PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Unesc traz debates sobre os 50 anos da obra Pedagogia do Oprimido

Unesc traz debates sobre os 50 anos da obra Pedagogia do Oprimido
Legado de Paulo Freire norteará os debates nesta quarta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Unesc recebe nesta quarta-feira (15/8), professores, estudantes de graduação e de pós, pesquisadores e pessoas da comunidade para debater a vida e a obra do educador Paulo Freire no 5º Colóquio História e Memória da Educação: ​50 anos após a Pedagogia do Oprimido. O evento vai contar com atividades nos três períodos e terá a presença de palestrantes como o professor doutor da ​Universidade Federal da Fronteira Sul, Thiago Ingrassia Pereira​, que vai falar sobre “A atualidade do pensamento pedagógico de Paulo Freire”. O evento ocorre às 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues.

A conferência tem como objetivos tratar de conceitos-chave (inacabamento, dialogicidade e transformação social) da proposta pedagógica de Paulo Freire, considerando sua perspectiva educacional emancipatória, além de discutir a atualidade do pensamento pedagógico de Paulo Freire.

Ao longo do evento, os participantes terão acesso às obras de Paulo Freire para a compra e a exposição sobre a vida e obra do autor, bem como a exibição de documentários.

O Colóquio é fruto de uma parceria entre o Grupehme (Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural Histórias e Memórias), Esma (Grupo de Pesquisa Educação, Saúde, Meio Ambiente), Cedoc (Centro de Memória e Documentação da Unesc) e do curso de Pedagogia da Universidade, com o apoio do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação).

O evento ocorre a cada dois anos e já abordou os temas: História da Infância (2007); História e a Memória Docente (2009); Patrimônio e Cultura Escolar, Cidadania e Desenvolvimento (2011) e Experiências de Preservação do Patrimônio Cultural: Lugares, memórias e Identidades (2016).

Construção coletiva

Segundo a professora do PPGE da Unesc, Giani Rabelo, é preciso fortalecer pensamentos e ações em prol de melhorias para a educação e para o país. “Em 2018 o livro de Paulo Freire, "Pedagogia do Oprimido", completa 50 anos de sua publicação. Esta grande obra, significa para nós educadoras e educadores orgulho e a certeza de que é possível construir algo novo diante de tantos retrocessos sociais que têm roubado a humanidade de brasileiros e brasileiras. Seus escritos nos encorajam para seguirmos na luta em busca de uma escola justa e inclusiva, que alimente a esperança em seus educadores e educandos”, afirma.

Grupehme

Os membros do Grupehme vêm ao longo de suas trajetórias dedicando-se à pesquisa e preservação das variantes do patrimônio histórico educativo de Santa Catarina. Como forma de devolver à sociedade os resultados destes estudos, oferecem palestras, cursos, exposições, publicações, eventos científicos, bem como o Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina, no ambiente virtual.

Programação do Colóquio


8h30
Auditór​io Edson Rodrigues (sala 19, Bloco P)
Vídeo e debate sobre Alfabetização em Angicos.
Mediadora​: professora da Unesc Gislene Camargo

13h30
Auditór​io Edson Rodrigues (sala 19, Bloco P)
Mesa-redonda “Educação Libertadora e compromisso social”
Participantes​: professores da Unesc Carlos Renato Carola e Giani Rabelo Mediadora​: Mediadora: professora Janine Moreira

19 horas
Auditór​io Edson Rodrigues (sala 19, Bloco P)
Conferência “A atualidade do pensamento pedagógico de Paulo Freire”
Conferencista: professor da Universidade Federal da Fronteira Sul Thiago Ingrassia Pereira

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de agosto de 2018 às 17:39
Compartilhar Comente

Deixe um comentário