PPGCS - Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde

Saúde por meio de atividades físicas é abordada no Café com Ciência

Saúde por meio de atividades físicas é abordada no Café com Ciência
Professor ressalta que sedentarismo não é um comportamento natural (Fotos: Douglas Saviato) Mais imagens

A sexta edição do Café com Ciência ocorreu na noite dessa quarta-feira (28/9) e teve como tema “Exercício físico e saúde”. O projeto, uma parceria entre a Unesc e a ACIC (Associação Empresarial de Criciúma), ocorre todos os meses e, em setembro, o professor doutor da Universidade Ricardo Pinho foi o responsável pela palestra, aberta ao público em geral. O professor ressaltou a importância de o cidadão ter uma vida mais ativa, mostrou dados sobre o sedentarismo, esclareceu dúvidas e aplicou uma atividade que mediu o grau de atividade física praticada por cada participante.

Segundo Pinho, o sedentarismo não é um comportamento natural e muitas pessoas colocam a falta de tempo como o maior impedimento para não fazer o exercício, mas os que não têm tempo mais cedo ou mais tarde sentirão as consequências. Atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo contribui para 3,2 milhões de mortes no mundo.

Além disso, o estilo de vida contemporâneo corresponde a 54% do risco de morte por doenças cardiovasculares, 50% por acidente vascular cerebral, 37% por câncer e, no total, por 51% do risco de morte de um indivíduo. Ainda de acordo com os dados da OMS apresentados pelo professor, 45,9% da população é sedentária, outros 28,5% praticam algum tipo de atividade física e 25,6% é praticante de esporte.

“Temos praticamente a metade da população sedentária e isso é muito grave. As mudanças do mundo contemporâneo estão fazendo com que as pessoas fiquem mais sedentárias. As novas mídias impedem que os indivíduos saiam de casa, por exemplo. A atividade física que antigamente era rotineira agora é coisa do passado. O cidadão não pode esquecer que o exercício físico é um grande instrumento de prevenção e tratamento de doenças e de promoção a saúde”, salientou Pinho.

Os assuntos tratados no Café com Ciência são os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) da Unesc e são transmitidos de forma que possam contribuir para a vida diária das pessoas. O próximo encontro será realizado em outubro, na sede da ACIC. O cronograma de palestras segue até novembro de 2016.

*Com colaboração do jornalista Douglas Saviato, da Novo Texto Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

29 de setembro de 2016 às 15:43
Compartilhar Comente

Deixe um comentário