PPGCS - Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde

Lesões no trabalho será o tema do próximo Café com Ciência

Lesões no trabalho será o tema do próximo Café com Ciência
Evento ocorre nesta quinta-feira na ACIC (Fotos: Divulgação) Mais imagens

De acordo com o banco de dados da Previdência Social, entre os códigos de doenças que mais afetam os trabalhadores são os que envolvem problemas muscoesqueléticos, na coluna lombar e de transtornos de saúde mental. O assunto será tema do próximo Café com Ciência, uma parceria entre Unesc e ACIC (Associação Empresarial de Criciúma), que ocorre nesta quinta-feira (24/8), na ACIC. O encontro será ministrado pelo professor doutor da Unesc Paulo Cesar Lock Silveira, e pela fisioterapeuta com especialização em Fisioterapia do Trabalho, Andreza Del Castanhel Bagio.

Segundo Silveira, é importante debater sobre o assunto para que as pessoas tenham acesso a informações que podem auxiliar na eliminação desses problemas. “A falta de informação talvez represente o maior vilão. “Quanto mais informação, mais identificação dos fatores de risco, maiores são as formas de reconhecimento dos mesmos para redução, e se possível, eliminação. O conhecimento neste sentido será sempre benéfico, incluindo todos os envolvidos no processo, empregadores, trabalhadores e profissionais do cuidado da vida humana, da saúde e da segurança do trabalho”, afirma. 

Andreza, comenta que essas lesões podem ocorrer por uma série de situações. “Este tipo de lesão, relacionada ao trabalho, tem múltiplas causas. São fatores que contribuem para seu aparecimento. É importante destacar que estes distúrbios são, na maioria das vezes, previsíveis. Eles se instalam de forma progressiva e crônica. Ritmo intenso na atividade realizada, ausência de pausas de recuperação, manutenção de posturas e posições viciosas por horas, cobrança excessiva por produtividade, entre outros fatores similares, quando somados, fazem com que este risco seja elevado”, ressalta. 

Café com Ciência


O evento é uma promoção do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc) e da ACIC voltada para toda a comunidade. O objetivo é estabelecer um diálogo informal com a população, levando informações e orientações a respeito da saúde que possam contribuir para a vida das pessoas. Os encontros ocorrem todos os meses sempre na sede da associação, com professores e pesquisadores da Universidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

22 de agosto de 2017 às 22:01
Compartilhar Comente

Deixe um comentário