PPGCS - Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde

Pesquisadora da Unesc conquista Prêmio ABC/L'Oreal/Unesco

Pesquisadora da Unesc conquista Prêmio ABC/L'Oreal/Unesco
UNESC Mais imagens

A Unesc é a única universidade comunitária do Brasil com uma pesquisadora na lista de vencedoras do Prêmio ABC/L'Oreal/Unesco 2011. Este ano a professora doutora do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) Tatiana Barichello foi uma das mulheres premiadas pelo destaque na ciência. É o terceiro ano consecutivo que uma pesquisadora da Unesc conquista o prêmio, sendo que Tatiana é a única professora de uma instituição catarinense desta edição.

A honraria é uma forma da Academia Brasileira de Ciências, da L’Oreal e da Unesco reconhecerem e estimularem a continuidade das brilhantes carreiras científicas. Ela é voltada à valorização das mulheres inseridas no universo da ciência e ao desenvolvimento científico. A Unesc já apareceu na lista de vencedoras com as pesquisadoras Alexandra Zugno (2009) e Patrícia Fernanda Schuck (2010).

Pesquisa

A conquista foi assegurada com a pesquisa “Avaliação comportamental, neuroquímica e a integridade da barreira hematoencefálica em cérebro de ratos jovens induzidos a meningite pneumocócica”. Em sua sexta edição, a iniciativa contempla sete jovens cientistas, nas áreas das Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Ciências Matemáticas.

O trabalho de Tatiana tem como objetivo pesquisar o funcionamento do organismo durante as doenças infecciosas que acometem o sistema nervoso central. Segundo ela, o intuito é de compreender melhor os mecanismos de patogenicidade (capacidade do micro-organismo invasor em causar doença) e a resposta imune do hospedeiro. “O nosso estudo abrange também as novas estratégias terapêuticas na tentativa de minimizar os danos ocasionados pela doença”, explicou.

 

Confira as sete pesquisadoras premiadas

 

 

Fonte: Davi Carrer

28 de julho de 2011 às 09:18
Compartilhar Comente

Deixe um comentário