Reitoria

Dia do Professor é comemorado com evento na Universidade

Dia do Professor é comemorado com evento na Universidade
Debates, cultura e homenagens marcaram a ação (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Debate sobre a Medida Provisória 746/2016, que trata sobre o Ensino Médio, música, poesia, sorteio de livros e homenagens marcaram as comemorações pelo Dia do Professor, que ocorreram nesta sexta-feira (14/10), no campus da Unesc. A ação é desenvolvida pela UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) e faz parte da campanha “Professor, Orgulho de Ser”, uma iniciativa de valorização da profissão e do papel de transformação que o professor tem na sociedade.

O evento foi aberto pelo Sarau Unesc, com a participação de professores e estudantes e seguiu com debate entre professores da Universidade e de escolas da região sobre a Medida Provisória 746/2016, que trata sobre novas definições para o Ensino Médio. A mesa-redonda teve a participação do professor doutor da Unisul Gilvan Machado Costa e mediada pela diretora da UNA HCE, Angela Back. Graduado em Matemática, mestre em Educação Matemática e doutor em Educação, Costa desenvolve trabalho com ênfase em Política Educacional, dedicando-se a temas como trabalho docente e valorização dos profissionais da educação; Ensino Médio no Brasil e gestão e financiamento da Educação Básica.

Segundo Angela, o objetivo do evento foi, além de ser uma tarde festiva, ser um espaço para a reflexão sobre assuntos importantes para a categoria, como a Medida Provisória 746/2016. Durante a sua fala, Costa chamou a atenção para dados relacionados ao Ensino Médio, como o de que 50% dos jovens brasileiros entre 15 e 17 anos – por volta de 5 milhões – ainda não chegaram ao Ensino Médio ou não estão na escola (aproximadamente 1,5 milhão de pessoas). “O que estamos fazendo com a juventude? Ela tem direito de se aproximar de conceitos de Filosofia, Sociologia, Artes e Educação Física que estão sendo considerados ofensivos pela Medida Provisória, que é indigesta e inoportuna para professores e alunos. O Ensino Médio é uma etapa muito importante da formação”, afirmou o palestrante.

Após o debate, o professor doutor da Unesc Gladir Cabral fez uma apresentação de voz, violão e poesia e para finalizar a ação, a UNA HCE homenageou professores da Educação Básica e do Ensino Superior que se destacam e são referência no que fazem. A homenagem fez parte das campanhas “Professor, Orgulho de Ser” e “Professor, Eu Gosto e Respeito”.

As pró-reitoras de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Mello, e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, e a diretora da UNA HCE entregaram uma obra feita pela professora do curso de Artes Visuais Angélica Neumaier para cada professor homenageado.

“Ninguém é arquiteto, médico, engenheiro sem ter tido um professor comprometido, que incentive a realização de sonhos e que esteja preocupado em fazer o melhor possível para a sociedade. Parabéns a todos os professores que com a sua dedicação, amor e trabalho contribuem para um mundo melhor”, afirmou o reitor da Unesc, Gildo Volpato.

Professores homenageados

Aurelia Regina De Souza Honorato
Julmara Goulart Sefstrom
Maria De Lourdes Milanez Goularte
Zenaide Pais Topanotti
Ana Lúcia Dos Santos Maciel
Anelise Arns
Márcio Sonego
Suzana Clara Souza de Miranda
Ana Cristina da Silva
Marli de Oliveira Costa
Claudete Darabas
Gladir da Silva Cabral
Ademir Damazio
Claudete Bonfante Vieira
Giani Rabelo
 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

14 de outubro de 2016 às 18:15
Compartilhar Comente

Deixe um comentário