PPGCS - Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde

15ª edição do Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde da Unesc é aberta com palestra e apresentação de trabalhos

15ª edição do Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde da Unesc é aberta com palestra e apresentação de trabalhos
Evento segue nesta sexta-feira (31/5) com programação ao longo de todo o dia (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O tradicional Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde da Unesc chega na sua 15ª edição com mais uma programação voltada ao fomento de debates para acadêmicos e profissionais da área da saúde. Nesta edição, o foco dos trabalhos é voltado à maconha e seus princípios terapêuticos, com nomes renomados nacional e internacionalmente. No primeiro dia de atividades, o Simpósio contou com apresentação de pôsteres e apresentações orais, além da Palestra Magna com o professor e pesquisador, Tadeu Lemos, especialista na área de Medicina, com ênfase em Saúde Mental, Dependência Química e Psicofarmacologia. Ele tratou do tema ''Maconha, Canabinoides e Terapêutica''.

Entre os estudos apresentados em sua fala, Tadeu destacou a relevância do período da adolescência no que diz respeito ao uso de drogas. Conforme o professor, o período marca a remodelagem e os ajustes finos dos circuitos cerebrais, uma maturação fina que, sem o uso dessas substâncias, fará com que estes indivíduos sejam adultos inteligentes. “Sendo assim, a utilização das drogas, nesse caso qualquer uma delas, prejudica significativamente o processo. Um adolescente usuário é um sério candidato a ter a cognição prejudicada, fica mais lentificado, com comportamento preguiçoso e pouco interessado”, destacou.

Além das alterações estruturais aos estímulos do ambiente e do prejuízo no desempenho emocional e cognitivo, de acordo com o professor, o indivíduo exposto ao uso de drogas tem dobradas as chances de sofrer de esquizofrenia e aumentadas as possibilidades de enfrentar doenças como depressão e ansiedade. “Isso não é um discurso ideológico, é ciência. Mesmo o uso ocasional não é seguro. Se ligados ao tabagismo ou problemas mentais, por exemplo, os riscos são ainda maiores”, completou.

Conforme a coordenadora do Simpósio, Gislaine Zilli Réus, a avaliação do primeiro dia de evento é muito positiva. “Mesmo com as previsões de chuva que assustaram um pouco, tivemos o auditório quase cheio. Tivemos uma excelente palestra, os trabalhos orais apresentados também foram excelentes, assim como os pôsteres”, salientou.

Entre os 93 trabalhos inscritos para apresentação no evento, conforme Gislaine, foram aprovados os quatro melhores avaliados. A partir do processo seletivo foram escolhidas as pesquisas de Amanda Bombazar, Eduardo Ronconi Dondossola, Beatriz Galatto Nesi e Ellen Mello Borgonhi. Ao final do Simpósio serão escolhidos ainda os três melhores pôsteres apresentados.

O evento é uma parceria do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) e Laboratório de Psiquiatria Translacional da Universidade.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de maio de 2019 às 21:50
Compartilhar Comente

Deixe um comentário