PPGCS - Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde

Workshop reúne estudantes de cursos de graduação e de PPGs da área da saúde

Workshop reúne estudantes de cursos de graduação e de PPGs da área da saúde
Encontro ocorre nesta sexta-feira na Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Acadêmicos dos cursos da área da saúde e estudantes dos PPGs (Programas de Pós-Graduação) em Ciências da Saúde e em Saúde Coletiva da Unesc estão reunidos na nesta sexta-feira (24/11) para o 8º Workshop do Lafibe (Laboratório de Fisiologia e Bioquímica do Exercício). Os trabalhos iniciaram pela manhã com a palestra do professor doutor da UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) Rodrigo Della Méa Plentz, que falou sobre “Estimulação Elétrica Neuromuscular em Pacientes com Doenças Crônicas”.

A programação do evento encerrará no fim da tarde com o debate sobre “Associação do Exercício Físico e das Nanopartículas de Ouro (GNPs) no Modelo Experimental de Esclerose Múltipla”, com a professora mestre Priscila Soares de Souza Victor, da Unesc.

Em sua fala, Plentz passou informações sobre as suas pesquisas e os resultados das investigações sobre o efeito do TENS (neuroestimulação elétrica transcutânea) na pressão arterial de pacientes, por exemplo. “O TENS age no sistema nervoso simpático e no parassimpático e reduz a pressão arterial”, comentou.

O Workshop promovido pelo Lafibe e pelo Grupo de Pesquisa em Proteção e Reparo Tecidual, que tem como líder o professor Paulo Cesar Lock Silveira.

O Workshop contou ainda com as palestras: “Crioterapia na Regeneração Muscular” – professora mestre Daniela Pacheco dos Santos Haupenthal (Unesc); “Entendimento da Biologia do Metabolismo Pterinérgico no Cérebro” – professora doutora Alexandra Latini (UFSC) e “O papel do metabolismo da BH4 na dor inflamatória” – professora doutora Débora Schefer (UFSC).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

24 de novembro de 2017 às 15:47
Compartilhar Comente

Deixe um comentário