PPGCS - Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde

Aspectos científicos e ações de enfrentamento à dependência química integram Simpósio de Psiquiatria na Unesc

Aspectos científicos e ações de enfrentamento à dependência química integram Simpósio de Psiquiatria na Unesc
Evento é promovido pelo Laboratório de Psiquiatria Translacional, integrante do PPGCS da Universidade (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A dependência química é um problema que afeta os mais diferentes perfis da sociedade e impacta diretamente na vida do próprio indivíduo envolvido e daqueles que estão ao seu redor, além de representar problemas de saúde e segurança pública. A discussão em torno da temática, da mesma forma, deve ir muito além das ações de segurança e de enfrentamento ao cenário, perpassando as pesquisas científicas em torno do assunto. Na Unesc, nesta sexta-feira (10/9) e sábado (11/9) o tema está sendo abordado sob diferentes vieses na 19ª edição do Simpósio de Psiquiatria na Interface Cérebro e Mente da Unesc, evento realizado pelo Laboratório de Psiquiatria Translacional, integrante do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade.

As políticas nacionais de enfrentamento estiveram entre as informações compartilhadas na primeira tarde de Simpósio, por meio da diretora nacional de prevenção, cuidados e reinserção social da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Cláudia Gonçalves Leite. Representando o secretário Quirino Cordeiro, Cláudia explicou de forma detalhada alguns dados e as diferentes ações adotadas em âmbito federal.

Conforme a diretora, após atuar quase 18 anos na administração pública, sua experiência lhe garante a autoridade para delinear aquilo que considera uma das grandes dificuldades atuais. “Posso testemunhar que um dos principais desafios da concepção, da gestão e do aperfeiçoamento das políticas públicas é incorporar e sistematizar em ações concretas o conhecimento científico sobre as múltiplas dimensões do uso e da dependência química, tanto as dimensões do indivíduo quanto as sociais. Embora este não seja um fenômeno novo, ainda há muitas dificuldades para que seja dado o enfoque eminentemente científico a esse tema”, comentou.

A partir da consciência desse desafio, conforme Cláudia, a Secretaria busca “incorporar o conhecimento científico às diretrizes e ações de prevenção e de cuidado, valorizando os conhecimentos da psiquiatria e as experiências terapêuticas efetivas", destacou ao público.

Ainda na tarde desta sexta-feira (10/9), o médico psiquiatra e doutor em Psiquiatria e Ciências do Comportamento, Felix Henrique Paim Kessler, abordou a temática “Palestra: Drogas, Regulação Emocional e Psiquiatria Positiva”. A partir de seus estudos, Felix apresentou aos participantes a relação da dependência química, seja por álcool ou outras substâncias, e a ligação direta com os mais variados tipos de doenças que mais matam em todo o mundo.

Conforme Felix, os fatores de risco envolvem uma série de situações que vão desde a comunidade no qual o indivíduo está inserido, questões sociais e políticas, características individuais, fatores familiares, entre outros. O bem-estar, de acordo com o pesquisador, perpassa questões que vão muito além da dependência. “Não basta a medicina avançar em vários campos, se não aprendermos a modificar comportamentos, motivar as pessoas a desenvolver um estilo de vida mais saudável como um todo”, explica.

Entre os fatores apontados pelo pesquisador como fundamentais para um bem-estar psicológico estão a autonomia, as relações positivas, o propósito de vida, o crescimento pessoal e a autoaceitação.

Programação aberta à comunidade

Até o fim da tarde deste sábado (11/9) o evento segue com extensa programação aberta à comunidade abordando temáticas em torno do assunto “dependência química”. Segundo o pesquisador do PPGCS e coordenador do simpósio, Eduardo Pacheco Rico, o evento tem o objetivo de oportunizar a troca de conhecimento e experiência entre pesquisadores e o público, proporcionando um debate científico atualizado sobre os novos desafios relacionados à dependência química.

As palestras acontecem de forma dinâmica com transmissão ao vivo pelo Canal da Unesc TV no Youtube. O conteúdo continuará disponível para acesso após o evento.

Ainda no final da tarde e noite desta sexta-feira estarão entre as temáticas abordadas a “ Dependência química: Como evitar recaídas”, a partir das 18h30 e “Comportamentos 'like' aditivos: Sexaholic, shopaholic, godaholic, entre outros”, a partir das 19h30.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de setembro de 2021 às 17:54
Compartilhar Comente

Deixe um comentário