PPGCS - Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde

Café com Ciência de maio aborda “Diabetes e Exercícios Físicos”

Café com Ciência de maio aborda “Diabetes e Exercícios Físicos”
Tipos de atividades que ajudam na prevenção da doença serão (Foto: Divulgação) Mais imagens

A edição de maio do Café com Ciência vai levar informações sobre “Diabetes e Exercícios Físicos” para a comunidade. Nesta quinta-feira (18/5), o professor doutor da Unesc Alexandre Pastoris Muller vai abordar o assunto em palestra gratuita e aberta ao público na sede da ACIC (Associação Empresarial de Criciúma), às 19 horas.

“O que causa o diabetes mellitus, o efeito da obesidade, dieta e do sedentarismo como fatores principais para o desenvolvimento da doença e também de como os diversos tipos de exercício, aeróbio e anaeróbio auxiliam na prevenção e tratamento da doença são assuntos da palestra. Além disso, falarei também dos efeitos do diabetes e do exercício no sistema nervoso central”, comenta Muller.

Conforme a Sociedade Brasileira de Diabetes, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população. E esse número está crescendo. O diabetes é uma doença crônica e sem cura, mas é possível conviver com ele. O exercício físico, por exemplo, colabora com a qualidade de vida do paciente e ajuda a prevenir complicações da doença, segundo o professor.

O Café com Ciência é uma promoção do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc) e da ACIC voltada para toda a comunidade. O objetivo é estabelecer um diálogo informal com a população, levando informações e orientações a respeito da saúde que possam contribuir para a vida das pessoas. Os encontros ocorrem todos os meses sempre na sede da associação, com professores e pesquisadores da Universidade.

Currículo do palestrante

Muller possui graduação em Educação Física e mestrado e doutorado em Bioquímica pelo Departamento de Bioquímica da UFRGS. Fez estágios no Instituo Ramon y Cajal de Madri-Espanha, na Universidade de Albany-EUA e na Universidade de Lausanne-Suiça. Atualmente é professor e pesquisador da Unesc e atua em linhas de pesquisa nos temas: Efeitos do exercício físico, envelhecimento e dietas no metabolismo periférico e no (SNC) sistema nervoso central. Tendo como foco principal as ações neuroendócrinas, principalmente da insulina no SNC.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

15 de maio de 2017 às 17:01
Compartilhar Comente

Deixe um comentário