PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Se encontre em meio aos versos da obra “Surpreender-se”

Se encontre em meio aos versos da obra “Surpreender-se”
Professor da Unesc lança livro de poesias inspirado nas pessoas (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Foram as pessoas e as vivências carregadas de saberes que desencadearam a poesia em Sansone Pereira. Essas experiências e visões de mundo, fomentadas por seus “Inspiradores cotidianos”, como ele costuma dizer, se transformaram em uma obra. E nesta sexta-feira (31/3), o professor e pesquisador da Unesc irá lançar o seu primeiro livro de poesias. O encontro ocorre às 19h30, no Auditório Ruy Hülse. Será um momento de celebrar a arte, já que o evento também vai contar com apresentações de teatro, música e exposições.

A obra, intitulada “Surpreender-se”, se divide pelas seções temáticas: Viver, Tempo, Amores, Mulheres, Imaginação e Autoria. Mas por mais que elas estejam organizadas desta forma, Pereira afirma que elas não seguem uma lógica. “A poesia deve ser livre e guiada pela emoção. Eu quero que cada leitor tenha a sua própria percepção ao se deparar com a obra. Poesias devem ser espaços para se imaginar, inspirar, recriar e inventar”, comentou o autor.

Sobre o título da obra, Pereira conta que faz uma alusão à surpresa de se tornar um poeta. “Na verdade, eu deveria ter dito que assumi a condição de aprendiz de poeta, que hoje convive com a minha condição de aprendiz de professor, que assumi há muito mais tempo, há bastante tempo. Evidentemente que, ser aprendiz de professor é uma tarefa que exerço como profissão, já aprendiz de poeta é distração, ou como prefere Manuel Bandeira, é libertação”, afirmou.

Como tudo começou

Pereira lembra que sua primeira contribuição como poeta foi com a revista Prospectiva. O periódico era desenvolvido pela Associação de Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul. Quando Pereira se tornou presidente, em 1991, ele foi convidado a contribuir com a revista. Assim, nasceu o poeta. “As poesias nada mais são que mensagens e momentos especiais que passei em minha vida. Eu as escrevo e elas começam a adquirir ritmos e musicalidade, se transformando em poesia”, contou o professor.

A obra contém 65 poesias, que foram desenvolvidas ao longo de 26 anos de escrita, desde o primeiro contato com a revista.

A poesia e o cotidiano

O crescimento da tecnologia e do direcionamento racional do pensamento faz Pereira refletir sobre a importância da emoção, e do quanto o ser humano precisa desenvolver seu interior. “A rapidez do mundo acaba por colocar as pessoas em um estado objetivo, afastado das emoções. Hoje, pensamos por imagens, ao invés de fortalecer a nossa relação com as pessoas. Mas é preciso lembrar, que são elas quem dão o suporte para sabermos se somos felizes ou não”, ressaltou Peireira.

Para ele, a poesia transita nesse espaço, entre objetividade e emoção, e ao traze-la para o cotidiano, ela acaba se tornando mais palpável. “O livro traz uma linguagem simples e alcançável. Esse contato direto é uma forma de contribuir para o resgate da subjetividade, do pensar poeticamente, de ser lírico”, conta o professor.

O lançamento

Pereira diz que a poesia está em tudo, e se ela está em tudo, convive com outras linguagens. Por isso, o evento não foi pensado apenas como lançamento do livro, mas também como uma oportunidade de um encontro da poesia com o teatro, a dança, a música e o desenho. Um encontro de intercomunicação da poesia com os professores, acadêmicos, amigos, parentes, entre outros.

Programação

O encontro vai contar com o “Teatrando”, projeto do curso de Pedagogia da Unesc, coordenado pela Profª Gislene Camargo. A intervenção cênica será desenvolvida junto aos alunos Denis Moraes, Jaine Rezin, Aline Locatelli, Isadora lemos e Fernanda da Silva.

A Cia de Dança Unesc também apresentará a coreografia “Entre los dos un Tango”, interpretada pelos bailarinos e professores Anderson Cristiano e Viviane Candiotto.

Haverá uma exposição de desenhos dos alunos do Colégio Unesc, orientados pelo professor Luan Grassi Aléssio.

Os estudantes da terceira e da quinta fase do curso de Artes Visuais da Unesc, sob a direção da professora Katiúscia Angélica Micaela de Oliveira, irão desenvolver um recital, com poemas da obra de Pereira.

O cantor Fernando Pereira escolheu e musicou três poesias de Sansone Pereira, seu tio avô. Além dele, o canto também vai ficar por conta do Musical Unesc, com as cantoras Cíntia Magnos e Vanessa Nardi, acompanhadas pelo maestro Joel de Oliveira. Além deles, o Sarau Unesc também estará presente, com as músicas e canções populares dos professores Richarles Carvalho, Zeca Virtuoso e João Monteiro.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

28 de março de 2017 às 21:26
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

Janete Triches

29 de março de 2017 às 15:19

Parabéns ao prof. Antonio, ser humano querido, inteligente e sensível, que conseguiu reunir ciência e arte! E como precisamos da arte (poesia, música, teatro, pintura, artesanato, desenho, ...) para nos humanizar! Abração, Janete

Deixe um comentário