PPGCS - Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde

Unesc apresenta novos pesquisadores nas áreas de Ciências da Saúde e Engenharia de Materiais

Unesc apresenta novos pesquisadores nas áreas de Ciências da Saúde e Engenharia de Materiais
Professores vão atuar em mestrados, doutorados e nos cursos de graduação (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc se destaca em suas mais diversas áreas de atuação. Na pesquisa, tem sido reconhecida pelos bons resultados alcançados nos últimos anos, fruto do intenso e sistemático investimento realizado. Prova disso é o resultado do RUF (Ranking Universitário Folha) de 2018, que apontou a Universidade como a segunda não estatal no quesito pesquisa em Santa Catarina. Nesta semana, a Instituição anuncia mais uma ação na direção da busca pela excelência, com a apresentação de cinco novos professores doutores para integrar a equipe do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) e do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais).

Os pesquisadores Fabiano Raupp Pereira, Sabrina Arcaro e Matheus Vinícius Gregory Zimmermann são os mais novos professores do PPGCEM e Gislaine Zilli Réus e Cinara Ludvig Gonçalves, do PPGCS.

Segundo o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, atualmente a pesquisa de maior relevância é feita dentro dos PPGs, onde os professores mais dedicados à pesquisa estão alocados. Assim, para que a Universidade continue evoluindo na área, precisa qualificar cada vez mais o seu corpo docente. Montedo afirma que os processos seletivos realizados recentemente pelos Programas de Pós-Graduação tiveram critérios de avaliação rígidos no sentido de atrair os melhores professores para a Unesc. 

Os professores vieram para atuar nos mestrados e doutorados em Ciências da Saúde – nota 6 de um máximo de 7 na avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), e em Ciência e Engenharia de Materiais. “Profissionais do mais alto gabarito em suas áreas foram contratados. Cada um com currículo de história acadêmica sólida, com muita produção científica e experiência em orientação. Alguns fizeram doutorado ou pós-doutorado no exterior e foram se atualizar para melhorar a sua linha de pesquisa. Conseguimos trazer para a Instituição profissionais que vão agregar muito à equipe já existente e ajudar a impulsionar ainda mais a nossa produção científica”, afirma.

Montedo explica ainda que a vinda de mais pesquisadores fortalece também a graduação. “Isso colabora com a melhoria da qualidade do ensino, da formação de novos profissionais, dos trabalhos de conclusão de curso, dos núcleos docentes estruturantes e dos espaços em que atuam”.

Conheça os novos pesquisadores da Unesc

PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais)

Fabiano Raupp Pereira

Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de Aveiro - Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos, em Portugal, o professor tem ainda mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais e especialização em Engenharia de Produção: Consultoria Empresarial pela UFSC, é graduado em Tecnologia em Cerâmica pela Unesc e possui formação técnica em Mecânica pela Escola Técnica Federal de Santa Catarina. Participou da implementação e desenvolvimento do processo de certificação de revestimentos cerâmicos (Centro Cerâmico do Brasil - Laboratório de Materiais - LABMAT/EMC/UFSC) e do Centro Tecnológico em Cerâmica/Materiais - CTCMat – Criciúma. Coordenou os Programas de Inovação Tecnológica e de Intercâmbio do Departamento Regional do Senai/SC, foi professor no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSC e realizou atividades de pesquisa/investigação no IPN - Instituto Pedro Nunes de Coimbra - Portugal.

“Minhas expectativas em relação ao trabalho a ser desenvolvido na Unesc estão alinhadas à missão e a visão institucional da Universidade e aos próprios objetivos do mestrado e do doutorado do PPGCEM, pois podem ser associados ao meu propósito profissional de contribuir com a educação e a produção científico-tecnológica aplicada a minha área de atuação: valorização de resíduos e sustentabilidade”, comenta Pereira.

Sabrina Arcaro

Pós-doutora em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais pela UFRGS (2016- 2019), Sabrina é doutora em Ciência e Engenharia de Materiais com período de estágio no Instituto de Cerámica y Vidrio na Espanha (2013-2016), mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSC e graduada em Tecnologia em Cerâmica pela Unesc. Professora universitária, ela desenvolve ainda pesquisas voltadas para materiais vítreos e vitrocerâmicos, processamento coloidal, síntese de nanoestruturas para diferentes aplicações.

