Coronavírus

Unesc 52 anos: conheça as ações da Universidade para o enfrentamento do coronavírus

Unesc 52 anos: conheça as ações da Universidade para o enfrentamento do coronavírus
São mais de 20 iniciativas de atuação direta e de suporte ao poder público e outras organizações (Imagem: ReproduçãoYouTube) Mais imagens

A Unesc, por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão, assumiu o protagonismo no suporte regional e combate à Covid-19. Na tarde desta quarta-feira (24/6), durante o terceiro dia de comemorações pelos 52 anos da Instituição, a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, acompanhada dos pesquisadores doutores Felipe Dal Pizzol, Gislaine Zilli Réus e Criastiane Tomase, apresentou as ações concretizadas nestes mais de 90 dias de enfrentamento ao coronavírus.

Dentre as áreas de saúde, economia, educação e inclusão, a Unesc propôs medidas diretas e indiretas, como o auxílio ao poder público e a outras organizações do Sul de Santa Catarina. “Como Universidade comunitária, somos um polo de pesquisa e ciência, sobretudo na área da saúde. Nestes quase cem dias, direcionamos nossos pensamentos a oferecer soluções, que venham a contribuir com toda a sociedade de nossa região. É um momento delicado e de desafios, que respondemos com mais de 20 projetos de grande amplitude, nos posicionando à frente”, enalteceu Luciane.

Durante sua fala, Felipe Dal Pizzol também apresentou a situação da pandemia em Criciúma e região, fazendo considerações sobre cada aspecto vivido em uma linha do tempo, incluindo chegada, isolamento social, abertura do comercio, pico, contágio, testes e combate ao vírus.

Atuação da Unesc

Os trabalhos mais recentes desenvolvidos pela Universidade usam da informação como ferramenta de combate ao coronavírus, pensando no cenário de agora e do futuro. O Comitê de Analise e Gestão Covid-19 disponibiliza dados em tempo real da situação na região, Brasil e mundo. Já os eventos da proposta “O Sul do Estado Pós-Pandemia” coloca as situações em diálogo, com a presença de especialistas em saúde e de políticas públicas. 

Conheça iniciativas anteriores:


SOS Unesc Covid-19

Serviço de teletriagem referenciada para evitar que pessoas com sintomas da doença saiam de casa. O funcionamento da inciativa permite uma pré-consulta, feita por profissionais da saúde, com orientações e informações à sociedade. Todos os atendimentos são realizados por WhatsApp.

Saiba mais 

 
Acolher Unesc Covid-19

A saúde mental é um termo de importante atenção durante a pandemia. O serviço online gratuito de atendimento e apoio psicológico à população é oferecido pela Unesc como uma resposta aos estresses e dificuldades do isolamento social. Todo o processo é realizado por ferramentas tecnológicas, com acompanhamento de profissionais de psicologia.

Saiba mais 


Produção e distribuição de álcool em gel

Milhares de litros de álcool em gel já foram produzidos e distribuídos para pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social, além de Hospitais e Unidades Básicas de Saúde da Região.

Saiba mais 


Produção de máscaras para profissionais da saúde

As equipes do Iparque (Parque Científico e Tecnológico) já produziram e distribuíram mais de 800 máscaras com maior vedação e proteção para profissionais da saúde que atuam no SAMU, Hospitais e nas Clínicas Integradas Unesc.

Saiba mais


Drive Thru de vacinação contra a H1N1

Fomos pioneiros no sistema de DriveThru na campanha de vacinação contra a H1N1 para idosos e profissionais da saúde. A ação garantiu mais segurança e assertividade à campanha de vacinação, diante de que o público alvo está dentro do grupo de risco.

Saiba mais 


Cartilhas informativas

A Unesc criou cartilhas informativas para a população sobre os cuidados essenciais contra a Covid-19, importância da alimentação saudável e do uso correto de medicamentos

Saiba mais 


Comitê de apoio aos trabalhadores

A Unesc criou um comitê para auxiliar e orientar profissionais de empresas da região

Saiba mais


Parceria com a Prefeitura de Criciúma

A Unesc sedia a Sala de Situação da Secretaria Municipal de Saúde, que acompanha o avanço da doença

Saiba mais 


Projeto Ozônio

A Unesc desenvolveu o primeiro projeto de desinfecção com o uso o ozônio no Sul do Brasil. Os equipamentos produzidos estão sendo utilizados em espaços de combate à pandemia e garantindo um retorno seguro para a Universidade. O gás do ozônio é de cem vezes mais potente do que os desinfetantes comuns e age 3.200 vezes mais rápido.

Saiba mais 


Participação de residentes da Unesc em diversas ações

Mais de 150 alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia da Unesc atuam como residentes ou estagiários, em ações de combate ao coronavírus. As áreas de atuação vão desde o teleatendimento da Prefeitura, quanto Unidades Básicas de Saúde, Hospitais e Farmácias.

Saiba mais 


Comitê de Análise e Gestão Covid-19

A Universidade montou um comitê junto dos municípios da região para criar estratégias que impeçam o avanço da contaminação

Saiba mais


Projetos para fabricação de respiradores

Nossos professores estão projetando respiradores para serem fabricados e ajudarem no atendimento de pessoas com sintomas graves

Saiba mais 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de junho de 2020 às 17:53
Compartilhar Comente

Deixe um comentário