna da reitora Luciane Bisognin Ceretta (Foto: Arquivo) Mais imagens

O início dos estudos na Unesc será marcado por uma acolhida especial. A Universidade está preparando para os dias 20, 21 e 22 de fevereiro, a Recepção dos Calouros e Familiares, para dar as boas-vindas e apresentar a Instituição e suas oportunidades. O evento contará com Aula Magna, apresentações artísticas e culturais, tour e muitas surpresas.

Segundo o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, em 2019 a Unesc buscou inovar o modo de acolher os seus novos acadêmicos, incluindo também os familiares no evento. “A ideia de trazer a recepção para antes do início do calendário acadêmico é acolher de modo muito singular e afetivo esses alunos e seus familiares. A intenção é que tenhamos no campus, toda a estrutura da Universidade à disposição dos nossos ingressantes para que eles conheçam toda a potencialidade que a Unesc tem e que consigamos conversar com eles sobre as possibilidades durante o percurso de formação”, afirma.

Feldhaus explica que a programação foi dividida em dois momentos: um institucional e o outro setorial (por área de conhecimento ou graduação). Os cursos foram divididos em grupos e os estudantes terão dois dias de atividades. O primeiro, no Auditório Ruy Hülse e em espaços do campus, com a temática da viagem, e o segundo, realizado dentro do curso. “Escolhemos o tema da viagem dando continuidade ao Unesc Profissões, que trabalhou um pouco da ideia dos diferentes destinos e profissões. Viagem é entendida aqui como um percurso de formação, um processo de escolha profissional e de vida”, comenta.

O primeiro encontro será no Auditório Ruy Hülse, a partir das 19 horas, que estará com uma cenografia especial onde os alunos e familiares serão acolhidos. No local, haverá uma Aula Magna com a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, que abordará os seguintes temas: o aluno do ensino superior no século 21; o que é ser acadêmico nesse momento da nossa história; e os diferenciais da Unesc enquanto Universidade Comunitária e uma Instituição que trabalha com ensino, pesquisa e extensão.

Após a Aula Magna, os grupos farão o tour pelo campus para conhecer as Clínicas Integradas, o Complexo Esportivo, a Praça do Estudante, o DCE (Diretório Central dos Estudantes), Bloco XXI e o Bloco Administrativo. “Esse primeiro momento é aberto para as famílias, o que também é uma ideia inovadora. Vamos possibilitar que o estudante traga os pais, amigos, irmãos e quem mais eles quiserem que participe”.

No segundo dia a programação ocorrerá por curso. Haverá Aula Inaugural, apresentação da equipe de coordenação, funcionamento do curso, visita aos espaços que os estudantes utilizarão. “Os alunos vão receber o caderno do calouro com orientações importantes para quem está ingressando na Universidade. Eles ainda vão construir a cápsula do tempo, onde irão escrever o que ele deseja para o percurso de formação. Ela será aberta somente quando o acadêmico estiver concluindo o curso”, conta o diretor de Ensino de Graduação da Unesc.

O semestre inicia para os calouros no dia 20, com a recepção, e para os veteranos, 25 de fevereiro.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de fevereiro de 2019 às 14:27
Compartilhar Comente

Deixe um comentário