“É uma honra retornar a casa! Me formei na Unesc e foi aqui que despertei como pesquisadora. A Unesc me proporcionou uma excelente formação e agora é a minha vez de contribuir para formar grandes profissionais e acima de tudo, grandes pessoas. Trago uma bagagem de conhecimentos e parcerias de trabalho. Espero com isso poder somar e acima de tudo contribuir com o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pelos profissionais e pesquisadores que aqui estão”, afirma. 

Matheus Vinícius Gregory Zimmermann

Doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais pela UFRGS (2016), Zimmermann é mestre em Engenharia de Processos e Tecnologias pela Universidade de Caxias do Sul (2013) e possui graduação em Tecnologia em Polímeros pela mesma instituição. Com experiência industrial e acadêmica nas áreas de engenharia, processos e conformação de materiais poliméricos, o professor atua principalmente nos temas: engenharia de polímeros, processamento de materiais poliméricos; espumas poliméricas; aditivação de termoplásticos; reciclagem e recuperação de materiais poliméricos, projeto e desenvolvimento de linhas de processamento; polímeros de engenharia e análise de estrutura e propriedades de materiais, análises e interpretação de dados instrumentais; controle de qualidade em linhas de produção e produtos poliméricos, desenvolvimento de novos produtos em polímeros.

“O meu ingresso como professor e pesquisador PPGCEM da Unesc tem como objetivo o fortalecimento do setor de materiais poliméricos na região e promover a cultura e crescimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em empresas, bem como difundir o conhecimento da ciência e tecnologia de materiais poliméricos. Também viso a longo prazo, a criação de um centro de pesquisa aplicada de materiais poliméricos, com notoriedade nacional e internacional”, revela.

PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde)

Gislaine Zilli Réus

Doutora em Ciências da Saúde (2011) e graduada em Ciências Biológicas (2008) pela Unesc, Gislene fez estágios de pós-doutorado na Instituição e na University of Texas Medical School at Houston, nos Estados Unidos. É afiliada da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Sua linha de pesquisa é focada no entendimento dos aspectos neurobiológicos envolvidos na fisiopatologia da depressão, bem como na investigação de novas estratégias terapêuticas para o tratamento deste transtorno. Possui mais de 100 publicações e é autora de um livro científico. Além disso, já recebeu importantes premiações por trabalhos realizados na área da depressão, incluindo o prêmio “Para mulheres na Ciência” promovido pela L’Oreal, ABC e Unesc.

“A Unesc é minha universidade do coração e minhas expectativas são as melhores possíveis. É a universidade que fez grande parte da minha formação, na qual tive excelentes professores, que me mostrou a ciência e a pesquisa. Quero trabalhar muito para ver a Instituição crescendo cada dia mais! Quero ensinar meus alunos e aprender com eles. Quero produzir pesquisa de qualidade e fazer redes de colaborações com outras instituições nacionais e internacionais. Me alegra muito a oportunidade em fazer parte deste time”, salienta.

Cinara Ludvig Gonçalves


Pós-doutora pelo Albert Einstein College of Medicine, Estados Unidos, na área de Neurotoxicologia de Metais Pesados, Cinara é doutora em Bioquímica pela UFSC (2017) com estágio na Universidade de Indiana, Estados Unidos, na área de Neuroinflamação (2016). É mestre em Ciências da Saúde (2013) e graduada em Ciências Biológicas (2010) pela Unesc. Possui experiência na área de Bioquímica, Neurociências e Neurotoxicologia, de modo que publicou diversos artigos científicos relacionados ao papel do metabolismo energético em transtornos psiquiátricos e no uso de antidepressivos; o papel da neuroinflamação e do estresse oxidativo em processos neurodegenerativos, além de trabalhos sobre o efeito de neurotoxicantes no neurodesenvolvimento.  

“É com grande entusiasmo que irei fazer parte do corpo docente do PPGCS da Unesc, atuando como professora e pesquisadora na linha de pesquisa de Autismo. Meu intuito aqui é coordenar as pesquisas na área de transtornos do espectro autista buscando compreender o papel dos fatores de risco ambientais e genéticos no desenvolvimento do transtorno. Neste sentido, buscarei através da orientação de alunos e futuros pesquisadores, estabelecer um grupo de pesquisa com profissionais que além de atuarem na pesquisa científica básica e em estudos translacionais na instituição, também estejam motivados a agir em atividades de extensão voltadas à comunidade. Acredito que a ponte entre a bancada de laboratório e a clínica eleve exponencialmente o valor científico e social dos projetos aqui desenvolvidos”.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de março de 2019 às 17:50
Compartilhar Comente

Deixe um comentário