PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

GPEMAHC participa do Colóquio GEPAPe - 2017

Nos dias 27 e 28 de novembro ocorreu o Colóquio GEPAPe na Universidade Federal de Goiás. Esse evento tem como objetivo divulgar e discutir a produção científica acerca da atividade pedagógica, segundo os princípios teórico-metodológicos da abordagem histórico-cultural, bem como comemorar os 15 anos do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe). A partir desse objetivo, anualmente, há uma temática diferenciada, neste ano abordaram A Pesquisa na Teoria Histórico-Cultural: trilhas, caminhos percorridos e perspectivas do GEPAPe.

O evento contou com a presença de um convidado internacional, o professor Luis Radford da École des sciences de l’éducation de l’Université Laurentienne, Canadá, que proferiu uma palestra e participou dos grupos de discussão.

Além da presença deste ilustre convidado, pela primeira vez nos eventos do GEPAPe houve o debate de trabalhos científicos em andamento (realizados nos Grupos de Discussão – GD´s) que se utilizam explicitamente dos aportes teóricos da Teoria Histórico-Cultural. Nesses grupos ocorreu a apresentação do trabalho titulado: A Apropriação dos Espaços de Manifestação da Cultura Corporal presentes nas Escolas, com autoria de Ademir Damazio e Milaine Euzébio da Rosa.

Ainda no dia 28 de novembro (19h) a Universidade Católica de Goiás e o Instituto Federal Goiano organizaram a mesa redonda com o tema: O Ensino da Matemática nos anos iniciais do Sistema Elkonin-Davydov. O qual contou com a apresentação de Ademir Damazio.

No próximo ano o Colóquio GEPAPe ocorrerá em Curitiba/PR.

08 de dezembro de 2017 às 14:41
Compartilhar Comente

Deixe um comentário