PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

[CANCELADA] Defesa Pública de Dissertação - Daiane Barreto Martinhago

O Programa de Pós-Graduação em Educação convida toda comunidade acadêmica para assistir a Defesa Pública de Dissertação abaixo relacionada:

Mestranda: Daiane Barreto Martinhago

Título: “As representações do negro na literatura infantil: algumas leituras do acervo do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) do ano de 2013”

Banca Examinadora:

 

Prof. Dr. Gladir da Silva Cabral (Orientador)

Profa. Dra. Elaine Santana Dias Debus (UFSC - Participará via Skype)

Profa. Dra. Marli de Oliveira Costa (UNESC)

 

Data: 6 de outubro de 2016

Horário: 9h30

Local: Bloco “P” sala 16

 

RESUMO

 

Esta dissertação trata das representações do negro na literatura infantil contemporânea, considerando algumas leituras do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) do ano de 2013 e tem por objetivo aprofundar o conhecimento sobre o tema, abordando a diversidade étnica afrodescendente como contribuição para a cultura brasileira. O corpus da pesquisa é composto de dez obras literárias infantis que compõem o acervo do (PNBE) do ano de 2013, destinadas a alfabetizandos do ensino fundamental. A seleção dessas obras considerou primordialmente as que tratam da temática étnico-racial, especialmente no que se refere a africanidade e negritude. Com base em autores como Stuart Hall, Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes e Manuel Jacinto Sarmento, que tratam das concepções de cultura, identidade, diferença, negritude e infância, foram analisadas as obras acima citadas, o que evidenciou a importância da literatura para a construção da identidade e para a valorização cultural dos negros, além do caráter formativo e educativo para o exercício da cidadania e da convivência com a diversidade. Observou-se que, embora as obras, de um modo geral, valorizem aspectos culturais e biológicos (cor dos olhos, tipo de cabelo, cor da pele...) referentes aos negros, há pouca problematização das assimetrias sociais e das relações de poder entre os negros e demais etnias na sociedade brasileira. Questões como o preconceito e o racismo, por exemplo, não são explicitamente tratadas. O combate ao racismo deve ser tema de discussão entre os estudantes na sala de aula, estando a literatura a contribuir para o acesso à informação e à reflexão sobre as práticas sociais vigentes e as relações étnico-raciais. A cultura negra seria de fato valorizada, não como curiosidade ou exotismo, mas como elemento constitutivo da cultura e da sociedade brasileira.

 

Palavras-chave: Negro; Identidade; Cultura; Diferença Étnico-racial; Racismo; Literatura Infantil.

30 de setembro de 2016 às 09:52
Compartilhar Comente

Deixe um comentário