Central de Atendimento ao Acadêmico Novo

Curso de Fisioterapia da Unesc tem 23 anos de tradição

Curso de Fisioterapia da Unesc tem 23 anos de tradição
Profissionais formados na Universidade atuam nas mais diversas áreas de destaque dentro e fora do país (Fotos Arquivo: Milena Nandi) Mais imagens

Já pensou em ser profissional em uma área onde o objetivo é ver a cura e melhorar a qualidade de vida do paciente? Isto é o que propõe a Fisioterapia, uma profissão que tem como objetivo atuar na prevenção e no tratamento de lesões nas pessoas. O fisioterapeuta trabalha na promoção do bem-estar, manutenção, prevenção, tratamento e reabilitação do paciente. Com um campo de atuação amplo, o trabalho vai além das áreas já conhecidas como traumato-ortopédica, neurológica, nos casos de pacientes que precisam recuperar movimentos após problemas no cérebro, e esportiva.

Os profissionais fisioterapeutas, segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia da Unesc, Ariete Inês Minetto, são cada vez mais requisitados para atuar nas áreas de ginecologia e obstetrícia, dermatologia funcional e estética e geriatria, devido ao envelhecimento da população.

No cenário atual, com a necessidade de atendimento de pacientes pós-Covid 19, a procura por profissionais tem se acentuado ainda mais, já que estes trabalham diretamente na recuperação de sequelas respiratórias e motoras. “Diante dessa necessidade o Curso de Fisioterapia da Unesc está desenvolvendo um Programa de Reabilitação Pós-Covid com professores especialistas e acadêmicos trabalhando para oferecer atendimento à comunidade de forma gratuita”, acrescenta Ariete.

Na Unesc o acadêmico conta com uma das melhores clínicas escola do país, com laboratório e equipamentos de última geração e a possibilidade de, por meio do atendimento ao público externo, colocar em prática os conceitos e técnicas aprendidos em sala de aula. “Além do atendimento no Serviço de Fisioterapia das Clínicas Integradas da Unesc, o acadêmico também terá a sua disposição, no transcorrer dos anos, diversas possibilidade de participar de ações comunitárias. No dia a dia do curso, muitas atividades práticas, com incentivos à iniciação científica, são preparadas pelos docentes e fazem parte de uma formação completa”, pontua a coordenadora.

Em sua matriz curricular, o estudante terá 4.608 horas/aula para aprendizado, com disciplinas que abordam o conhecimento de áreas diferenciadas e pouco exploradas pelos profissionais da atualidade. “Tamanha é a qualidade no ensino que contamos com mais de 300 instituições conveniadas para a realização de estágios não obrigatórios. São instituições que recebem nossos acadêmicos e sabem da qualidade do profissional em formação na Universidade”, destaca.

O quadro de professores do curso de Fisioterapia é altamente qualificado, formado por doutores, mestres e especialistas, que atuam na área e desenvolvem serviços em importantes instituições regionais e nacionais. Entre os profissionais formados nas salas de aula da Universidade saíram profissionais que hoje atuam nas mais diversas áreas de destaque como hospitais e clínicas por todo o Brasil e até no exterior.

Reconhecimento nacional

O Curso de Fisioterapia é reconhecido pelo MEC com conceito nota 4 a partir da avaliação presencial dos cursos pelos técnicos do Ministério da Educação. Somente os profissionais diplomados podem obter o registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) e recomendar sessões de fisioterapia. A profissão é regulamentada desde 1969 e a Unesc oferece o curso desde 1998.

Matrículas abertas

Os interessados em atuar na área da fisioterapia podem dar os primeiros passos da formação acadêmica já nesse segundo semestre de 2021. As matrículas para ingresso no curso de Fisioterapia estão abertas e podem ser feitas por meio de histórico escolar.

Mais informações sobre as formas de ingresso e possibilidades de bolsas de estudo podem ser obtidas no site graduacao.unesc.net ou diretamente com a Central de Atenção ao Estudante (Centac) da Unesc por meio dos telefones (48) 9 9915-0433 ou ainda 3431-2545 ou 3431-4500.

[gallery size="medium" link="file" ids="10710,10711,10712,10713"]

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de julho de 2021 às 17:54
Compartilhar Comente

Deixe um comentário