PPGCS - Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde

Café com Ciência de junho aborda a depressão

Café com Ciência de junho aborda a depressão
Encontro entre professores da Unesc e comunidade ocorreu na ACIC (Fotos: Deize Felisberto) Mais imagens

A edição do mês de junho do Café com Ciência, que ocorreu nessa terça-feira (6/6) na sede da ACIC (Associação Empresarial de Criciúma), esclareceu dúvidas relacionadas a depressão. Em uma roda de conversa, o professor doutor da Unesc, João Quevedo, falou sobre preconceitos, prevenção e tratamento da doença.

Conforme Quevedo, que é médico psiquiatra, o primeiro ponto a ser observado, especialmente no tratamento de transtornos psiquiátricos, é a forma como cada indivíduo reage as adversidades da vida. “Existem pessoas mais resilientes do que outras. O que pode ser um trauma para uma pessoa, não é para outra”, comentou. De acordo com o professor, indivíduos que perderam seus pais antes dos 11 anos têm uma probabilidade maior em desenvolver a depressão na fase adulta.

Ele explicou que dois fatores são determinantes para o desenvolvimento da doença: um está relacionado a genética e o outro ao ambiente e ambos não controlados integralmente pelo indivíduo. “A genética está fora do nosso controle e o ambiente em que vivemos também nem sempre está”, observou.

Do total da população mundial, 10% irá desenvolver alguma doença psiquiátrica ao longo da vida, por isso, a importância também de saber lidar com o assunto. “Não devemos julgar àqueles que sofrem de depressão ou de algum transtorno psiquiátrico, são doenças como outras e que merecem respeito e precisam ser tratadas clinicamente. O que devemos fazer é estimular para que essas pessoas procurem tratamento adequado e o concluam”.

Depressão e suicídio

Outra informação importante repassada por Quevedo foi a forte relação entre a depressão e o suicídio. “Cerca de 10% das pessoas que sofrem da doença tentarão o suicídio”, informou. “Acho que estamos vivemos um jeito diferente em família, muito distante e tecnológico, e, quando se descobre, um familiar se suicidou. Muitas vezes, essas pessoas escondem o que estão passando, mas também estamos perdemos a capacidade de enxergar o outro.  Estudos mostram que essas pessoas dão pistas, bem claras, antes de cometer o suicídio”, complementou.

O Café com Ciência é uma promoção do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) da Unesc e da ACIC voltada para toda a comunidade. Os encontros ocorrem todos os meses sempre na sede da associação, com professores e pesquisadores da Universidade.

*Com informações de Deize Felizberto, assessora de imprensa da ACIC

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

08 de junho de 2017 às 19:44
Compartilhar Comente

Deixe um comentário