Observatório Socioeconômico

Unesc apresenta resultados da primeira etapa dos trabalhos do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec

Unesc apresenta resultados da primeira etapa dos trabalhos do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec
Dados discutidos e apresentados nos encontros com os municípios foram compilados e formam primeiras diretrizes para o Plano (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec, trabalho realizado em uma parceria entre a Unesc e a Unibave, avançou em mais um passo, na noite desta terça-feira (6/10). Em evento virtual prestigiado por autoridades e comunidade de toda a região, foram apresentados os primeiros resultados obtidos por meio da análise e da compilação das informações registradas nos primeiros encontros com cada município.

A partir da documentação das informações e análise minuciosa de cada uma delas, feita por parte da equipe das instituições que trabalham em prol do projeto, foi possível pincelar algumas diretrizes sobre a visão do futuro, os setores chaves e os eixos e objetivos estratégicos que orientarão os trabalhos a partir de agora.

Os números e as informações apresentados no webinar desta terça-feira, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, representam a materialização de ideias, sonhos e potenciais elencados em conjunto e o resultado obtido através de cada um desses passos será sentido por toda a região. “Creio que a mensagem fundamental desta etapa do Plano é uma verdade que o nosso Sul conhece muito bem: que o futuro recomeça a cada dia, depende do nosso trabalho e exige o máximo de inteligência, dedicação e equilíbrio”, destacou.

A próxima etapa de trabalho do Plano, conforme a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, ocorrerá já na próxima quarta-feira (14/10). “Todos estão convidados a mais uma vez participarem conosco, desta vez na discussão de ações para sustentar os projetos estratégicos. Temos tido feedbacks muito bacanas daqueles que participaram de algum dos 12 encontros com os municípios e temos certeza de que agora não será diferente. Aqueles que se identificarem com os eixos e com o projeto podem estar conosco e, assim, deixar também as suas digitais nesse trabalho que fará toda a diferença para a nossa região”.

Afora este, de acordo com a pró-reitora, serão realizados ainda outros três encontros de trabalho, nos dias 20 e 27 de outubro e 3 de novembro, datas nas quais o grupo se dedicará à construção de projetos estratégicos com base nas ações propostas na etapa anterior.

Para participar ou deixar sua contribuição para as próximas etapas do Plano de Desenvolvimento basta acessar o site sites.google.com/unesc.net/plano-amrec, página divulgada no evento virtual desta terça-feira e que segue disponível para o contato da comunidade. As inscrições para a participação nas próximas etapas seguem abertas até quinta-feira (8/10).

Quase mil espectadores

Além da equipe formada por profissionais da Unesc e da Unibave, além de convidados externos, estiveram presentes no evento transmitido pelo canal da Unesc TV no YouTube, quase mil espectadores ao longo das horas de transmissão.

Entre as autoridades estiveram o vice-reitor da Unibave, Guilherme Valete de Souza; o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon; o prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa; a Deputada Estadual Ada De Luca; o presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Tita Beloli; o vice-presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) José Valcir Zanette, representando o presidente Moacir Dagostim; o vice-presidente Regional Sul da Fiesc, Diomício Vidal; o presidente do Observatório Social de Criciúma, Mauro Losso; o presidente do Fórum de Entidades de Criciúma (Forcri), André Luiz Santiago de Castro; os conselheiros da Sociedade Maçônica Regional (Somar Sul), Amarildo Cardoso e Marcus Vinícius Roveda; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Criciúma, Rafael Búrigo; o gerente de Operações do Senai/Sesi, Valmir Cabral; o diretor do Senac Criciúma, Alexandre Meneghetti e o gerente regional do Sul do Sebrae/SC, Murilo Gelosa.

Dados apresentados

Sob a responsabilidade da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, comandada pela professora Gisele Coelho Lopes, por meio da equipe técnica composta pelos professores Bianca Bez Batti Dias, Melissa Watanabbe e Thiago Rocha Fabris, junto dos consultores Sebastião Freitas e Roberto Spolidoro e da equipe da Unibave, esteve a apresentação dos dados já tabulados e minuciosamente estudados a partir daquilo que foi registrado nas reuniões com os 12 municípios de forma individual.

Conforme Melissa, além das mais de 800 pessoas participantes nos encontros que discutiram dores, potenciais e sonhos de cada cidade, a Consulta Pública disponibilizada pelo Observatório Socioeconômico da Unesc contou com mais de 270 contribuições.

Desafios divididos em eixos

Entre as explanações de Melissa esteve a divisão dos desafios da região em seis eixos apontados como “Diversificação econômica, Educação; Infraestrutura, Planos de Desenvolvimento, Turismo e Recursos Naturais”.

Já no que diz respeito às potencialidades, de acordo com a professora, ficaram em destaque a diversificação econômica, a cultura, o turismo integrado, a agricultura e a infraestrutura. “Sobre os sonhos pudemos perceber grande presença do desejo de novas empresas instaladas na região, o desejo de ser referência, a possibilidade de novas parcerias, o fortalecimento do turismo, uma melhor infraestrutura e a construção de cidades sustentáveis”, destacou Melissa.

Como sugestão de frase síntese formulada pela equipe, a professora apresentou a proposta de “Região reconhecida pela elevada qualidade de vida, sustentável em todos os domínios, fundamentada na cooperação entre seus integrantes, internacionalizada e capaz de reinventar-se continuamente rumo ao futuro”.

Na sequência, ao esmiuçar alguns dados econômicos da região e dos municípios, Thiago Fabris apontou também alguns dos eixos definidos como estratégicos para as próximas etapas. “Temos o turismo integrado; inovação e sociedade do conhecimento; sustentabilidade ambiental e uso consciente dos recursos; desenvolvimento econômico; desenvolvimento educacional e social e mobilidade regional integrada”, registrou.

No site observatorio.unesc.net é possível acessar de forma mais completa os dados apresentados e analisados pelo grupo . No total mais de 100 pessoas já atuaram na equipe de trabalho nas primeiras etapas do projeto.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de outubro de 2020 às 23:18
Compartilhar Comente

Deixe um comentário