Alumni

Colação de Grau virtual da Unesc marca fim do ciclo de cerimônias que formou mais de 500 profissionais

Colação de Grau virtual da Unesc marca fim do ciclo de cerimônias que formou mais de 500 profissionais
Eventos online foram realizados para outorga dos graus ao longo das últimas duas semanas (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A noite de quinta-feira (10/9) marcou o ciclo de cerimônias de Colações de Grau Especiais virtuais, ocorridas ao longo das últimas duas semanas na Unesc. Por meio de transmissão ao vivo no canal da Unesc TV no YouTube, a Universidade graduou nesse período mais de 500 profissionais nas mais diferentes áreas, encerrando o período com a formatura dos cursos de Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Tecnologia em Recursos Humanos, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Design de Moda.

As cerimônias virtuais foram organizadas pela Unesc com foco na realização de um momento que, mesmo em tempos de distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19, ficasse marcado de maneira especial à altura da conquista do diploma da graduação.

O esforço da Universidade ao realizar dez cerimônias virtuais para milhares de expectadores, conforme a reitora da Instituição, Luciane Bisognin Ceretta, foi uma forma de retribuir aos acadêmicos, agora formados, e seus familiares a confiança depositada na Unesc para os anos de estudo. “Gostaríamos de estar todos juntos, de termos oferecido e recebido bons abraços e visto a emoção nos olhos de cada um pessoalmente. Sabendo que neste momento não é possível para a segurança de todos, mobilizamos a equipe da Unesc para oferecer essa cerimônia que é repleta de significado e muita emoção”, destaca.

Os graduandos que concluíram no primeiro semestre de 2020 seus períodos universitários, conforme Luciane, enfrentaram inúmeros desafios, os superaram e agora chegam ao mercado de trabalho ainda mais maduros e preparados. “Temos muito orgulho de tudo o que temos visto dentro da Universidade diante de tempos tão desafiadores. Nosso corpo docente e a própria gestão tem se transformado, evoluído e buscado aprender a cada dia mais para oferecer o melhor ensino aos acadêmicos, que da mesma forma têm encontrado soluções inovadoras e se dedicado com excelentes resultados. Sigo afirmando que sairemos dessa situação muito melhores e tenho a certeza de que os obstáculos desses estudantes na reta final da jornada os fizeram crescer ainda mais”, salienta.

Celebração inesquecível

Representados pelas graduandas oradoras Thaise Medeiros Amâncio e Janaína Fernandes, os formandos da noite evidenciaram o esforço da Universidade para, mesmo diante de todas as mudanças de cenário impostas pela pandemia, oferecer o melhor para seus alunos.

Conforme Janaína, além da tradicional preocupação com o Trabalho de Conclusão de Curso, as turmas encararam, ao longo dos últimos meses, uma série de desafios imprevisíveis por conta da pandemia mundial, o que trouxe incertezas e ainda mais preocupações. “Contudo, a nossa Unesc desenvolveu estratégias inovadoras mediadas por tecnologias. Realizamos as orientações de forma online e as apresentações foram realizadas por meio de salas virtuais. Podemos garantir: foi um sucesso! Se nós estamos aqui hoje, é porque mesmo com os impasses, deu tudo certo e agora estamos prontos para os próximos passos de nossas vidas profissionais”, pontua.

A jornada de pelo menos quatro anos, de acordo com Thaíse, não foi algo que possa ser chamado de fácil, já que, por inúmeras vezes, o cansaço falou mais alto e as dificuldades surgiram. “Mesmo que muitos de nós tenhamos, em algum momento, pensado em desistir os nossos objetivos de vida, a vontade de vivenciar esse momento de formatura e poder fazer a diferença em nossas áreas de atuação sempre serviram como garantia de que o esforço seria válido. Valeu a pena a ansiedade esperando as notas das avaliações. Valeu a pena cada noite de sono prejudicada tentando fechar o balanço, calcular folhas de pagamento, desenvolver estratégias de gerenciamento e criar novos estilos”, salientou citando os desafios encarados em cada um dos cursos.

De forma única os 500 formandos que colaram grau de forma virtual neste semestre ficam para a história da Universidade ao fazer parte do momento inédito de celebrações online. Na noite desta quinta-feira, também fizeram parte da edição histórica da Colação de Grau Virtual a gerente executiva no Sesi/SC Senai/SC Regional Sul, Graziela da Silva Branco; a patronesse das turmas, Marcia Eliza Madeira Trevisol; o patrono do curso de Ciências Contábeis, Fernando Marcos Garcia e a patronesse do curso de Tecnologia em Design de Moda, Maria Matias.

Representando o time dos cursos estiveram na mesa de honra virtual a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Mila Lúcia Ferreira Guimarães, o coordenador e patrono do curso de Engenharia de Produção, Leopoldo Pedro Guimarães Filho, o coordenador e patrono dos cursos tecnológicos, Volmar Madeira e a coordenadora do curso de Design de Moda Senai Unesc, Charlene Vicente Amâncio Nunes.

Como homenageados participaram os professores Ademir Borges, Everton Perin, Patrieli Fontana, Vanessa Mendes Dagostim Rezende, do curso de Ciências Contábeis; Jadsnara Lunardi Brognara, Anelise Lalau, do curso de Design de Moda e Ricardo Pieri, dos cursos de Processos Gerenciais e Recursos Humanos, que também homenagearam a Amiga da Turma, Jéssica Shmitz dos Santos.

Todas as transmissões de cerimônias de Colação de Grau Especial podem ser acessadas em qualquer tempo no canal da Unesc TV no YouTube.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de setembro de 2020 às 21:52
Compartilhar Comente

Deixe um comentário