Observatório Socioeconômico

Com 70% dos trabalhos concluídos, Plano de Desenvolvimento Socioeconômico se encaminha para etapas finais

Com 70% dos trabalhos concluídos, Plano de Desenvolvimento Socioeconômico se encaminha para etapas finais
Trabalho realizado pela Unesc junto aos municípios da AMREC está na etapa voltada às câmaras técnicas (Foto: Divulgação/ Arquivo Unesc) Mais imagens

Os trabalhos do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec, conduzidos pela Unesc em parceria com o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), encontram-se já na quinta etapa estipulada por cronograma, chegando aos 70% de conclusão. As ações dos últimos dias voltam-se às câmaras técnicas, foco dos encontros virtuais até a próxima semana. Entre as grandes expectativas da equipe que coordena o Plano está o encontro com a classe empresarial, marcado para a próxima terça-feira (24/11).

Nesta semana, nas noites de terça e quarta-feira (17 e 18/11), os encontros virtuais do Plano promoveram discussões entre especialistas em Turismo e Meio Ambiente, respectivamente. Conforme a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc, Gisele Coelho Lopes, que trabalha também na elaboração do Plano, nos encontros os grupos têm compilado as ideias trazidas ao longo das etapas até aqui e transformado em projetos exequíveis, passíveis de serem implementados.

“Convidamos também todas as entidades de classe para participarem conosco e contribuírem com suas ideias e pontos de vista dos lugares que ocupam. A participação ativa de todos os setores tem sido um grande diferencial deste trabalho. As câmaras técnicas contam com 30 a 40 pessoas concentradas na discussão as ações que sustentarão a execução dos objetivos estratégicos, um exercício que permite sair do campo das ideias e focar na sua operacionalização”, pontua.

De acordo com Gisele, cada um dos 12 municípios indicou dois representantes para participarem de cada câmara técnica relacionadas as áreas de Turismo, Meio Ambiente, Inovação, Economia, Saúde e Assistência Social, Educação e Mobilidade. “Além dos representantes dos municípios, integram ainda os grupos de trabalho das câmaras técnicas especialistas da comunidade em geral que fizeram a inscrição com o desejo de colaborar com a elaboração do Plano”, explica.

Encontro com foco na economia

Para a próxima semana, além da continuidade dos encontros entre as câmaras técnicas, a equipe da Universidade promove ainda uma atividade que reunirá representantes das nove principais áreas que respondem pela economia da região. Poderão participar proprietários, gestores e administradores dos setores-chaves que respondem pela economia regional relacionados ao agronegócio; fabricação de produtos cerâmicos; fabricação de produtos de plástico; confecção de artigos do vestuário e acessórios; extração de carvão mineral e fabricação de tintas, vernizes, esmaltes, lacas e produtos afins; comércio e atacados; transportes e implementos e construção civil.

A intenção, conforme Gisele, é que o maior número possível de representantes da economia participe da reunião, realizada também de forma virtual. “Esse será mais um grande passo dado pelo Plano. É muito importante que as empresas se mobilizem para estarem conosco neste encontro. Após essa etapa passaremos para a definição do modelo de governança, um importante passo para a execução deste Plano”, aponta.

A expectativa é de que em aproximadamente um mês o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico esteja traçado e pronto para a entrega oficial da Unesc e da Unibave para a Amrec.

Os interessados em participar do encontro virtual com foco nos setores econômicos da região podem realizar inscrição por meio do WhatsApp no número (48) 9 9178-9908.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de novembro de 2020 às 18:59
Compartilhar Comente

Deixe um comentário