PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

III Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos

O III Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos debateu em 2019 Educação e Formação Humana. Foram 3 dias de intensas atividades acadêmicas, científicas e culturais que oportunizaram a socialização dos conhecimentos de pesquisadores e acadêmicos de aproximadamente 20 universidades do Brasil e de outros países.

 O evento, organizado pelo PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da UNESC, contou com o lançamento de 7 livros:

Educação e Experiência Estética: desencantamento do conceito educativo, do professor Alex Sander da Silva.

Educação, Estética e Experiência: Entre saberes e práticas na contemporaneidade, com organização de Alex Sander da Silva e Luzia Batista de Oliveira Silva.

Formação Humana na Sociedade do Espetáculo, com organização dos professores, André Cechinel e Rafael Rodrigo Mueller.
 

Educação: Partilhando e Ampliando Audiências, Resistências e Repertórios, dos organizadores Antonio Serafim Pereira, da Unesc, e Miguel Anxo Santos Rego, da USC (Universidade de Santiago de Compostela) da Espanha.

Pelos Caminhos de Portugal, que conta com a organização de Giani Rabelo, nasceu em 2018 em um grupo do WhatsApp formado por doutorandos e pós-doutorandos de Portugal.

Orientações aos Professores sobre a Inclusão e a Acessibilidade na Unesc, com a organização da professora e coordenadora do SAMA (Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem), Zélia Medeiros Silveira (egressa do PPGE).

Políticas de Alimentação Escolar das Décadas de 1960-1970: Memórias das Merendeiras de Criciúma no Processo Modernizador, da organizadora professora Paula Rosane Vieira Guimarães (egressa do PPGE).

Foram realizadas mesas-redonda e roda de conversas organizadas pelas linhas de pesquisa do PPGE: “Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos”, “Formação e Gestão em Processos Educativos e Educação” e “Linguagem e Memória”.

A primeira mesa-redonda Conservadorismo Moral e Educação Falibilista contou com os convidados Claudio Dalbosco (UPF) e Vidalcir Ortigara (UNESC).

A segunda mesa-redonda Formação Humana em Contextos: os movimentos Brasil e Espanha, com os convidados Miguel Anxo Santos Rego (USC-Espanha) e Maria Beatriz Paupério Titton (Brasil).

A terceira mesa-redonda com o tema Educação, Literatura Indígena e Formação Humana, com a convidada, professora Eliane Potiguara, e os mediadores e professores da Unesc, Carlos Renato Carola e Gladir da Silva Cabral.

A roda de conversa A Presença de Paulo Freire no Mundo foi mediada pelo professor Carlos Renato Carola.

Por fim, o Seminário contou com atividades culturais apresentada pelos graduandos do curso de Teatro da Unesc em dois momentos.

Ocorreu também durante o evento o 1º Encontro de Egressos do PPGE da Unesc com lançamento de livro e a roda de conversa Entre Memória e Desafios: A Contribuição do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unesc) para a Formação Humana, organizada por Cintia Gonçalves Martins, Susane da Costa Waschinewski, Tatiani Belletini dos Santos e Michele Mezari Oliveira.

Ao todo, foram130 trabalhos apresentados nas sessões de comunicação que ocorreram em dois períodos do evento com apresentação de pesquisas de graduação, mestrado e doutorado.

27 de maio de 2019 às 14:21
Compartilhar Comente

Deixe um comentário