PPGCS - Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde

Programas de Pós-Graduação da Unesc realizam disciplina em língua estrangeira

Programas de Pós-Graduação da Unesc realizam disciplina em língua estrangeira
Cadeira é aberta para mestrandos e doutorandos de todos os PPGs da Unesc (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

O PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) e o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc realizaram neste semestre uma disciplina diferenciada. Visando a internacionalização da Universidade e a ampliação do conhecimento, os programas ofertaram a disciplina “Estudos Preparatórios para Internacionalização” ministrada em inglês, para mestrandos e doutorandos.

Com uma proposta piloto integradora, a disciplina contou com a participação de pesquisadores convidados de universidades do Brasil e do exterior, que abordaram suas experiências e o funcionamento da rede internacional da pesquisa científica, bem como a importância do desenvolvimento de parcerias. A disciplina foi ministrada pelos professores Cinara Ludvig Gonçalves e Miguelangelo Gianezini, do PPGCS e PPGDS respectivamente.

Os acadêmicos conheceram habilidades e estratégias na comunicação de trabalhos científicos, receberam informações para confecção de currículos em língua inglesa e se prepararam para apresentação de dados científicos nas modalidades oral e pôster em congressos internacionais.

De acordo com Gianezini, o projeto visa atualizações para as próximas edições. “O desafio agora é aprimorar os resultados desta experiência, a fim de consolidar esta e outras disciplinas como opções diferenciadas para os mestrandos e doutorandos, bem como atrair acadêmicos dos demais PPGs e visitantes estrangeiros, fortalecendo a internacionalização da Universidade”.

Programas voltados para a internacionalização

O PPGCS já tem ofertado, nos últimos anos, a disciplina “Advanced Seminars”, totalmente em inglês. Já o PPGDS teve recentemente também a experiência nas disciplinas “Políticas Públicas y Desarrollo Social en Latinoamerica” em espanhol e “Science and Development” em inglês. 

A disciplina Estudos Preparatórios para Internacionalização contou ainda com o apoio do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, que cedeu a Sala dos Municípios para a realização das aulas e videoconferências.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de outubro de 2019 às 16:43
Compartilhar Comente

Deixe um comentário