PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Defesa Pública de Dissertação - Marisalba Borges Todeschini

O Programa de Pós-Graduação em Educação convida toda comunidade acadêmica para assistir a Defesa Pública de Dissertação abaixo relacionada:

 

Mestranda:  Marisalba Borges Todeschini


Título: “Literatura e Letramento: uma análise das adaptações dos contos de fadas presentes na coleção A escola é nossa, anos iniciais do ensino fundamental”

 

Banca Examinadora:

Prof. Dr. André Cechinel (Orientador - UNESC)

Prof. Dr. Gutemberg Alves Geraldes Junior (Membro - SATC)

Prof. Dr. Gladir da Silva Cabral (Membro - UNESC)

 

Data: 9 de dezembro de 2016

Horário: 9h

Local: Bloco “P” sala 16

 

RESUMO

A qualidade do nível de letramento, das crianças do Ensino Fundamental, tem sido uma preocupação e uma justificativa para a busca de metodologias do ensino da leitura e da escrita no sentido de a escola contribuir para que os alunos tenham maior acesso aos bens culturais produzidos pela sociedade. Uma dessas metodologias tem sido a de tomar o texto como o ponto de partida para os estudos sobre leitura e escrita. Os livros didáticos têm trazido uma diversidade de gêneros a serem estudados pelos alunos, entre eles os contos de fadas. Esta pesquisa tem o objetivo de investigar de que ordem são as adaptações realizadas nos contos de fadas presentes nos livros da Coleção A Escola é Nossa e como essas adaptações dialogam com o processo de letramento das crianças do Ensino Fundamental. Para isso analisou-se as propostas de atividades e adaptações dos contos: Chapeuzinho Vermelho, O Gato de Botas e O Patinho Feio, presentes nos livros destinados ao 1º, 3º e 4º anos, utilizando-se de pesquisa de caráter qualitativo, com delineamento em bases bibliográfias, com recorte literário. Buscamos, na bibliografia, estudos de Magda Soares (2010); Kleiman (1995 e 1999); Bettelheim (1980); Corso & Corso (2006); (Cashdan, 2000); Coelho (2000), Cândido (1979), (Zilberman (1998/2005), entre outros. O estudo mostrou-nos que há a predominância da função pragmática nas atividades com os contos e suas adaptações mais inibem do que contribuem para o processo de Letramento, pois abortam as funções estéticas e catárticas que poderiam servir de passaporte para o mundo da leitura na escola e fora dela. 

 

 

Palavras-chave: Letramento. Literatura. Literatura Infantil. Didatização. Contos de Fada.Defesa Pública de Dissertação - Marisalba Borges Todeschini

08 de dezembro de 2016 às 15:42
Compartilhar Comente

Deixe um comentário