PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação reunirá pesquisadores nacionais e internacionais na Unesc

Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação reunirá pesquisadores nacionais e internacionais na Unesc
Quarta edição do evento contou com aumento expressivo no número de inscrições (Fotos: Arquivo Aicom Unesc) Mais imagens

Ao chegar em sua quarta edição, o Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação ganha ainda mais força. O evento abordará a temática “Desafios Contemporâneos das Sociedades Ibero-Americanas”, com conferências, mesas redondas e minicursos, entre os dias 19, 20, 21 e 22 de maio. O período de submissão de trabalhos foi encerrado na última semana e já mostra o sucesso do Congresso, com recorde de inscritos e números expressivos de participantes mestres, doutores e pesquisadores.

No total, são quase dois mil participantes cadastrados, entre professores e professoras da Educação Básica e Ensino Superior, estudantes de pós-graduação e graduação e demais profissionais nas áreas das Humanidades, Ciências e Educação, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências das Engenharias e Tecnologias. Os números totais representam, praticamente, o dobro de participantes se comparado à última edição, assim como o expressivo aumento das participações internacionais. A coordenação do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação é de responsabilidade da Diretoria de Ensino de Graduação da Universidade, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

As discussões que serão propostas nesta edição, conforme a presidente da Comissão Organizadora, Giani Rabelo, têm o objetivo de socializar temáticas emergentes no campo da Educação em diálogo com as diversas áreas do conhecimento. No total, serão quase 80 grupos temáticos ao longo dos quatro dias de evento.

A intensa preparação para que mais um Congresso possa reunir grandes nomes a nível mundial e se integrar ao calendário acadêmico das grandes Instituições do país, de acordo com Giani, vem sendo realizada desde o último ano. “Temos nos debruçado neste trabalho dia após dia para oferecer o melhor no evento. É um grande desafio, mas estamos juntos construindo mais uma edição de muito conhecimento compartilhado”, destaca.

O Congresso Ibero-Americano mostra a consolidação do projeto que busca reunir, na Unesc, estudantes e pesquisadores dispostos a debater e compartilhar conhecimento acerca das temáticas propostas. Os assuntos das edições anteriores foram escolhidos com o objetivo de criar um debate profícuo e atual, dentro destes temas: "Perspectivas Contemporâneas", em 2014; "Políticas de Formação", em 2016 e "Produção e democratização do conhecimento", em 2018.

As inscrições para participação no evento como ouvinte seguem abertas até a data do evento, por meio do site.

Aumento expressivo

Ao fim do período de submissão de trabalhos, a equipe do Congresso avalia os números e comemora o resultado positivo da etapa. Conforme Giani, os dados mostram claramente o aumento da abrangência do congresso e seu prestígio no meio acadêmico. “De 2019 a 2020 passamos, por exemplo, de 555 inscrições para comunicação oral para 1.048; de 68 inscrições de pôsteres, para 155 e de 22 propostas de minicursos para 49 nesta edição”, aponta a coordenadora.

Além disso, o aumento da presença de participantes de todas as regiões do país, bem como do exterior, se destaca na comparação entre os dados da edição do evento deste ano e os da anterior. Do Sul, região que concentra o maior número de inscrições, o volume de participantes cadastrados passou de 998, em 2018, para 1424, em 2020.

A região que teve maior aumento no número de inscritos, no entanto, foi o Norte do país, com 16, em 2018, e 87 inscrições na edição de 2020. Os dados também são positivos com relação aos participantes internacionais, mostrando o crescimento de 8 para 24 dos congressistas que residem fora do Brasil.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de março de 2020 às 17:12
Compartilhar Comente

Deixe um comentário