PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Unesc presente no resgate histórico do Colégio Sagrada Família

Unesc presente no resgate histórico do Colégio Sagrada Família
Instituição teve papel importante na educação Sul catarinense (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc está contribuindo para um momento que marcará e resgatará a história do Colégio Sagrada Família, de Forquilhinha. O projeto das pesquisadoras do Grupehme, vinculado ao PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), foi aprovado pela mantenedora da instituição, a Associação Educacional Santo Agostinho, para criação de um Centro de Memória.

A aceitação do trabalho, realizado pelas pesquisadoras Giani Rabelo, Maria Dolores Denski, Marli de Oliveira Costa e Angélica Neumaier, ocorreu no âmbito de edital público, publicado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e Fundo Municipal de Cultura do município. O evento contou com a presença da irmã Ana Maria Dal Toé, que coordena a instituição, e da psicopedagoga Blanca Estela Rodriguez Guibernau.

Segundo Giani Rabelo, a criação do Centro de Memória é justificada pela trajetória e importância do Colégio para a educação do extremo Sul catarinense. “Foi fundado em 1964, como grupo escolar Frei Baltazar e em 1966 teve introduzido o pré-primário. Em 1978 teve início o segundo grau, que corresponde ao ensino médio, e foi batizado de Colégio Dom Daniel Hostin. Foi em 1º de janeiro de 1998 que o educandário recebeu a denominação de Colégio Sagrada Família”, conta.

Durante anos, a instituição escolar funcionou como colégio interno, com alta procura de descendentes de alemães e famílias interessadas em oferecer aos filhos uma educação integral. “Os alunos permaneciam no internado e só iam para suas casas nos feriados maiores e nas férias. Os internos eram oriundos de toda região Sul do estado de Santa Catarina e também do Rio Grande do Sul. O internato do Colégio permaneceu até o ano de 1975”, explica a pesquisadora.

Em 2019, a instituição atende aproximadamente 350 estudantes, desde a educação Infantil até o ensino médio, com a possibilidade de turno integral e atividades diversificadas, como culinária, teclado, violão, dança, informática educacional, reforço escolar, oficina psicopegadógica e estudo dirigido.

Objetivos do Centro de Memória

  • Reunir, organizar, identificar, conservar e produzir conteúdo e disseminar conhecimento histórico para os públicos interno e externo ao Colégio Sagrada Família;.
  • Constituir um espaço de aprendizagem com aulas teóricas e práticas sobre a história da escola, da cidade e da região;
  • Recuperar, preservar e divulgar o patrimônio histórico do Colégio Sagrada Família;
  • Constituir-se como um espaço de intercâmbio entre distintas gerações que vivenciaram a experiência escolar ou não, a fim de oportunizar maior acesso da população aos bens culturais;
  • Promover atividades de formação para alunos, professores e comunidade em geral;
  • Receber alunos e professores de outras instituições, bem como da comunidade local e regional para divulgar a experiência do Colégio Sagrada Família, compreendido como um patrimônio cultural da cidade de Forquilhinha;
  • Fortalecer na comunidade forquilhinhense o sentimento de pertencimento em relação ao patrimônio cultural escolar e da cidade;
  • Valorizar o Colégio Sagrada Família, como um bem cultural da cidade de Forquilhinha, bem como seus profissionais, estudantes e a comunidade escolar;
  • Fomentar o conhecimento e a preservação do patrimônio cultural e educativo da cidade e região, a fim de estabelecer maior articulação entre a escola e a comunidade.

O Centro de Memória funcionará nas instalações do Colégio, em um ambiente preparado e estruturado. “Certamente, com esta ação, o Colégio Sagrada Família de Forquilhinha constituirá uma referência no que tange ao fortalecimento da preservação do patrimônio educativo, na cidade e na região Sul de Santa Catarina”, afirma Giani.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de abril de 2019 às 17:56
Compartilhar Comente

Deixe um comentário