Reitoria

2018, o Ano em que a Unesc Completa 50 Anos!

Professora doutora Luciane Ceretta
Reitora da Unesc



A Unesc retornou às suas atividades nesse dia 19 de fevereiro com uma Universidade forte, consolidada, reposicionada e pronta para continuar oferecendo um ensino de excelência, uma pesquisa com reconhecimento internacional e uma extensão que transforma a vida de muitas comunidades por meio dos projetos de intervenção social. Além disso, uma gestão segura do caminho a ser trilhado a partir de agora.

A Unesc apresenta 54 cursos de graduação em oferta, sete programas de mestrado, dois programas de doutorado e outros três aguardando aprovação, além dos mais de 30 cursos de especialização voltados ao mercado de trabalho. São mais de 13 mil alunos distribuídos nesses cursos e programas e quase 1500 colaboradores entre professores e funcionários.

Esta Universidade, que há 50 anos contribui para a formação de profissionais nas diversas áreas do conhecimento e que também, e de modo muito importante, contribui para o desenvolvimento socioeconômico desta região e deste Estado, passa por mudanças, a fim de tornar-se ainda mais forte.

A Unesc de 2018 pautará a vida acadêmica em princípios como:

- Autonomia - esse valor que faz com que alguém se sinta capacitado para tomar suas próprias decisões e, dessa maneira, ser capaz de assumir suas responsabilidades. A responsabilidade é o contraponto da autonomia. Tolerância - esse valor implica a aceitação e a compreensão da diversidade e multiplicidade de nossa sociedade complexa e contemporânea.

- Tolerância significa respeito, não relativismo ou abandono de nossos valores, mas capacidade de diálogo entre posições distintas.

- Solidariedade - a solidariedade é princípio e valor e faz parte de nossa identidade. A construção da cultura da solidariedade é responsabilidade comum da casa comum onde habitamos. O valor da solidariedade remete à consciência de que nossa formação só pode se desenvolver por meio do reconhecimento de que somos parte de um todo social e pertencemos a uma comunidade, bem como de que a desigualdade social afeta a todos e todos temos que contribuir para a mudança da sociedade.

- Excelência - a excelência deve estar presente em todas as nossas ações: na pesquisa, na extensão, no ensino de graduação e pós-graduação, na gestão, nos diversos serviços que oferecemos, no atendimento e no cuidado de nossos alunos, professores e funcionários. Tudo deve ter a marca da excelência. 


Além disso, pontuamos o Pluralismo, o Universalismo e a Ética como essenciais a nossa Universidade. A Unec é uma grande comunidade. Nosso convite, a toda a região, é que a comunidade participe, de fato, da vida da Unesc. Quando falo de comunidade, estou me referindo à experiência de pertença, estamos em comunidade cada vez que nos encontramos em um lugar ao qual pertencemos. Aquele sentimento profundo de que fazemos parte de algo que é maior que nós. É a capacidade de estar presente e encontrar o propósito mais profundo em tudo o que fazemos. Sejam todos muito bem-vindos à Unesc de 2018: uma universidade comprometida com o desenvolvimento da região e com a formação de excelência dos seus alunos.

10 de julho de 2018 às 11:18
Compartilhar